Contatti
Info
Música feita no Ceará.
4 OTT 2024 · “Ser músico não é uma escolha. Ou você nasce com o coração voltado para ouvir canções e interpretá-las, ou não.” É com essa reflexão que o compositor, cantor e guitarrista Igor Di Cavalcanti inicia sua participação no Ceará Sonoro.
O músico também fala sobre sua produção musical, suas referências, os desafios enfrentados no cenário cearense e sua paixão pelo blues, além de cantar trechos de suas músicas.
--
Roteiro e apresentação | Rafael Santana e Fabrício Girão
Operação de áudio | Leandro Stigliano
Produção e edição de áudio: Igor Vieira
30 AGO 2024 · Através dos versos do rap, entrelaçado com a poesia política que corre em suas veias, Má Dame vem ganhando destaque no cenário musical cearense com seu estilo único e underground de fazer música.
A artista da Zona Oeste, região banhada pelo mar e pelo mangue, relembra como foi seu início na música, a importância dos Saraus durante sua trajetória e a sua passagem por Sobral (CE). Ela conta ainda sobre seu processo de produção e composição, que carrega fortes referências das características, costumes e histórias de seu lugar.
--
Roteiro e apresentação | Rafael Santana
Operação de áudio | Leandro Stigliano
Produção e edição de áudio | Igor Vieira
26 LUG 2024 · Mumutante é multiartista, trabalhando com diversas linguagens além da música, como o teatro, a palhaçaria, a dança, a fotografia e o audiovisual. “Eu não sei fazer outra coisa que não seja arte”, afirma a cantora sobre suas variadas atuações. Suas músicas passeiam entre o reggae, soul, funk, hip hop e o rock de favela.
--
Roteiro e apresentação | Fabrício Girão e Rafael Santana
Operação de áudio | Leandro Stigliano
Produção e edição de áudio | Igor Vieira
6 GIU 2024 · “A cada passo dado precisa ser valorizado, comemorado e levado a devida importância”, é com essa visão que o músico cearense Mateus Fazeno Rock retorna ao Ceará Sonoro para o segundo episódio da temporada de 2024.
Cria da Sapiranga e com 29 anos de idade, Mateus Fazeno Rock é, para além de músico, performer, ator, compositor e letrista. Em sua passagem por aqui, em 2020, o cantor tinha lançado o seu primeiro álbum Rolê nas Ruínas. Sua volta é marcada pelas novas mudanças na carreira do artista e a conquista de espaço de sua arte pelo Brasil.
--
Roteiro e apresentação | Fabrício Girão e Rafael Santana
Operação de áudio | Leandro Stigliano
Produção e edição de áudio | Igor Vieira
3 MAG 2024 · “Quando você me pergunta quem é a Di, é essa pessoa em movimento”, é como se define a artista multilinguagem Di Ferreira, que inaugura a nova temporada do podcast Ceará Sonoro.
Atualmente, Di Ferreira é cantora, compositora, produtora musical, arranjadora vocal, educadora musical e atriz. Com um sorriso no rosto, e um astral lá em cima, Di relembra todas as mudanças que ocorreram em sua carreira desde 2017, quando esteve pela primeira vez no Ceará Sonoro.
--
Roteiro e apresentação: Carolina Areal e Rafael Santana
Operação de Áudio: José Raimundo Lustosa
Produção e edição de áudio: Igor Vieira
3 LUG 2020 · Jordania Martins, Gessica Alencar e Ranny Ramos formaram a banda https://www.instagram.com/bandanazire/?hl=pt-br, em 2013, na região do Cariri. A ideia era que as três pudessem dividir os vocais e dar mais representatividade feminina na cena reggae. De forma despretensiosa, elas gravaram um vídeo caseiro da música Acorda pra Vida e publicaram, em janeiro de 2015, no Facebook. Em pouco tempo, uma página especialidade em reggae compartilhou o vídeo das três e a publicação viralizou, alcançando 12 milhões de visualizações. Hoje, são mais de 70 mil inscritos no canal da banda no Youtube e um disco gravado, A Vitória vai Chegar, lançado em 2018 durante a Mostra Sesc Cariri de Culturas. Em entrevista à jornalista Carolina Areal para o Ceará Sonoro, a cantora e integrante da Nazirê Ranny Ramos explica que está sendo difícil marcar ensaios e encontros por conta do distanciamento social, mas que a banda tem preparado apresentações virtuais para matar a saudade dos palcos. Ouça a entrevista* com Ranny Ramos da banda Nazirê: *A entrevista foi realizada no dia 30 de junho, pelo aplicativo Whatsapp. Por conta da pandemia de Covid-19, os servidores da Rádio Universitária FM estão trabalhando em home office. O podcast Ceará Sonoro é uma produção da Rádio Universitária FM 107,9. Comentários e sugestões para site@radiouniversitariafm.com.br > Apresentação e produção: Carolina Areal
> Edição: Carolina Areal
> Coordenação de Conteúdo: Igor Vieira
> Coordenação Geral: Nonato Lima
