Contatti
Info
Descascando os papeis das mulheres da dramaturgia aos da sociedade.
26 OTT 2020 · Você se acha bonita?
Segundo uma pesquisa realizada pela Dove, apenas 4% das mulheres de todo mundo se acham bonitas, um número extremamente baixo. Semana passada nós mesmas fizemos uma rápida pesquisa com as mulheres que conhecemos e a maioria disseram que preferiam serem brilhantes do que bonitas, ao mesmo tempo em que responderam que já deixaram de fazer coisas e frequentarem lugares por se sentirem feias. E se você tiver que ocupar algum lugar para mostrar o seu brilhantismo? Como fazer isso se sentindo feia?
Parece bobagem isso, mas em 90, Naomi Wolf escreveu um livro fazendo reflexões sobre os mitos das belezas, falando também o quanto isso atrapalha inclusive o nosso desenvolvimento no trabalho. Com base no conto da Elphaba, a bruxa verde do mágico de oz, que era extremamente brilhante, mas teve que decidir entre ser ela mesma ou se adequar uma sociedade que a mutilava lentamente, nós contamos um pouco sobre as teorias da Naomi no livro ‘’O Mito da Beleza’’.
Primeiro nossos agradecimento a quem respondeu a nossa pequena pesquisa, obrigada lindeza!
Serviços:
Apresentação: Andrea Ramires e Eliani Hypolito
Storytelling: Andrea Ramires
Edição: Eliania Hypolito
Arte: Andrea Ramires
Citações: Renata Correa e Carla Lemos do podcast das Primas, Soraia Arnoni, Pesquisa da Dove, Pesquisa da revista Glamour de 1988, Sex na the City – Serie da HBO (temporada 1 a 6), Fleabag – Serie Amazon Prime (temporada 1 e 2), Bonecas Russas – Serie Netflix (Temporada 1) Gracie and Frankie – Serie Netflix (temporada 1 a 6), The boys – Serie Amazon (Temporada 1 e 2)
12 OTT 2020 · Nesse episódio a gente fala sobre a história da mulher quando ela tem poder político, e como a dramaturgia retratou essas mulheres.
A gente começa na Inglaterra do século xvi, com a peça do poeta, dramaturgo, médico, acrobata, cabeleireiro, enfim, o alemão Friedrich Schiller, a ''Mary Stuart''. Ali, ele foi inspirado por um dos grandes marcos da história do Reino Unido: A Rivalidade política entre Mary e Elizabeth. Os católicos e os protestantes. E a relação entre elas. O Reinado inglês e essa relação específica, foi retratada inúmeras vezes pela ficção, e entre coisas em comum e diferenças, nós discutimos como essas duas mulheres que foram muito influentes politicamente em seu tempo.
Comentamos sobre as rainhas da maior série que falou sobre poder, Games Of Thrones. Saímos da ficção e chegamos na situação política atual do Brasil e do Mundo.
Esse é um episódio pra gente falar sobre poder político e mulheres, dois temas que nunca andaram separados, por mais que tentaram te fazer acreditar que política não nos é interessante. Mas a verdade é que nunca quiseram que nós tivéssemos acesso a esse poder.
Séries, filmes e peças citadas: ''As Duas Rainhas'' - Direção Josie Rourke, Elizabeth e Elizabeth: A Era de Ouro - Direção Shekhar kapur, Os Tudors - Produção do Michael Hirst (Temporada 1 a 4 na globoplay), Games Of Thrones - Produção da HBO (Temporada 1 a 8 na HBO), Veep da HBO - Temporada 1 a 7 , Scandal da Shonda Rhymes - Temporada 1 a 7 na GloboPlay, House of Cards da Netflix - Temporada 1 a 6, Watchmen da HBO - Temporada 1, Rainhas: Duas atrizes em busca de um coração - Peça de 2008 com Gerogette Fadel e Isabel Teixeira, com direção da Cibele Forjaz.
