18/05/2022 - Cenário do arroz
Scarica e ascolta ovunque
Scarica i tuoi episodi preferiti e goditi l'ascolto, ovunque tu sia! Iscriviti o accedi ora per ascoltare offline.
Descrizione
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é 18 de maio de 2022. Meu nome é Neusa Nicolini, assessora de Agronegócios em Porto Alegre (RS), e vamos falar sobre o...
mostra di piùOlá! Hoje é 18 de maio de 2022. Meu nome é Neusa Nicolini, assessora de Agronegócios em Porto Alegre (RS), e vamos falar sobre o cenário do arroz.
Segundo o 8º Levantamento da Safra Brasileira de Grãos 2021/22 da Conab, a safra brasileira de arroz apresentou redução de 3% na área plantada em comparação à safra anterior, atingindo 1,63 milhão de hectares, enquanto a produção alcançou 10,7 milhões de toneladas, uma redução de 9,1% em relação à safra 2020/21.
A área de arroz irrigado totalizou 1,3 milhão de hectares. Quanto ao arroz de sequeiro, a previsão é de redução da área em 12,5% em relação à safra 2020/21, estimada em 327,1 mil hectares. A colheita de arroz no país está praticamente finalizada.
Segundo o Cepea, a movimentação do mercado sul-rio-grandense de arroz em casca esteve ligeiramente maior nos últimos dias, favorecida por novas negociações para exportação do cereal. Esse cenário resultou em reação nos preços do arroz em praticamente todas as praças do Rio Grande do Sul.
Já no Mato Grosso, o cenário é de queda nos valores do arroz. Em determinadas localidades do estado, há falta de espaço para armazenamento do cereal, o que tem “forçado” produtores a negociar o grão. Colaboradores consultados pelo Cepea reportam que os silos destes agentes estão comprometidos com arroz da safra passada (2020/21) e com a soja e milho da atual (2021/22).
Nessa segunda-feira, 16 de maio de 2022, o Indicador Cepea/Irga-RS (58% de grãos inteiros e pagamento à vista) fechou a R$ 70,58/saca de 50 kg.
Com a aproximação dos preços internos às paridades de importação calculadas para o arroz, a tendência de queda das cotações perdeu força, com os preços, nas últimas semanas, mantendo certa estabilidade.
No Rio Grande do Sul, principal estado produtor, produtores relatam que o preço atual está com baixa atratividade, na maioria das vezes não cobrindo os custos de produção – situação essa recorrente para a cultura. Fator que vem estimulando a migração de área e atividade de alguns produtores para culturas mais rentáveis, como a soja.
Para os produtores que estão comercializando o arroz nesse momento e vislumbram a possibilidade de alta em momento futuro, o BB dispõe das opções agropecuárias. Com a aquisição de uma opção de compra o produtor poderá participar das altas futuras do cereal. Simule no app do Banco do Brasil ou entre em contato com seu gerente para mais informações.
Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
Informazioni
Autore | Broto |
Organizzazione | Broto |
Sito | - |
Tag |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company