16/08/2023 - Cenário do café arábica

16 ago 2023 · 3 min. 10 sec.
16/08/2023 - Cenário do café arábica
Descrizione

Olá, hoje é quarta-feira, 16 de agosto de 2023, eu sou [NOME DO ASSESSOR], Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em [MUNICIPIO-UF] e hoje vamos falar sobre o mercado...

mostra di più
Olá, hoje é quarta-feira, 16 de agosto de 2023, eu sou [NOME DO ASSESSOR], Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em [MUNICIPIO-UF] e hoje vamos falar sobre o mercado de CAFÉ ARABICA.

A colheita da safra de café de 2023 já está quase no seu final, com grãos apresentando boa qualidade e expectativa de aumento da produção brasileira em relação ao ano passado. O Brasil é responsável por 37,9% da oferta mundial de café, considerando as espécies arábica e canephora, que representam 46,2 e 27,8% do mercado, respectivamente.

Porém, a relação entre estoque e consumo continua diminuindo para o ano cafeeiro, e deve chegar a 16,8% no final do ciclo jul23/jun24, o menor nível dos últimos três anos, segundo os dados do USDA.

Em julho 23, de acordo com o Cecafé, as exportações brasileiras de café cresceram 18,7% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, com destaque para a variedade conilon, que teve um aumento de 245,4% nas vendas externas, graças aos diferenciais competitivos, à disponibilidade imediata e à representatividade da produção nacional na oferta mundial, na safra e no momento atual.

Essa disponibilidade de safra mundial com forte presença do café brasileiro é o principal fator que pressiona os preços para baixo no mercado atual, e pode ser afetada pela boa perspectiva da próxima safra 24 brasileira, que pode ajudar a aumentar a oferta mundial a partir de julho24, se as condições de produção se mantiverem favoráveis como estão agora.

Mas os produtores têm sido cautelosos em vender o café diante de um cenário ainda deficitário entre produção e consumo no ano, apesar das dificuldades econômicas mundiais que impediram o café de manter as taxas positivas de crescimento anual de consumo dos anos anteriores.

Portanto, as oportunidades de venda ao longo do ano devem ser aproveitadas para obter uma média de preços mais vantajosa para o produtor diante do cenário de uma possível normalização da oferta futura, mas com volume ainda limitado na safra. Para aumentar a renda, os produtores de café precisam ser competitivos e usar as ferramentas do mercado para vender melhor. Isso depende de ter recursos suficientes e saber aproveitar as vantagens que cada região oferece na hora de produzir e vender o café.

O Banco do Brasil é o maior aliado dos cafeicultores, pois oferece créditos para custear, investir e comercializar o produto de forma adequada e rentável. Contate seu gerente Agro e conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
mostra meno
Informazioni
Autore Broto
Organizzazione Broto
Sito -
Tag

Sembra che non tu non abbia alcun episodio attivo

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Corrente

Copertina del podcast

Sembra che non ci sia nessun episodio nella tua coda

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Successivo

Copertina dell'episodio Copertina dell'episodio

Che silenzio che c’è...

È tempo di scoprire nuovi episodi!

Scopri
La tua Libreria
Cerca