23/01/2024 - Cenário do açai

23 gen 2024 · 3 min. 50 sec.
23/01/2024 - Cenário do açai
Descrizione

Olá, hoje é 23 de Janeiro de 2024, meu nome é Leandro Dias, Assessor de Agronegócios em Marabá PA e falaremos sobre o cenário do Açai. De acordo com a...

mostra di più
Olá, hoje é 23 de Janeiro de 2024, meu nome é Leandro Dias, Assessor de Agronegócios em Marabá PA e falaremos sobre o cenário do Açai.

De acordo com a EMBRAPA, o açaí, fruto do açaizeiro, das espécies Euterpe, são de uma grande diversidade de palmeiras. Nos ecossistemas amazônicos, as palmeiras têm um importante papel, dada à sua interação com um grande número de animais vertebrados e invertebrados. Importante, também, para as populações locais, com aproveitamento da palmeira como alimento, bebida, construção, artefatos e remédios, tendo como partes utilizadas, frutos, palmito, tronco, semente e folhas.

Hoje esse é o principal produto florestal não madeireiro do Brasil, consumido em todo o território nacional e exportado para vários países. A partir de estudos, descobriu-se que a concentração de antocianinas no açaí é elevada, além de fonte de Potássio, Cálcio e Magnésio.


Apesar da extração de produtos não madeireiros, em princípio, ser uma prática menos impactante que o corte da madeira, por causa da extração de palmito, as populações que dependiam dessa atividade passaram a ser manejadas para o aumento da produtividade para atender ao mercado de frutos, o que levou à redução na extração de plantas.

Conforme o IBGE, o estado do Pará, é o maior produtor e extrator de açaí do país, responsável por aproximadamente 94% da produção, seguido pelo Estado do Amazonas, com 05%. Do total de polpa de açaí produzida no Para, 60% ficam no Estado, 35% seguem para outras regiões do País, principalmente São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O mercado internacional compra 5% da produção, sendo os Estados Unidos o maior comprador, seguidos por Japão, Austrália e o mercado europeu. Dos alimentos processados que contêm açaí e lançados no mercado mundial nos últimos anos, 22% são sucos e 12% bebidas energéticas e esportiva, e os demais, estão diversificados em vários produtos.

Os EUA, além de maior comprador internacional, também são responsáveis pelo lançamento do maior número de produtos com açaí como matéria-prima, com cerca de 30% do total, seguido por Brasil (19%) e Canadá (8%).

Existem muitos desafios para o desenvolvimento e avanço do mercado, no que se refere à falta de infraestrutura para a produção e armazenamento, uma vez que o produto é perecível e os mercados emergentes para açaí, como o de cosméticos/nutracêuticos, exigem conservação adequada para manutenção dos teores de antocianinas.

O Banco do Brasil conta com linha completa de financiamentos para que o produtor possa investir em implantação e manutenção de áreas cultivadas, investimentos em Irrigação, Armazenagem e Comercialização.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
mostra meno
Informazioni
Autore Broto
Organizzazione Broto
Sito -
Tag

Sembra che non tu non abbia alcun episodio attivo

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Corrente

Copertina del podcast

Sembra che non ci sia nessun episodio nella tua coda

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Successivo

Copertina dell'episodio Copertina dell'episodio

Che silenzio che c’è...

È tempo di scoprire nuovi episodi!

Scopri
La tua Libreria
Cerca