#BiroscaNews 229: CNJ Impõe que Tribunais Tenham mais Igualdade Entre Homens e Mulheres
Scarica e ascolta ovunque
Scarica i tuoi episodi preferiti e goditi l'ascolto, ovunque tu sia! Iscriviti o accedi ora per ascoltare offline.
Descrizione
No vídeo de hoje, discutiremos uma decisão histórica e unânime do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em prol da equidade de gênero na magistratura brasileira. O CNJ aprovou a criação...
mostra di piùEssa medida é um passo importante para promover a igualdade de gênero no sistema judiciário brasileiro. Agora, as cortes deverão utilizar uma lista exclusiva para mulheres, alternando-a com a lista mista tradicional, nas promoções pelo critério do merecimento. Essa ação afirmativa visa garantir uma representação mais equilibrada de gênero nos tribunais de segunda instância.
A aprovação dessa norma veio após um amplo debate e reconhecimento da importância de promover a igualdade de gênero na magistratura. Atualmente, embora as mulheres representem cerca de 51% da população brasileira, elas compõem apenas 38% da magistratura, com uma presença ainda mais baixa no segundo grau.
A ação afirmativa deve ser temporária e durar até que a paridade de gênero seja alcançada nos tribunais. A decisão do CNJ estabelece a orientação de alternar entre a lista mista e a lista exclusiva para mulheres na ocupação de cargos pelo critério do merecimento.
Dscutiremos a importância dessa medida para promover a igualdade de gênero no sistema judiciário brasileiro, o contexto em que foi aprovada e como ela pode contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Também abordaremos os desafios e as perspectivas futuras em relação a essa política afirmativa de gênero nos tribunais. Junte-se a nós nesta discussão importante sobre equidade e representação na magistratura.
Gostou do conteúdo? Curta, compartilhe e assine o canal!
Informazioni
Autore | Alexandre G. Melo Franco Bahia |
Organizzazione | Alexandre Bahia |
Sito | - |
Tag |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company