04/10/2024 - Cenário da soja

4 ott 2024 · 3 min. 51 sec.
04/10/2024 - Cenário da soja
Descrizione

Olá, hoje é sexta-feira 04 de outubro de 2024, meu nome é Giuliano Pradella, Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Chapecó/SC, e falaremos sobre o cenário da soja....

mostra di più
Olá, hoje é sexta-feira 04 de outubro de 2024, meu nome é Giuliano Pradella, Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Chapecó/SC, e falaremos sobre o cenário da soja.

Nos Estados Unidos as lavouras estão em fase de colheita, com 26% da área cultivada já colhida, seguindo com ritmo acima da registrada na safra anterior e na média plurianual para o período. Problemas pontuais com clima trouxeram dúvidas sobre o potencial produtivo, no entanto, todas as previsões apresentam uma safra recorde no segundo maior produtor de soja do mundo.

No Brasil, o plantio teve início com atraso em setembro, cerca de 2,4% dos 47,4 milhões de hectares estimados para o cultivo já foram semeados, destaque para o PR com 10%, MS com 3% e MT 2,6%. Há preocupação com o clima seco em boa parte da região produtora na faixa centro norte do país. Na região Sul, os modelos de previsão europeu e norte-americano indicam chuvas para primeira quinzena de outubro.

A Agência de Previsão Climática e Atmosfera (NOAA) dos Estados Unidos, indica mais de 60,0% de chance de instalação de um evento de La Niña nesta primavera. Salientamos que, a intensidade prevista para o La Niña é baixa e há chances de neutralidade, deixando os modelos meteorológicos incertos para o início desse ciclo produtivo à cultura da soja.

O contrato de soja na CBOT com vencimento em novembro/24 encerrou o dia 30/09 cotado a US$ 10,56/bushel. O mercado vem apresentando recuperação com alta de 5,7% no mês de setembro, refletindo a seca na colheita nos EUA, no BRA e demanda chinesa firme. 

O indicador CEPEA em 30/09 foi cotado a R$ 141,15 reais por saca, apresentando valorização de 2,19 em setembro. Os fatores que contribuíram para a manutenção dos preços internos foram: a demanda interna pela indústria processadora frente a disputa pela safra menor 23/24 e manutenção dos prêmios positivos nos portos.

Para o produtor ter maior segurança, previsibilidade em seu fluxo de caixa e gerar oportunidades negociais para comercialização de sua safra, o BB disponibiliza a linha de crédito de investimento (PCA) destinada à construção, ampliação e reforma de unidades de recepção, beneficiamento e armazenagem de grãos, Operação de travamento de cambio (NDF) e as Opções Agro BB. Atualmente, temos opções de venda (PUT) de soja referenciadas na CBOT, com vencimento em:
  • fev/25 com strike/preço garantido entre 10,24 e U$ 10,73/bushel 
  • abril/25 com strike entre U$ 10,33 e U$ 10,86/ bushel

Você pode consultar outros vencimentos e faz/er simulações diretamente no APP BB, acessando “Menu”, “Agro” e depois “Contratar opções Agro.”

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
mostra meno
Informazioni
Autore Broto
Organizzazione Broto
Sito -
Tag

Sembra che non tu non abbia alcun episodio attivo

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Corrente

Copertina del podcast

Sembra che non ci sia nessun episodio nella tua coda

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Successivo

Copertina dell'episodio Copertina dell'episodio

Che silenzio che c’è...

È tempo di scoprire nuovi episodi!

Scopri
La tua Libreria
Cerca