28/11/2023 - Cenário do caju

28 nov 2023 · 2 min. 53 sec.
28/11/2023 - Cenário do caju
Descrizione

Olá, hoje é 28 de novembro de 2023, meu nome é Narcelio Goes, sou Assessor de Agronegócios em Mossoró RN e falaremos sobre o cenário da cajucultura. O caju é...

mostra di più
Olá, hoje é 28 de novembro de 2023, meu nome é Narcelio Goes, sou Assessor de Agronegócios em Mossoró RN e falaremos sobre o cenário da cajucultura.

O caju é um pseudofruto do cajueiro (Anacardium occidentale), sendo o verdadeiro fruto a castanha. É uma planta tropical, originária do Brasil, principalmente do litoral nordestino, que posteriormente foi levada pelos portugueses para a África e Ásia. O caju pode ser consumido in natura, em sucos, sorvetes, compotas e na culinária vegana. A castanha de caju processada é consumida natural, doce ou salgada. É rica em vitamina C, fonte de sais minerais e possui muita fibra, auxiliando a digestão.

Conforme o caderno setorial do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), o Brasil é um grande produtor mundial de pedúnculo de caju, consumindo 100% no mercado interno, mas pode vir a ser também o maior exportador desses subprodutos do caju, com o avanço das pesquisas na busca de materiais com maior consistência de polpa para aumentar a vida de prateleira; e com baixo teor de tanino, para ampliar o número de consumidores.

De acordo com o IBGE no ano de 2022, o Brasil possuía, aproximadamente 426 mil hectares plantados com cajueiro, localizados, principalmente, na Região Nordeste, onde os principais estados produtores são o Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, correspondendo a quase toda a produção brasileira de castanha de caju.

Estima-se que o mercado mundial de castanha de caju cresça a uma taxa anual de 4,6%, durante o período de 2022 a 2027. No Brasil, o crescimento estimado é de 3,8% durante o período de 2020 a 2025.

Nos três principais estados produtores, o preço médio pago ao produtor de castanha de caju em casca, em novembro de 2023, foi de R$ 3,50/kg, uma queda de 27% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já o preço da amêndoa processada encontra-se a R$ 52,75/kg, observando-se aumento 31,9% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

O Banco do Brasil conta com linha completa de financiamentos para que o produtor possa investir em implantação e manutenção de áreas cultivadas, investimentos em irrigação, Armazenagem e Comercialização.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
mostra meno
Informazioni
Autore Broto
Organizzazione Broto
Sito -
Tag

Sembra che non tu non abbia alcun episodio attivo

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Corrente

Copertina del podcast

Sembra che non ci sia nessun episodio nella tua coda

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Successivo

Copertina dell'episodio Copertina dell'episodio

Che silenzio che c’è...

È tempo di scoprire nuovi episodi!

Scopri
La tua Libreria
Cerca