14/06/2023 - Cenário do trigo
Scarica e ascolta ovunque
Scarica i tuoi episodi preferiti e goditi l'ascolto, ovunque tu sia! Iscriviti o accedi ora per ascoltare offline.
Descrizione
Olá, hoje é 14 de Junho de 2023, meu nome é Leandro Milléo, Assessor de Agronegócios em Passo Fundo-RS e vamos falar sobre o cenário do Trigo. O plantio avança...
mostra di piùO plantio avança no país, segundo dados da CONAB já foram semeados 47% da área prevista para a safra 23/24, de um total de 3,3 milhões de hectares. Os estados GO, MS, SP, MG e BA já finalizam o plantio, as lavouras se encontram predominantemente entre estágio vegetativo e reprodutiv, e apresentando boas condições.
Na região sul, responsável por 90% da área de trigo do país, o estado do Paraná é o mais adiantado, segundo dados do Deral-PR, 75% da área já foi semeada, destacando as regiões Sudoeste, Oeste, Centro-Ocidental e Norte, onde as lavouras estão em estágio vegetativo e em boas condições.
Em Santa Catarina o plantio se iniciou pela região Oeste, atingindo 4,6% da área estimada, a tendência que o plantio evolua rapidamente caso as condições climáticas continuem favoráveis.
No Rio Grande do Sul, o clima favorável permitiu o avanço no plantio para aproximadamente 12% da área cultivada, principalmente na região Noroeste do estado, onde o zoneamento agrícola permite o plantio antecipado.
No cenário internacional, o plantio na Argentina alcançou 19,5% da área total projetada na safra 23/24, de 6,3 milhões de hectares, conforme relatório da Bolsa de Cereales de Buenos Aires. O plantio está atrasado em relação à safra passada, porém haverá aumento de 3% na área cultivada no país.
Dois países merecem atenção neste momento, devido a eventos climáticos opostos: Austrália, atualmente segundo maior exportador, prevê redução de 34% devido à seca provocada pelo fenômeno El Niño; A China, maior produtora de trigo do mundo, enfrenta chuvas excessivas na região norte, podendo afetar o comércio internacional do grão.
Outra Situação relevante para no mercado internacional de Trigo, é o conflito entre Ucrânia e Rússia que apesar da renovação do acordo de grãos do Mar Negro por mais 60 dias, continua tensa.
O indicador Cepea/Esalq-Paraná registrou queda de pouco mais de 1,35% nos últimos 30 dias, com a tonelada do cereal cotada atualmente a R$ 1.394,16. Comparado com o mesmo período do ano anterior, a redução foi de 35%. A maior oferta no cenário nacional devido a produção recorde brasileira da safra passada, ainda influencia os preços para baixo. E como podemos ajudar nossos clientes nesse momento?
O Banco do Brasil disponibiliza a contratação de custeio agrícola de Trigo e outras culturas de inverno para safra 2023. Para mais informações, consulte sua agência BB e parceiros agro.
Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
Informazioni
Autore | Broto |
Organizzazione | Broto |
Sito | - |
Tag |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company