4 OTT 2024 · Pesquisadores do Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ estão à frente de um projeto para monitorar a presença de poluentes eternos, conhecidos como PFAS, em ambientes hídricos do estado do Rio de Janeiro. Resultantes da síntese industrial de produtos contendo átomos de flúor e de carbono, as substâncias PFAS estão embalagens de alimentos, tintas, casacos, cosméticos, fio dental, sofás, e panelas, principalmente as que têm teflon. Além do monitoramento, o projeto também visa estudar métodos de tratamento dos PFAS. Enquanto os resultados não são obtidos, serão realizadas investigações sobre a degradação e avaliações de toxicidade e genotoxicidade.
O Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE/UFRJ) lança no dia 18 de outubro, a cátedra Luiz Pinguelli Rosa. A cátedra foi proposta pelo professor Emílio La Rovere, da Coppe, para discutir “Um futuro desejável: uma transição justa para um desenvolvimento compatível com o clima no Brasil”, e a escolha de Pinguelli como patrono da cátedra é uma homenagem ao ex-diretor da Coppe, falecido em 2022. O evento será realizado no auditório Pedro Calmon, no Palácio Universitário da UFRJ, campus da Praia Vermelha, avenida Pasteur 250, 2º andar, das 14 às 18h.
Saiba como anda a produção de pesquisa em Engenharia desenvolvida pela Coppe/UFRJ em prol da sociedade. O que está sendo feito pela Coppe e o que vem por aí, todas as sextas-feiras, às 10h. Visite nosso site (http://coppe.ufrj.br/) e nos siga nas redes sociais.
Realização: Assessoria de Comunicação da Coppe/UFRJ
Coordenação e locução: Marlene Oliveira, Bruno Franco e Carol Ornelles
Produção jornalística: Bruno Franco, Carlos Ribeiro e Diogo Ferraz
Gravação e edição de áudio: Gabriel Savelli
Apoio e estúdio de gravação: Laboratório de Produção Multimídia (LPM) da Coppe/UFRJ