28 SET 2020 · Você gosta de comédias românticas?
E de novelas?
A gente gosta bem, e dai saiu esse ''episódio reclamação'', mas é só porque a gente gosta mesmo! De gancho, a gente usa a ''Megera Domada'' do shakespeare e suas versões, inclusive o nosso clássico da dramaturgia brasileira, ''O Cravo e Rosa'', pra falar sobre como as construções do feminino dentro desses lugares se dá, o que mudou, se mudou, além darmos os nossos pitacos.
Aviso: Esse é o nosso episódio mais misandrico! Mas calma, não odiamos homens. Inclusive temos amigos que são homens :)
Vem aqui reclamar e dar pitacos com a gente, além de conhecer mais sobre katarina, a personagem da peça dentro da peça ''A Megera Domada''. Essa comédia, foi uma das primeiras peças de Willian Shakespeare, e conta a histórias de um bêbado e um Lorde, e da peça que é montada dentro dessa história. Dizem que esse foi o único texto com final feliz dele, mas a gente não concorda muito. E também temos uma leve intuição que ele mesmo não concordaria. Mas a gente só acha. O que você acha?
Esse é oficialmente o nosso quarto episódio. Também falamos sobre, novelas, 500 dias com ela, Kiss me Kate, 10 coisas que eu odeio em você, entre outras coisas ''românticas''
14 SET 2020 · O nosso terceiro episódio esta no ar!! E ele sai um pouco da curva (ou não) pra gente falar sobre a realidade da adolescência. Pra isso a gente pede emprestado a peça expressionista do alemão Frank Wedekind, pra falar de coisas bem espinhosas, como violência sexual, aborto e suicídio. Mas não só, também falamos sobre descoberta da sexualidade, amor e amizade.
(AVISO DE POSSÍVEL GATILHOS )
.
.
.
.
( VIOLÊNCIA SEXUAL)
Do minuto 15:20 - 15:40 tem um pequeno trecho de uma cena que remete a est*pro. Não é gráfico e nem nada do tipo, mas a gente entende - e respeita - que pode ter gente que seja muito sensível ao tema.
Tem também ''May I destroy you'', ''Philomena'', "Euphoria'' , ''Sex Education'' e ''Confissões de adolescência''.
Esse episódio ta do jeito que o nosso governo gosta, só vem!!
31 AGO 2020 · Eurípides escreveu Medeia, uma tragédia grega que se diferenciou das outras tragédias por dar aos humanos poder pelo seu destino. Na década de 70, chico buarque e paulo pontes, transformou essa tragédia grega em uma tragédia carioca, e nos deu Joana. É nesse lugar até os dias de hoje, que nós vamos dissertar sobre essas personagens, o que elas representam até hoje no nosso imaginário e na dramaturgia.
Também falamos sobre a construção das ''vilãs'', da maternidade, Cersei Lennister e Amy Dunne, de garota exemplar.
17 AGO 2020 · Nora, a personagem clássica do Noruegues Henrik Ibsen é a nossa base para falarmos sobre os ''nãos'' que nós mulheres aprendemos a dar para as ''instituições sagradas''. Um dos marcos do teatro moderno, '' a casa de bonecas'' conta a história de uma mulher que começa a questionar o papel que ela interpretava na sociedade. E nesse primeiro episódio, é por onde trazemos: ''a esposa''. Esse é o primeiro papel que nos é mostrado como o um dos grandes sucessos da vida, mas como a gente quer interpretar esse papel? a gente quer realmente quer esse papel?
Midge Maisel, Esty Shapiro, Alicia Florrick, Rosa e a Cia XIX de teatro com o seu histerya. Tudo isso também tem muito a ver com tudo isso, vem aqui ouvir!!
Descascando os papeis das mulheres da dramaturgia aos da sociedade.
Informazioni
Autore | Foco NELAS |
Organizzazione | Foco NELAS |
Categorie | Recensioni TV |
Sito | - |
foconelas.elas@gmail.com |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company