08/02/2023 - Cenário da uva

8 feb 2023 · 2 min. 45 sec.
08/02/2023 - Cenário da uva
Descrizione

Olá, hoje é 08 de fevereiro de 2023, meu nome é Sávio Diego e sou Assessor(a) de Agronegócios em Bento Gonçalves-RS e falaremos sobre o cenário da uva. Entrou em...

mostra di più
Olá, hoje é 08 de fevereiro de 2023, meu nome é Sávio Diego e sou Assessor(a) de Agronegócios em Bento Gonçalves-RS e falaremos sobre o cenário da uva.

Entrou em vigor em 1º de janeiro, com vigência até 31 de dezembro de 2023, o novo preço mínimo da uva industrial, que passou para R$ 1,58/kg para os estados das Regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Assim, o preço mínimo teve reajuste de 20,61% em relação à safra passada, conforme PORTARIA MAPA Nº 522, publicado no Diário Oficial da União em 02/12/2022.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção vitícola brasileira apresentou expansão da sua distribuição geográfica ao longo das últimas décadas, mas ainda permanece bastante concentrada em alguns estados, em especial no Rio Grande do Sul, onde a participação no cultivo da uva para fins industriais supera 80%.

Na região do Vale do São Francisco, que abrange partes dos Estados de Pernambuco e Bahia, houve consolidação na produção de uvas de mesa, sendo destaque também, como polo exportador nos últimos anos. De acordo com o IBGE, em 2021 foram produzidas em torno de 1,7 milhão de tonelada no Brasil.

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior, em 2022 as exportações de uva apresentaram redução, ocasionada principalmente pelo aumento no custo do frete, além da menor quantidade e qualidade dos frutos produzidos. A menor qualidade teve como agente causador o grande volume de chuvas no início da safra de 2022 no Vale do São Francisco. No entanto, a expectativa no médio prazo é de que o Brasil volte a avançar, tanto em novos mercados quanto em volume exportado.

No mercado interno, o preço médio da uva fina de mesa com semente, no Vale do São Francisco, atingiu no mês de janeiro de 2023, R$ 5,60 por Kg, alta de 20,00% em relação ao mesmo período no ano anterior.

O Banco do Brasil conta com linha completa de investimentos para que o produtor possa investir em:

 Renovação/implantação de parreirais;
 Irrigação;
 Cultivo Protegido;
Armazenagem (Câmara fria);
Turismo Rural.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
mostra meno
Informazioni
Autore Broto
Sito -
Tag

Sembra che non tu non abbia alcun episodio attivo

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Corrente

Copertina del podcast

Sembra che non ci sia nessun episodio nella tua coda

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Successivo

Copertina dell'episodio Copertina dell'episodio

Che silenzio che c’è...

È tempo di scoprire nuovi episodi!

Scopri
La tua Libreria
Cerca