Info
Esse é o podcast do Território Livre, a organização de juventude da Transição Socialista. Damos voz aos jovens que são submetidos cada vez mais a piores condições de estudo e...
mostra di più
Esse é o podcast do Território Livre, a organização de juventude da Transição Socialista. Damos voz aos jovens que são submetidos cada vez mais a piores condições de estudo e trabalho.
mostra meno
31 MAG 2021 · Na semana que se discute retomar as aulas presenciais e algumas escolas já voltam a receber estudantes, morrem diariamente em todo Brasil mais de 2000 pessoas. Altíssimas taxas de transmissão, falta de leitos e chances de uma nova onda de contaminação parecem não ser o suficiente para políticos e donos de escolas. Para eles é fácil que o presencial volte. Tudo o que fazem é ficar em casa lucrando com o trabalho não pago de professores e demais funcionários de uma escola que se arriscam por uma merreca para tentar pôr comida na mesa. Veja, a lógica capitalista aqui é evidente. De um lado alguém precisa dar a vida, literalmente, se expondo a condições de trabalho insalubres para manter o lucro do patrão.
10 MAG 2021 · Se já estava ruim arranjar emprego com salário digno antes de 2020, não se engane – a tendência, daqui pra frente, é piorar. A crise econômica que vivemos é a pior da história recente e só encontra paralelo com a de 1929. As convulsões sociais que já brotam espontaneamente vêm exigindo respostas drásticas por parte da burguesia, que aprofunda a repressão através de seus braços armados, o Estado, a polícia, o exército e as milícias.
A situação da juventude é assim tão simples quanto dramática: ou aceita um futuro de miséria, ou se organiza em torno de um programa de ação.
27 APR 2021 · As perspectivas de emprego para o país nos próximos anos são terríveis: a taxa de desemprego deverá ser a 14ª maior do mundo, com 14,5% dos brasileiros desempregados em 2021, maior do que a de países como a Albânia, a Sérvia, a Colômbia, a Turquia, o Irã e o Suriname.
O governo prefere ignorar essa tragédia e cantar a bola do suposto recorde de 400.000 empregos de carteira assinada em fevereiro – aliás, quase a mesma quantidade de brasileiros mortos por COVID-19 desde o começo da pandemia até agora.
O governo também culpa a pandemia pelo desemprego. Mas basta conferir os dados de 2019, antes da COVID, para ver que a situação já era horrível: a taxa de desemprego, então, era 11,9%. Bolsonaro é só mais um jogando a crise nas costas dos trabalhadores, como Dilma e Temer antes dele.
A taxa de desemprego mantém-se em ascensão vertiginosa desde 2014. A crise mundial atual encontrou a crise brasileira de 2014/2015, sem que haja sinal do início de um novo ciclo econômico. Só a luta dos trabalhadores pode impedir que a situação piore ainda mais: a derrubada de Bolsonaro certamente irá fortalecê-la e desorganizar a burguesia. Por isso gritamos:
FORA BOLSONARO! 🔥
22 GEN 2021 · Nos últimos anos a situação econômica se agravou profundamente, e quem sempre paga o pato é a classe trabalhadora, que vê suas condições de vida escorrerem pelo ralo.
Com o primeiro turno das eleições municipais se aproximando, cresce a expectativa
de que um governo popular pode ser eleito para a prefeitura e transformar de vez
nossas vidas. Mas será que é possível enfrentar a miséria capitalista que se aprofunda
a cada dia por meio das propostas que a chamada “esquerda” apresenta nessas
eleições?
Guilherme Boulos em São Paulo e Manuela D’Avila em Porto Alegre: dois charlatões com roupagem de esquerda, mas que no fundo não apresentam nada de novo.
22 GEN 2021 · Nesta quinta edição da rádio TL reunimos relatos sobre as dificuldades encontradas por trabalhadores ao ver que a conta ao final do mês não fecha. O motivo: a alta no preço de diversos produtos da cesta básica, como o arroz e o feijão. Diante de uma situação na qual a crise econômica e sanitária se acentuam, manter o mínimo e ter uma garantia de sustento fica cada vez mais difícil, obrigando muitos a escolher entre comer e pagar contas. Isso tudo é o efeito direto da ganância daqueles que controlam os preços, ou seja, a burguesia. Por isso, nesse episódio te convidamos a entender o que é, de onde vem e para onde vai a inflação e como a “esquerda” brasileira está longe de ter um programa de luta que possa travar de vez a burguesia e atender as necessidades e interesses dos trabalhadores.
Além disso, montamos uma retrospectiva sobre as mobilizações dos trabalhadores nesse ano que passou. Mesmo com a epidemia do coronavírus, a classe trabalhadora não ficou calada aos ataques e descasos sanitários que dificultaram e ceifaram a vida dos trabalhadores. Vai chegar a hora em que a insatisfação será tão grande que explodirá em revolta e destruirá de vez esse sistema. Nesse dia, burgueses e oportunistas de plantão serão atropelados. Sendo assim, dizemos: Confiar somente em nossas próprias forças!
3 NOV 2020 · Estudantes universitários seguem enfrentando a precarização no EAD, com salas de aula virtuais superlotadas no início do segundo semestre letivo.
Pesquisa do Datafolha aponta para alto nível de ansiedade, tristeza e irritação como efeito do confinamento entre os alunos da rede pública estadual de São Paulo.
E o governo Bolsonaro se prepara para desferir novo ataque aos direitos dos jovens trabalhadores com a Carteira Verde e Amarela.
27 GIU 2020 · Nesse episódio reproduzimos uma denúncia de jovens trabalhadores da Cred9 a respeito das suas condições de trabalho em meio a conjuntura atual de pandemia, e início de crise econômica. O setor de telemarketing, junto do setor varejista (como shoppings e supermercados) e serviços de entrega por aplicativo, são faces repugnantes do presente e do futuro da juventude no capitalismo.
Também neste episódio, apresentamos matéria sobre o desmonte do sistema S e a terrível MP 936, que também se aplica a contratos de jovem aprendiz. Esses ataque afetam diretamente grande camada da juventude.
O Território Livre se coloca como ferramenta para dar voz e organizar esses jovens, que são submetidos a horas extensas e alto desgaste mental, e que se revoltam cada vez mais vendo suas condições de vida e perspectivas de futuro indo ralo abaixo.
ATENÇÃO PARA NOSSO NOVO NÚMERO: 11 96834 0744
Para receber a Radio TL em seu whatsapp basta adicionar nosso número em sua agenda e enviar QUERO RECEBER.
8 GIU 2020 · Frente a atual crise sanitária e econômica os jovens são os mais afetados. O cenário é grave, muitos de nós compartilhamos o sentimento de insegurança de nossas famílias, e um futuro incerto.
Mas será todo esse caos simples consequência da pandemia? O culpado de tudo isso é o vírus?Buscamos responder essas e outras perguntas, e apontar para uma saída. É necessário mais do que nunca nos organizarmos para lutar contra os ataques às nossas condições que estão por vir. Nós do Território Livre buscamos criar as ferramentas para lutar contra a exploração desse sistema que só suga nossa sangue.
Esse é o podcast do Território Livre, a organização de juventude da Transição Socialista. Damos voz aos jovens que são submetidos cada vez mais a piores condições de estudo e...
mostra di più
Esse é o podcast do Território Livre, a organização de juventude da Transição Socialista. Damos voz aos jovens que são submetidos cada vez mais a piores condições de estudo e trabalho.
mostra meno
Informazioni
Autore | Transição Socialista |
Organizzazione | Transição Socialista |
Categorie | Politica |
Sito | - |
- |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company