25/04/2023 - Cenário da goiaba

25/04/2023 - Cenário da goiaba
25 apr 2023 · 3 min. 24 sec.

Olá, hoje é terça-feira, 25 de Abril de 2023, meu nome é Marco Fedato, sou Assessor de Agronegócios em Londrina – PR e falaremos sobre o cenário da Goiaba. A...

mostra di più
Olá, hoje é terça-feira, 25 de Abril de 2023, meu nome é Marco Fedato, sou Assessor de Agronegócios em Londrina – PR e falaremos sobre o cenário da Goiaba.

A goiabeira é nativa da América do Sul, de onde foi levada pelos navegantes europeus para as colônias africanas e asiáticas, estando hoje distribuída por todas as regiões tropicais.

A coloração da casca pode variar de verde à amarelada, com formatos arredondado, ovalado ou piriforme, geralmente pesando entre 200g e 400g, com algumas variedades atingindo 800g. Além do formato, possuem diferenças na coloração interna, desde branca, passando por rosada, até as de vermelho intenso.

Além de ser consumida in natura, a goiaba é utilizada no preparo de sucos, néctares, polpas, sorvetes, geleias e compotas, e também como ingrediente na preparação de iogurtes, gelatinas e, recentemente, em molho agridoce (guatchup).

As principais variedades são Paluma, Pedro Sato e Kumagai. De acordo com produtores da Região de Valinhos-SP, a variedade conhecida como Tailandesa ganhou espaço nos últimos anos, devido ao tamanho avantajado e à menor quantidade de sementes.

É uma fruta com exigência hídrica de 800 a 1.000mm de chuvas bem distribuídas. A temperatura média ideal para o desenvolvimento é de 25ºC e são intolerantes a geadas.

Dados consolidados do IBGE de 2021 apontam uma produção nacional da fruta de 440 mil toneladas, sendo que 80% deste volume tem origem nos Estados de PE, SP, BA e PR, onde são cultivados 15.700 hectares

A exportação ainda é considerada incipiente, uma vez que menos de 1% do total produzido é destinado ao mercado externo, o que indica boa oportunidade para conquistar novos mercados. Ao longo de 2022, no Estado de SP, além de aumento de custos e dificuldades de mão de obra qualificada, ocorreram adversidades climáticas, tais como estiagens e excesso de chuvas em regiões produtoras, o que refletiu em menor qualidade e preço. Em 17/04/23 a CEASA Campinas registrou preço médio das goiabas de R$4,50 por kg, redução de 10% ante abril/2022.

O Banco do Brasil conta com linha completa de investimentos para que o produtor possa investir na renovação ou implantação de pomares, Irrigação e beneficiamento da produção.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
mostra meno
Informazioni
Autore Broto
Sito -
Tag

Sembra che non tu non abbia alcun episodio attivo

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Corrente

Sembra che non ci sia nessun episodio nella tua coda

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Successivo

Copertina dell'episodio Copertina dell'episodio

Che silenzio che c’è...

È tempo di scoprire nuovi episodi!

Scopri
La tua Libreria
Cerca