18/10/2023 - Cenário do café arábica

18 ott 2023 · 4 min. 4 sec.
18/10/2023 - Cenário do café arábica
Descrizione

Olá, hoje é quarta-feira, 18 de outubro de 2023. Eu sou Marcus Mesquita, Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Guaxupé-MG, e hoje vamos falar sobre o cenário atual...

mostra di più
Olá, hoje é quarta-feira, 18 de outubro de 2023. Eu sou Marcus Mesquita, Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Guaxupé-MG, e hoje vamos falar sobre o cenário atual do mercado de CAFÉ ARABICA.

O mercado está sendo impactado pela disponibilidade de uma safra superior em 2023, em comparação com 2022, além da boa qualidade dos grãos. Isso tem levado os preços a atingirem os valores mais baixos do ano durante o mês de outubro, com o indicador Cepea arábica registrando média de R$ 803,07/saca, menor valor desde abril de 2021.

Os produtores estão mantendo ritmo lento de vendas, atendendo apenas a compromissos imediatos e aquisições para a próxima safra. A expectativa é de que a oferta menor dos últimos dois anos ainda possa impulsionar os preços durante a entressafra.

Em relação ao clima, depois de um início de safra com temperaturas elevadas, as boas chuvas em outubro e a diminuição na temperatura favoreceram o desenvolvimento da safra Brasil 24/25. Isso induziu novos florescimentos que, em muitas propriedades, devem constituir a principal florada da safra, aliviando preocupações e favorecendo perspectivas de uma boa temporada.

A projeção de uma possível normalização da oferta a partir da próxima safra tem levado a preços internos mais baixos em dois anos, resultando em um estreitamento na margem projetada de lucro, mesmo com a retração ou normalização nos preços dos insumos em comparação com o ano anterior.

Além disso, recentes eventos geopolíticos podem acrescentar volatilidade nos preços de alguns insumos o que, consequentemente, influenciam os custos de produção. Nesse cenário de expectativa de safra maior, preços pressionados para baixo e consumo ainda em recuperação, a produtividade e qualidade do produto são diferenciais importantes para garantir uma rentabilidade maior ao produtor de café.

Tratos culturais adequados e oportunos podem garantir o aproveitamento máximo do potencial da lavoura, assegurando um bom custo-benefício, levando em consideração o estado atual do parque cafeeiro. É com esse propósito que o Banco do Brasil oferece créditos de custeio, investimento e comercialização para a condução eficaz da lavoura, proteção contra intempéries e fixação de preços, possibilitando assegurar margens diante da alta volatilidade do mercado cafeeiro.

O BB disponibiliza as opções agro para proteção das margens de rentabilidade. Atualmente temos Opções PUT de Café arábica, referenciadas na bolsa de NY, com vencimento em novembro/23, com strike/preço garantido entre U$1,47 e U$ 1,50/pound e vencimento em fevereiro/24, com strike entre U$ 1,41 e U$ 1,48/pound.

Você pode ver outros vencimentos e strikes disponíveis, bem como fazer uma simulação acessando sua conta no app BB, menu agro, contratar opções agro.

Contate seu gerente Agro e conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
mostra meno
Informazioni
Autore Broto
Organizzazione Broto
Sito -
Tag

Sembra che non tu non abbia alcun episodio attivo

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Corrente

Copertina del podcast

Sembra che non ci sia nessun episodio nella tua coda

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Successivo

Copertina dell'episodio Copertina dell'episodio

Che silenzio che c’è...

È tempo di scoprire nuovi episodi!

Scopri
La tua Libreria
Cerca