15 SET 2021 · Não é a primeira vez que o Elas com Elas abre a roda para esta conversa: a da saúde mental. Não só no episódio #83, que fala sobre a depressão, ou no #78, sobre prevenção ao suicídio. Em tantos outros temas, o cuidado e a assistência com a integralidade da saúde passam por esta mesa. É que, ainda que a pandemia tenha evidenciado a urgência em enfrentar as doenças mentais, este era um desafio anterior à disseminação do coronavírus. Talvez agora agravado, é verdade, mas já vivíamos, como país, ranqueados entre os primeiros no mundo na lista de doenças como depressão e ansiedade. Ainda engatinhamos em virar uma chave importante, a de reconhecer o acesso à saúde mental como um direito. Os que elaboram e executam políticas públicas ainda negligenciam o tema, e nós, cidadãs e cidadãos, ainda nos sentimos pouco à vontade para cobrar e até para procurar os serviços de assistência na área. Há gargalos na informação, na comunicação, no serviço, propriamente, e em tantos outros pontos que bloqueiam a democratização do acesso à saúde mental, tema deste episódio. Discutir esta democratização é bem mais do que falar em números. O acesso passa por ação, reflexão e revisão.
Em episódios anteriores, o Elas com Elas descreveu e analisou as possibilidades de cuidado no SUS, o Sistema Único de Saúde. A rede de assistência começa na atenção básica e têm como importante porta de entrada os Centros de Atenção Psicossociais, os CAPS, que trabalham com foco no atendimento a quem tem doenças mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas. Na descrição do episódio, você encontra o link para um mapa que o Ministério da Saúde desenvolveu, listando os estabelecimentos da Rede de Assistência Psicossocial no país.
Aqui, vamos trazer outros recortes para a discussão, refletindo sobre nossos principais desafios para a democratização do acesso e contando sobre quem atua na sociedade civil para ampliar esta abertura. Um reforço que vale sempre fazer e que você vai ouvir nesta primeira entrevista é que o trabalho de organizações e pessoas físicas não substitui, nem desobriga, o poder público de atuar.
https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2020/dezembro/mapa-interativo-facilita-pesquisa-de-servicos-de-saude-mental-no-sus
Mapa Saúde Mental - https://mapasaudemental.com.br/
CVV, Centro de Valorização da Vida – Telefone 188/ https://www.cvv.org.br/