23 apr 2024 · 2 min. 58 sec.

Olá, hoje é 23 de abril de 2024, meu nome é Gustavo Maeda, Assessor de Agronegócios na região de Uberaba-MG, e falaremos hoje sobre a batata pré-frita congelada. Levantamentos da...

mostra di più
Olá, hoje é 23 de abril de 2024, meu nome é Gustavo Maeda, Assessor de Agronegócios na região de Uberaba-MG, e falaremos hoje sobre a batata pré-frita congelada.

Levantamentos da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) citam a batata como um dos alimentos mais consumidos no mundo, sendo um alimento basicamente energético, porém rico em proteínas e importante fonte de sais minerais, e seu cultivo também representa uma importante fonte de renda.

  Além disso, de acordo com o IBGE, o Brasil possui uma área de mais de 126 mil hectares cultivados, com uma produção superior acima de 4 milhões de toneladas. Minas Gerais é o principal estado produtor, seguido por São Paulo, sendo a região do Alto Paranaíba e Sul de Minas, as duas principais regiões produtoras de Minas Gerais.

  Segundo a Embrapa, a batata pode ser utilizada nas mais variadas finalidades industriais e não somente comercializada fresca. No mundo, mais de 50% da produção é comercializada fresca e o restante é transformada em produtos na indústria, como pré-fritas, farinha, amido, seus subprodutos para ração animal. Por curiosidade, na Rússia, a batata é uma das matérias-primas para produção da Vodka.

  Dessa forma, devido a atual rotina, principalmente da população urbana, a batata pré- frita tem ganhado relevância no preparo diário das refeições, devido a sua agilidade no preparo.

  Assim, de acordo com reportagens sobre o setor, temos duas grandes empresas no Brasil que lideram o mercado das batatas pré-fritas congeladas.   Uma é 100% nacional, líder com 55% de participação do mercado. Hoje, metade das vendas são voltadas ao consumidor final e metade ao food service. Fundada em 2006, exporta em torno de 4% da produção, a empresa produz batatas palito, batatas com carinha, batata rosti, dentre outros produtos.

  Sobre a matéria prima, 70% das batatas utilizadas pela companhia são de produção própria e o restante é fornecido por cerca de 20 produtores das regiões de Araxá e Perdizes em Minas Gerais. A empresa adquire a batata dos fornecedores principalmente no período de abril a outubro.

  A outra grande empresa é multinacional, maior concorrente da brasileira, com fábrica em Minas Gerais, também em Araxá. Investindo na produção local e com parceria de cerca de 50 produtores locais para fornecimento da batata.

  O Banco do Brasil, principal parceiro do agronegócio brasileiro, coloca à disposição dos clientes linhas de crédito de custeio e investimentos relacionadas à cultura da batata.

  Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
mostra meno
Informazioni
Autore Broto
Sito -
Tag

Sembra che non tu non abbia alcun episodio attivo

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Corrente

Sembra che non ci sia nessun episodio nella tua coda

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Successivo

Copertina dell'episodio Copertina dell'episodio

Che silenzio che c’è...

È tempo di scoprire nuovi episodi!

Scopri
La tua Libreria
Cerca