06/10/2022 - Cenário da floricultura

6 ott 2022 · 3 min. 19 sec.
06/10/2022 - Cenário da floricultura
Descrizione

Olá, hoje é 6 de outubro de 2022, meu nome é Fabíola Lira, sou Assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em Tangará da Serra-MT e falaremos sobre a produção...

mostra di più
Olá, hoje é 6 de outubro de 2022, meu nome é Fabíola Lira, sou Assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em Tangará da Serra-MT e falaremos sobre a produção de flores no Brasil.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (IBRAFLOR), existem no país cerca de 8 mil produtores de flores e plantas ornamentais que cultivam mais de 2,5 mil espécies comerciais em 15.600 hectares. As principais espécies cultivadas são as rosas, crisântemos, alstroemerias, lírios e lisianthus. Quando falamos de flores de corte e, das flores cultivadas em vasos, as mais produzidas são as orquídeas, seguidas de kalanchoes, crisântemos e antúrios.

O principal estado produtor é São Paulo, que concentra praticamente 50% da produção de flores nacional, tendo a cidade de Holambra como a principal produtora. O destaque também vai para Santa Catarina, com a maior parte da produção concentrada na região de Joinville e para o Rio Grande do Sul, com a produção da região de Pareci Novo.

O setor brasileiro de flores, considerando produção, atacado e varejo, cresceu em média, 10% ao ano, nos últimos 10 anos. Um estudo recente realizado pelo Cepea mostra que, em 2017, o PIB da cadeia de flores e plantas ornamentais foi de R$ 7,16 bilhões, destes, 23% gerado na produção. Quando deflacionado, esse PIB a preços atuais atinge os R$ 9,1 bilhões.

Também, segundo dados do Cepea, o PIB per capita deste segmento é 76% superior ao PIB médio da agropecuária, o que evidencia a elevada agregação de valor por trabalhador da atividade, formada predominantemente por agricultores familiares, com produção intensiva e alto uso de tecnologia em pequenas áreas.

O Banco do Brasil dispõe de linhas para o setor de floricultura, como custeio da produção e investimentos em estruturas, inclusive energia fotovoltaica para substituição da demanda de energia elétrica, sistema para gestão e automação de processos, aquisição e instalação de câmara fria e construção, adequação e manutenção de instalações utilizadas na atividade produtiva.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
mostra meno
Informazioni
Autore Broto
Sito -
Tag

Sembra che non tu non abbia alcun episodio attivo

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Corrente

Copertina del podcast

Sembra che non ci sia nessun episodio nella tua coda

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Successivo

Copertina dell'episodio Copertina dell'episodio

Che silenzio che c’è...

È tempo di scoprire nuovi episodi!

Scopri
La tua Libreria
Cerca