8 GIU 2020 · Para nosso episódio inaugural, o bate papo é em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos, celebrado no dia 08 de junho. Esta data foi criada para relembrar a importância dos oceanos para a vida no Planeta Terra e discutir quais os diferentes impactos que as atividades humanas estão provocando neste ambiente.
Em termos de relevância, sabemos que grande parte da superfície terrestre é formada pelos oceanos, que têm ampla importância para a manutenção da vida no mundo: são os principais responsáveis pela regulação do clima, representam uma grande variedade de biodiversidade e boa parte do oxigênio também é gerado nesse ambiente, através das algas marinhas. Além disso, também é relevante para a economia, por meio da extração de recursos naturais, transporte de mercadorias, turismo e algumas vezes, fornecedor de energia elétrica.
Mas apesar de todo o seu valor, são inúmeros os impactos causados pela atividade humana aos oceanos e as consequências estão se tornando cada vez mais evidentes e ameaçando a manutenção da vida no planeta como um todo, inclusive a dos seres humanos. E mesmo quem não mora no litoral ou depende diretamente do mar, influencia e é afetado por todas as consequências dos nossos impactos. A questão não é simples de ser resolvida e não existe um único caminho. A Organização das Nações Unidas, dentro os seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nº 14, promove a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos. A celebração do Dia Mundial dos Oceanos representa um espaço para divulgarmos essas reflexões e levarmos essas informações para públicos variados, por isso o título do nosso primeiro encontro é “a importância dos oceanos sob diferentes olhares”.
Convidados:
José Carlos – Pescador e morador tradicional da Ponta da Trincheira;
Letícia Quito – Bióloga, gestora da APA Marinha do Litoral Sul e ARIE do Guará e moradora de Cananéia-SP;
Noeli Neves – Monitora ambiental e moradora da comunidade tradicional do Itacuruçá;
Shany Nagaoka – Bióloga e técnica de campo do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS);
Tatiane Cardoso – Moradora tradicional da Nova Enseada e participante do coletivo mulheres artesãs da Enseada da Baleia, que trabalha com economia solidária.
Mediação:
Kelly Pansard – Coordenadora de Educação Ambiental do Projeto Boto-Cinza.
O Projeto Boto-Cinza é uma realização do @ipecpesquisas e conta com patrocínio @petrobras por meio do programa #PetrobrasSocioambiental