03/10/2023 - Cenário climático
Iscriviti gratuitamente
Ascolta questo episodio e molti altri. Goditi i migliori podcast su Spreaker!
Scarica e ascolta ovunque
Scarica i tuoi episodi preferiti e goditi l'ascolto, ovunque tu sia! Iscriviti o accedi ora per ascoltare offline.
Descrizione
Olá, hoje é terça-feira, 03 de outubro de 2023, meu nome é Marcelo Matsumura, Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Mogi Mirim – SP e falaremos sobre o...
mostra di piùO mês de setembro marcou o final do inverno e início da primavera sob influência do El Niño tendo, por isso, uma atenção dos Institutos de Meteorologia sobre o fenômeno e os possíveis impactos nos próximos meses.
A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), em seu relatório de 14 de setembro, cita uma maior possibilidade de um “El Niño Forte” em mais de 70% de probabilidade de ocorrência e sua continuidade até março de 2024.
No Brasil, de forma conjunta, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, Agência Nacional de Águas – ANA e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CENAD, lançaram o Painel El Niño, boletim mensal com o objetivo de apresentar o monitoramento e previsões sobre o fenômeno, bem como informar sobre possíveis impactos.
A divulgação cita o possível efeito do El Niño observado no Estado do Rio Grande do Sul, com maior precipitação acumulada no período de 1 a 19 de setembro, cujos volumes ficaram em torno de 450 mm. Nos demais estados do país ocorreu déficit de precipitação, com atenção para a Região Norte, onde os volumes estão abaixo da média histórica.
Já a Previsão Climática Trimestral de outubro a dezembro indica maior probabilidade de chuva abaixo da média entre o leste, o centro e a faixa norte do Brasil, com maiores possibilidades sobre o norte do país. Entre a Região Sul, parte do estado do Mato Grosso do Sul e São Paulo, a previsão indica chuvas acima da média, previsões que refletem as características típicas de El Niño sobre o Brasil.
Na faixa central do país, não se descartam eventos de chuvas expressivas em algumas localidades, principalmente na segunda metade do trimestre. Para a temperatura, as previsões indicam tendências de estarem acima da média, na maior parte do Brasil.
Ao observar o Sistema de Monitoramento Agroclimático (Agritempo), referente à disponibilidade de água no solo, a atenção se volta para as áreas mais centrais do Brasil, em função do período de estiagem, e para o norte do País. Para os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a situação é mais favorável.
Devido aos eventos climáticos no período de El Niño, o planejamento da safra associada ao monitoramento do clima se tornam ferramentas importantes para a tomada de decisões.
Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
Informazioni
Autore | Broto |
Organizzazione | Broto |
Sito | - |
Tag |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company