27/06/2023 - Cenário do Alho

27 giu 2023 · 2 min. 54 sec.
27/06/2023 - Cenário do Alho
Descrizione

Olá, hoje é terça-feira, 27 de junho de 2023, meu nome é Thiago Toscano, sou Assessor de Agronegócios no Banco do Brasil em MUNICIPIO/UF e falaremos do cenário da produção...

mostra di più
Olá, hoje é terça-feira, 27 de junho de 2023, meu nome é Thiago Toscano, sou Assessor de Agronegócios no Banco do Brasil em MUNICIPIO/UF e falaremos do cenário da produção de alho.

De acordo com informações da EMBRAPA, o alho é um condimento amplamente utilizado na culinária regional e nacional, cujo sabor é bastante apreciado, sendo também reconhecido pelo seu valor medicinal, em função de suas propriedades nutracêuticas e terapêuticas.

Em 2021, de acordo com a FAO, a China foi o maior produtor de alho do mundo com uma produção acima de 20 milhões de toneladas, cultivados em pouco mais de 830 mil hectares, representando 94% de toda a produção mundial. O Brasil figura na 42ª posição, com pouco mais de 167.000 toneladas. A China também detém uma das melhores produtividades do planeta, superior a 24,5 toneladas por hectare. Esta produtividade representa quase o dobro da produtividade média brasileira, de aproximadamente 13 mil kg/ha.

Apesar do Brasil produzir um alho de excelente qualidade e sabor superior, em especial do alho roxo, em 2023 foram importadas mais 50 mil toneladas, principalmente da Argentina e da China. O alho é um dos itens que compõem uma lista de produtos que o Governo vem promovendo ações para impedir o dumping, isto é, a entrada no Brasil de alho com preços não competitivos em relação ao mercado interno do produto brasileiro. Este mecanismo antidumping, aliado à fiscalização das fronteiras do Mercosul, são essenciais para a manutenção das áreas de produção e das famílias envolvidas no processo produtivo.

Além disso, os produtores devem ficar atentos à aquisição de alhos-semente de qualidade superior e livres de vírus, o que pode elevar a produtividade em até 100% quando comparado com sementes sem qualidade atestada pelos órgãos oficiais de pesquisa. De modo a reduzir a incidência dos insetos vetores de vírus em suas áreas de produção, os alhicultores podem utilizar telados específicos para este tipo de proteção.

O Banco do Brasil, principal parceiro do agronegócio brasileiro, coloca à disposição dos produtores rurais linhas de crédito de investimento, inclusive destinadas à aquisição e instalação desses sistemas de proteção específicos para a contenção de insetos, além de custeios e demais créditos para armazenamento e comercialização das lavouras de alho.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
mostra meno
Informazioni
Autore Broto
Sito -
Tag

Sembra che non tu non abbia alcun episodio attivo

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Corrente

Copertina del podcast

Sembra che non ci sia nessun episodio nella tua coda

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Successivo

Copertina dell'episodio Copertina dell'episodio

Che silenzio che c’è...

È tempo di scoprire nuovi episodi!

Scopri
La tua Libreria
Cerca