23/05/2023 - Cenário da maça

23/05/2023 - Cenário da maça
23 mag 2023 · 2 min. 32 sec.

Olá, hoje é 23 de maio de 2023, meu nome é Renata Licciardi e sou Assessora de Agronegócios em Lages-SC e falaremos sobre o cenário da maçã. O cultivo da...

mostra di più
Olá, hoje é 23 de maio de 2023, meu nome é Renata Licciardi e sou Assessora de Agronegócios em Lages-SC e falaremos sobre o cenário da maçã.

O cultivo da maçã no Brasil é destaque nos estados do Sul, sendo que Santa Catarina e Rio Grande do Sul são responsáveis por mais de 97% da produção nacional. A safra 2023 está sendo finalizada nos próximos dias e, apesar do clima adverso, a expectativa é de uma safra normal, com uma produção estimada em mais de 1milhão e 100 mil toneladas.

A colheita ocorre principalmente nos meses de fevereiro a maio. Com o final da safra, o trabalho segue nos pomares com os tratos culturais pós-colheita, bem como nos packing houses, onde as frutas são classificadas e armazenadas em câmaras frias, para serem comercializadas para todo o país de forma escalonada durante o restante do ano, principalmente via centrais de abastecimento, supermercados e varejistas.

A maçã, na sua maior parte, é consumida in natura (cerca de 80%), mas também podemos encontrá-la na forma de sucos, bebidas alcoólicas (sidra) e aguardente de maçã, vinagre, geleias e doces.

De acordo com o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola, integrado à EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) o produtor recebeu R$ 2,83 pelo quilo de maçã Fuji CAT1 no mês de abril de 2023, enquanto no atacado o valor chegou a R$7,22/kg.
Comparativamente ao mesmo período do ano anterior, não houve alteração significativa nos preços de comercialização.

O Banco do Brasil se mantém ao lado do produtor na programação da safra oferecendo recursos através das linhas de custeio e investimentos para atender as demandas de infraestrutura, tais como, Renovação/implantação de pomares; Irrigação, Cultivo Protegido - Telas anti-granizo, Armazenagem (Câmara fria) e “Packing house”;

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
mostra meno
Informazioni
Autore Broto
Sito -
Tag

Sembra che non tu non abbia alcun episodio attivo

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Corrente

Copertina del podcast

Sembra che non ci sia nessun episodio nella tua coda

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Successivo

Copertina dell'episodio Copertina dell'episodio

Che silenzio che c’è...

È tempo di scoprire nuovi episodi!

Scopri
La tua Libreria
Cerca