5 GIU 2020 · "Se meus amigos tão morrendo, eu vou morrendo junto, quando eu fizer nova amizade eu já virei defunto, e meu cadáver tem vivacidade e violência, só não tô morto porque tudo vira experiência". O trecho é da música Trilha Sonora para o Fim do Mundo, nona faixa do disco Rolê nas Ruínas, lançado em abril de 2020 pelo cantor e compositor cearense Mateus Fazeno Rock. Esse é o disco de estreia de Mateus, que traz letras que relatam as experiências vividas pela juventude afroindígena favelada em movimento pela vida urbana. A sonoridade é o que o artista chama de Rock de Favela, mesclando elementos do rock, reggae, R&B, grunge, punk e funk nacional. "É Rock de Favela porque é sobre favela, é produzido a partir desse lugar, trás as questões desse lugar, seja de dor, seja de festa. Se for pensar, o rock surge através do povo preto e ele, ao longo da história, foi sendo ressignificado e se tornou uma cultura branca hegemônica. Os maiores ídolos do rock, inclusive meus também, são brancos e são europeus, então quando eu uso esse termo [rock de favela] eu tento retomar um caminho, um lugar e também cutucar, apontar uma questão", explica Mateus. Nessa edição do Ceará Sonoro, a jornalista Carolina Areal conversa com Mateus Fazeno Rock sobre a produção do álbum Rolê nas Ruínas, desigualdade social e racial, e a realidade da pandemia do novo coronavírus no bairro Sapiranga, em Fortaleza, onde o artista mora. Ouça a entrevista* com Mateus Fazeno Rock: *A entrevista foi realizada no dia 14 de maio, pelo aplicativo Skype. Por conta da pandemia de Covid-19, os servidores da Rádio Universitária FM estão trabalhando em home office. O podcast Vamos Mostrar Cultura é uma produção da Rádio Universitária FM 107,9. Comentários e sugestões para site@radiouniversitariafm.com.br > Foto de Capa: Nay Oliveira
> Apresentação e produção: Carolina Areal
> Edição: Igor Vieira
> Coordenação de Conteúdo: Igor Vieira
> Coordenação Geral: Nonato Lima
20 MAG 2020 · O episódio do Ceará Sonoro com Mateus Fazeno Rock estreia dia 05 de junho de 2020.
1 MAG 2020 · “A ciência não é magia, nem charlatanismo e nem mentira, você bem que deveria percebê-la todo santo dia”. É com essa forte declaração que, na música Com Ciência, a banda Cinco'3' (cinco linha, três linha), mostra suas principais bandeiras: a reafirmação das conquistas trazidas pelo conhecimento científico e a defesa da ciência no Brasil. A banda surgiu a partir de encontros casuais nos pátios da Faculdade de Medicina da UFC e lançou seu primeiro EP, Made in Bacabau, em 2018. Integrada por Lucas Nicolau (piano, guitarra e voz), Álvaro Xavier (baixo e clarinete), Carol Benício (violão e backing vocal), Dulce Maria (ukulele e backing vocal) e João Pedro (bateria e backing vocal), a Cinco'3' se inspira no rock e blues clássico e moderno para cantar sobre existencialismo, amor e outras tantas reflexões sobre a vida. A banda é inteiramente formada por cientistas, todos atuantes na área das ciências biomédicas. Ouça a entrevista* com o vocalista da Cinco'3', Lucas Nicolau: *A entrevista foi realizada no dia 16 de abril, pelo aplicativo Skype. Por conta da pandemia de Covid-19, os servidores da Rádio Universitária FM estão trabalhando em home office. O podcast Ceará Sonoro é uma produção da Rádio Universitária FM 107,9. Comentários e sugestões para site@radiouniversitariafm.com.br > Foto de Capa: Kairov Porto
> Apresentação: Carolina Areal e Fabrício Girão
> Produção: Danielle Gadelha
> Coordenação de Conteúdo: Igor Vieira
> Coordenador Geral: Nonato Lima
3 APR 2020 · A banda Sobrecéus desenvolve um trabalho autoral e independente na cidade de Itapipoca (CE) desde 2017. Formada por Bruno Aruna (guitarra e vocal), Eric Moreira (bateria) e Gustavo Barroso (baixo), a Sobrecéus acaba de lançar o seu segundo EP, intitulado Sob as calçadas, a praia. São cinco faixas que exploram variações sonoridades, como rock e elementos circenses, e que abordam temáticas como loucura, direitos universais e a voz feminina na sociedade. A banda, inclusive, gosta de brincar com essa característica de "sem rótulos". "Algumas pessoas chamam de World Music, mas acho que essa expressão nem dá conta de representar isso. A ideia é pensar ao máximo se libertar dessas amarras dos ritmos. Ela [a música] pode ter elementos de todas essas vertentes, até para evitar caracterização", afirma o vocalista Bruno Aruna em entrevista ao podcast Ceará Sonoro. Além de Sob as calçadas, a praia, a Sobrecéus tem o EP Detentos de Si lançado em 2018.
---
Esse podcast foi gravado por telefone no dia 18 de março de 2020. O podcast Ceará Sonoro é uma produção da Rádio Universitária FM 107,9. Comentários e sugestões para https://radiouniversitariafm.com.br > Foto de Capa: Amanda Moreira
> Apresentação e Produção: Carolina Areal
> Operação de Áudio: José Raimundo Lustosa
> Edição: Carolina Areal
> Coordenação de Conteúdo: Igor Vieira
> Coordenador Geral: Nonato Lima
Música feita no Ceará.
Informazioni
Autore | Rádio Universitária FM 107,9 |
Organizzazione | Publicidade RUFM UFC |
Categorie | Musica: interviste , Musica |
Sito | www.spreaker.com |
ouvinterufm@ufc.br |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company