18/04/2022 - Cenário da citricultura

18 apr 2022 · 3 min. 7 sec.
18/04/2022 - Cenário da citricultura
Descrizione

Olá! Hoje é segunda-feira, 18 de abril de 2022, meu nome é Leobino Santos, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Belém - PR, e hoje vamos falar...

mostra di più
Olá! Hoje é segunda-feira, 18 de abril de 2022, meu nome é Leobino Santos, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Belém - PR, e hoje vamos falar sobre o cenário da citricultura.

A safra 2021/2022 de laranja está em fase final, com redução de 30 milhões de caixas na produção ante a safra anterior. Ainda que as condições das lavouras para a próxima safra estejam favoráveis, após as recentes chuvas em praticamente toda a região produtora no Sudeste, a expectativa é de safra positiva, porém pequena, visto que foi ano de bienalidade negativa da cultura.
De modo geral, as plantas estão em boas condições fisiológicas e com frutos graúdos. Alguns pomares estão produzindo uma terceira florada, que deverá compensar as menores cargas anteriores.
A demanda da indústria pela fruta segue aquecida, já que os estoques estão reduzidos. O cenário aponta para manutenção dos preços em bons patamares, remuneradores aos produtores de laranja, tanto de mesa quanto para processamento industrial.
O preço atual da caixa de 40,8 kg é de R$28,67, valor 18% superior ao observado em abr/21, reflexo da alta demanda da indústria pela fruta para processamento.

Já para laranja de mesa, as cotações apresentaram alta no primeiro trimestre deste ano em função do aumento da demanda característico deste período. O preço atual da caixa é de R$44,36, valor 9,5% superior ao de dez/21 e 21% superior ao de abr/21.

Como dito, os estoques de suco de laranja estão baixos e, considerando a demanda aquecida e a baixa disponibilidade de frutas para processamento, o preço da fruta tende a permanecer em patamares elevados no longo prazo.
Apesar dos preços satisfatórios, a baixa produtividade da última safra e a alta nos custos de produção afetaram a rentabilidade do produtor citrícola. Com isso, os citricultores deverão optar por realizar investimentos nos pomares em detrimento às ampliações ou formações de novas áreas. Implantação de sistemas de irrigação e de energia fotovoltaica deverão ser priorizados neste momento, pois é de suma importância mitigar riscos climáticos tão eminentes e constantes e que vêm afetando tão fortemente a produção nas principais regiões produtoras de citros.
Para a safra 2022/2023, a expectativa – segundo levantamento do Assessoramento Técnico do Banco do Brasil – é de alta na produção, conforme observado em vários pomares na região Centro-Oeste paulista.

Conte sempre com a assessoria especializada em Agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
mostra meno
Informazioni
Autore Broto
Organizzazione Broto
Sito -
Tag

Sembra che non tu non abbia alcun episodio attivo

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Corrente

Copertina del podcast

Sembra che non ci sia nessun episodio nella tua coda

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Successivo

Copertina dell'episodio Copertina dell'episodio

Che silenzio che c’è...

È tempo di scoprire nuovi episodi!

Scopri
La tua Libreria
Cerca