24/05/2022 - Cenário da tainha

24 mag 2022 · 3 min. 39 sec.
24/05/2022 - Cenário da tainha
Descrizione

BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é 24 de maio de 2022. Meu nome é Bruno Regis, sou assessor na Diretoria de Agronegócios do Banco do Brasil em Brasília...

mostra di più
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro

Olá! Hoje é 24 de maio de 2022. Meu nome é Bruno Regis, sou assessor na Diretoria de Agronegócios do Banco do Brasil em Brasília (DF), e nossa conversa será sobre a pesca da tainha no Brasil.

Vamos iniciar falando um pouco sobre esse peixe de hábito migratório que é considerado uma das iguarias marinhas, devido a seu delicioso sabor.

Uma tainha chega a produzir até 5 milhões de ovos em sua jornada pelo litoral brasileiro. E o ciclo da tainha é bem por aí: ela nasce e vive um ano no mar, depois se desloca até estuários e lagoas costeiras, onde cresce durante cerca de 4 a 6 anos, atingindo a maturidade.

A temporada 2022 da safra de tainha começou no dia 1º de maio e termina em 31 de julho em Santa Catarina. Para acontecer, a pesca da tainha precisa ter o clima ideal: vento sul, água do mar bem fria e a temperatura baixa. Essa combinação somada a uma mãozinha da natureza faz com que a safra da pesca da tainha seja muito produtiva. No último final de semana, iniciado no dia 20/05, o clima frio já auxiliou no início da pesca.

Em Santa Catarina, tanto a pesca artesanal quanto a pesca industrial são importantes, mas a primeira é aquela que mais se identifica com o povo e seus costumes açorianos e é dela que surgem os vários festivais da tainha ao longo da Costa Catarinense. Deles, destacamos a Festa Estadual da Tainha em Florianópolis. Outros municípios realizam festas, como Bombinhas, Porto Belo, Itajaí e Barra do Sul, por exemplo. A pesca artesanal da tainha é reconhecida como Patrimônio Histórico Artístico e Cultural de SC.

As modalidades mais empregadas são a pesca com tarrafa, o cerco e o arrasto. A tarrafa é uma rede que, atirada pelo pescador desembarcado ou embarcado em botes e canoas, forma uma espécie de cone que aprisiona os peixes. Famosa mundialmente é a pesca com tarrafa nos molhes da Barra de Laguna, onde os botos cercam e conduzem os peixes na direção dos pescadores facilitando a pesca deles e dos próprios botos. Lá, a interação é tão grande que os botos receberam nomes dos pescadores!

Já na modalidade de cerco, uma ou duas canoas vão ao mar lançando a rede em torno do cardume de forma que se possa cercar o peixe. A modalidade de arrasto, por outro lado, é aquela em que a rede forma uma espécie de “U” em volta do cardume, e ele é arrastado até a praia.

Quanto à importância, a tainha movimenta grandemente as comunidades pesqueiras de todo litoral catarinense: diretamente com a pesca e indiretamente com as festividades em torno dela, sendo muito importante para o turismo do estado. Já na pesca industrial, há incremento do PIB estadual. Ano passado, o volume pescado fechou com 1.831 toneladas de tainhas, 611 toneladas a mais que no ano anterior, contando ambas as modalidades.

Visando apoiar o setor nessa expansão, o Banco do Brasil disponibiliza diversas oportunidades de crédito para investimento na construção, reforma e modernização de redes e barcos, nas linhas Inovagro, Moderagro, InvestAgro, Pronaf Mais Alimentos e Pronamp.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
mostra meno
Informazioni
Autore Broto
Organizzazione Broto
Sito -
Tag

Sembra che non tu non abbia alcun episodio attivo

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Corrente

Copertina del podcast

Sembra che non ci sia nessun episodio nella tua coda

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Successivo

Copertina dell'episodio Copertina dell'episodio

Che silenzio che c’è...

È tempo di scoprire nuovi episodi!

Scopri
La tua Libreria
Cerca