13/08/2024 - Cenário da banana

13 ago 2024 · 3 min. 54 sec.
13/08/2024 - Cenário da banana
Descrizione

Olá, hoje é terça-feira, 13 de agosto de 2024, meu nome é Sttefanne Camp, sou Assessora de Agronegócios em Campinas-SP e falaremos sobre o cenário da Banana.   Segundo o IBGE,...

mostra di più
Olá, hoje é terça-feira, 13 de agosto de 2024, meu nome é Sttefanne Camp, sou Assessora de Agronegócios em Campinas-SP e falaremos sobre o cenário da Banana.

  Segundo o IBGE, os Estados de SP, BA, MG e SC são responsáveis por mais de 49% do total produzido no Brasil. A produção e a comercialização ocorrem durante o ano inteiro de forma escalonada.

  Na safra atual, no mês de julho, houve redução da oferta da fruta devido as condições climáticas desfavoráveis no Vale do Ribeira. Isto ocorreu em função das baixas temperaturas e o tempo nublado que tem limitado o desenvolvimento dos bananais, reduzindo produção e sobretudo frutas de primeira categoria. A previsão é de que haverá pequeno aumento da disponibilidade da banana Prata somente em setembro e da nanica apenas no próximo ano.

  Em Minas Gerais, notadamente nas regiões de Delfinópolis e Norte de Minas, os preços da variedade Prata seguem em alta. Isto se deve a um considerável recuo da produção, devido ao volume de chuvas nos primeiros meses do ano e aos maiores problemas fitossanitários, especialmente o mal-do-panamá. A expectativa é que a normalização ocorra apenas em 2025.   Já na região de Bom Jesus da Lapa-BA, outra importante região produtora da fruta, os preços da variedade Prata seguem elevados. Em contrapartida, os preços da Banana Nanica seguem estagnados em função da baixa demanda no período.

  Segundo levantamento feito pelas principais Centrais de abastecimento de todo o Brasil, o mercado de banana prata apresentou elevação de preços em julho em relação a junho para a maioria das Ceasas, com a oferta menor que a demanda houve aumento em torno de 52% na Ceasa Belo Horizonte, e 59 % na Ceasa Rio de Janeiro.

  Já o mercado de banana nanica no mesmo período sofreu elevação de preços por causa da queda da oferta ter sido maior do que a queda da demanda (diminuição da produção em São Paulo e Santa Catarina junto à menor qualidade de alguns carregamentos). Baixas temperaturas e templo nublado tem comprometido o desenvolvimento dos bananais. Destaque para as elevações de 21 % na Ceagesp São Paulo, 31% na Ceasa São Luiz-MA, chegando a 52% Ceasa Curitiba.

    O Banco do Brasil conta com linha completa de investimentos para que o produtor possa renovar ou implantar pomares; sistemas de Irrigação, infraestrutura de transporte interno, câmaras de climatização e “Packing house”;

  Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
mostra meno
Informazioni
Autore Broto
Organizzazione Broto
Sito -
Tag

Sembra che non tu non abbia alcun episodio attivo

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Corrente

Copertina del podcast

Sembra che non ci sia nessun episodio nella tua coda

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Successivo

Copertina dell'episodio Copertina dell'episodio

Che silenzio che c’è...

È tempo di scoprire nuovi episodi!

Scopri
La tua Libreria
Cerca