18/07/2023 - Cenário do abacaxi

18/07/2023 - Cenário do abacaxi
18 lug 2023 · 2 min. 53 sec.

Olá, hoje é terça-feira, 18 de Julho de 2023, meu nome é Paulo Cesar, sou Assessor(a) de Agronegócios em Natal (RN) e falaremos sobre o cenário do Abacaxi. O abacaxizeiro,...

mostra di più
Olá, hoje é terça-feira, 18 de Julho de 2023, meu nome é Paulo Cesar, sou Assessor(a) de Agronegócios em Natal (RN) e falaremos sobre o cenário do Abacaxi.

O abacaxizeiro, de acordo com a EMBRAPA, tem origem na América do Sul. As plantas adultas das variedades comerciais, têm de 1,0 a 1,2 m de altura, e cada uma produz um único fruto saboroso e de aroma intenso.

É uma planta resistente à seca. No entanto, para fins comerciais, seu cultivo é recomendado em áreas com precipitação entre 1.000 mm e 1.500 mm anuais, bem distribuídos. A faixa ótima de temperatura se situa entre 22ºC e 32ºC, assim, seu cultivo é indicado em regiões com altitude menor de 400 m.

O abacaxi pode ser consumido in natura ou industrializado, na forma de doces. A fruta se destaca nutricionalmente pela presença de vitamina C e minerais. Entre os minerais, se destacam o potássio, cálcio, magnésio e fósforo. Popularmente, o abacaxi é conhecido por auxiliar no processo digestivo.

Conforme o IBGE, em 2021 foram produzidas mais de 1,5 milhão de toneladas da fruta no Brasil, em uma área de aproximadamente 66 mil ha, com destaque para os Estados do Pará, Paraíba, Minas Gerais e Rio de Janeiro, responsáveis por cerca de 51% da produção nacional. De acordo com a FAO, o Brasil é o quarto maior produtor do mundo.

Assim como em várias frutas, nos últimos dois anos, oscilações climáticas, tais como estiagens ou excesso de chuvas em regiões produtoras, e aumento de custos, tem refletido nos preços do abacaxi.

O preço médio do abacaxi pérola na Ceasa Campinas no início de Julho/2023, foi de R$3,61 por kg, ,lta de 35% em relação ao ano anterior, quando a média de preço era de R$2,67 por kg.

Com a maior oferta de outras frutas a partir do segundo semestre, a tendência é que ocorra uma estabilidade nos preços dos frutos de abacaxi.

O Banco do Brasil conta com linha completa de investimentos para que o produtor possa investir na renovação ou implantação de pomares, irrigação, e beneficiamento da produção.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
mostra meno
Informazioni
Autore Broto
Sito -
Tag

Sembra che non tu non abbia alcun episodio attivo

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Corrente

Sembra che non ci sia nessun episodio nella tua coda

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Successivo

Copertina dell'episodio Copertina dell'episodio

Che silenzio che c’è...

È tempo di scoprire nuovi episodi!

Scopri
La tua Libreria
Cerca