#113 - A Democratização do Acesso à Saúde Mental

15 set 2021 · 56 min. 21 sec.
#113 - A Democratização do Acesso à Saúde Mental
Descrizione

Não é a primeira vez que o Elas com Elas abre a roda para esta conversa: a da saúde mental. Não só no episódio #83, que fala sobre a depressão,...

mostra di più
Não é a primeira vez que o Elas com Elas abre a roda para esta conversa: a da saúde mental. Não só no episódio #83, que fala sobre a depressão, ou no #78, sobre prevenção ao suicídio. Em tantos outros temas, o cuidado e a assistência com a integralidade da saúde passam por esta mesa. É que, ainda que a pandemia tenha evidenciado a urgência em enfrentar as doenças mentais, este era um desafio anterior à disseminação do coronavírus. Talvez agora agravado, é verdade, mas já vivíamos, como país, ranqueados entre os primeiros no mundo na lista de doenças como depressão e ansiedade. Ainda engatinhamos em virar uma chave importante, a de reconhecer o acesso à saúde mental como um direito. Os que elaboram e executam políticas públicas ainda negligenciam o tema, e nós, cidadãs e cidadãos, ainda nos sentimos pouco à vontade para cobrar e até para procurar os serviços de assistência na área. Há gargalos na informação, na comunicação, no serviço, propriamente, e em tantos outros pontos que bloqueiam a democratização do acesso à saúde mental, tema deste episódio. Discutir esta democratização é bem mais do que falar em números. O acesso passa por ação, reflexão e revisão.

Em episódios anteriores, o Elas com Elas descreveu e analisou as possibilidades de cuidado no SUS, o Sistema Único de Saúde. A rede de assistência começa na atenção básica e têm como importante porta de entrada os Centros de Atenção Psicossociais, os CAPS, que trabalham com foco no atendimento a quem tem doenças mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas. Na descrição do episódio, você encontra o link para um mapa que o Ministério da Saúde desenvolveu, listando os estabelecimentos da Rede de Assistência Psicossocial no país.

Aqui, vamos trazer outros recortes para a discussão, refletindo sobre nossos principais desafios para a democratização do acesso e contando sobre quem atua na sociedade civil para ampliar esta abertura. Um reforço que vale sempre fazer e que você vai ouvir nesta primeira entrevista é que o trabalho de organizações e pessoas físicas não substitui, nem desobriga, o poder público de atuar.

https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2020/dezembro/mapa-interativo-facilita-pesquisa-de-servicos-de-saude-mental-no-sus

Mapa Saúde Mental - https://mapasaudemental.com.br/

CVV, Centro de Valorização da Vida – Telefone 188/ https://www.cvv.org.br/
mostra meno
Informazioni
Autore Grupo Bandeirantes
Organizzazione Vibra (Brasil)
Sito -
Tag
-

Sembra che non tu non abbia alcun episodio attivo

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Corrente

Copertina del podcast

Sembra che non ci sia nessun episodio nella tua coda

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Successivo

Copertina dell'episodio Copertina dell'episodio

Che silenzio che c’è...

È tempo di scoprire nuovi episodi!

Scopri
La tua Libreria
Cerca