#BiroscaNews 229: CNJ Impõe que Tribunais Tenham mais Igualdade Entre Homens e Mulheres

14 nov 2023 · 7 min. 55 sec.
#BiroscaNews 229: CNJ Impõe que Tribunais Tenham mais Igualdade Entre Homens e Mulheres
Descrizione

No vídeo de hoje, discutiremos uma decisão histórica e unânime do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em prol da equidade de gênero na magistratura brasileira. O CNJ aprovou a criação...

mostra di più
No vídeo de hoje, discutiremos uma decisão histórica e unânime do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em prol da equidade de gênero na magistratura brasileira. O CNJ aprovou a criação de uma política de alternância de gênero no preenchimento de vagas para a segunda instância do Judiciário, alterando a Resolução CNJ n. 106/2010, que trata dos critérios objetivos para a promoção de magistrados e magistradas.
Essa medida é um passo importante para promover a igualdade de gênero no sistema judiciário brasileiro. Agora, as cortes deverão utilizar uma lista exclusiva para mulheres, alternando-a com a lista mista tradicional, nas promoções pelo critério do merecimento. Essa ação afirmativa visa garantir uma representação mais equilibrada de gênero nos tribunais de segunda instância.
A aprovação dessa norma veio após um amplo debate e reconhecimento da importância de promover a igualdade de gênero na magistratura. Atualmente, embora as mulheres representem cerca de 51% da população brasileira, elas compõem apenas 38% da magistratura, com uma presença ainda mais baixa no segundo grau.
A ação afirmativa deve ser temporária e durar até que a paridade de gênero seja alcançada nos tribunais. A decisão do CNJ estabelece a orientação de alternar entre a lista mista e a lista exclusiva para mulheres na ocupação de cargos pelo critério do merecimento.
Dscutiremos a importância dessa medida para promover a igualdade de gênero no sistema judiciário brasileiro, o contexto em que foi aprovada e como ela pode contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Também abordaremos os desafios e as perspectivas futuras em relação a essa política afirmativa de gênero nos tribunais. Junte-se a nós nesta discussão importante sobre equidade e representação na magistratura.
Gostou do conteúdo? Curta, compartilhe e assine o canal!
mostra meno
Informazioni
Autore Alexandre G. Melo Franco Bahia
Organizzazione Alexandre Bahia
Sito -
Tag

Sembra che non tu non abbia alcun episodio attivo

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Corrente

Copertina del podcast

Sembra che non ci sia nessun episodio nella tua coda

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Successivo

Copertina dell'episodio Copertina dell'episodio

Che silenzio che c’è...

È tempo di scoprire nuovi episodi!

Scopri
La tua Libreria
Cerca