Info
Podcast do Drops of Action, canal que divulga iniciativas socioambientais, desenvolvido em parceria com o Instituto Alexandre e Heloisa Beldi, com apresentação de Tatiana Loureiro e Thais Beldi.
19 DIC 2021 · As ações solidárias sobre a comida costumam aumentar no período do Natal. Afinal, como elas acontecem?
Para saber mais sobre o combate à fome da população de rua, conversados com Ricardo Frugoli, gastrônomo, doutor e CEO do Instituto de Pesquisa da Cozinha Brasileira (IPCB) e coordenador de diversas ações sociais, entre elas o @paodopovodarua, um projeto que acolhe 1500 pessoas todos os dias ao produzir em torno de 3.500 pães e 1000 bolos diários, somando também 160 mil sopas por ano, distribuídos à população em situação de rua no Centro de São Paulo.
O projeto Pão do Povo da Rua nasceu na pandemia. Vendo pessoas disputando restos de comida encontrados em sacos de lixo em março de 2020, Ricardo não teve dúvida: "se eu for viver só 20 dias de vida por conta dessa crise mundial, que seja fazendo alguma coisa!".
A ação é do IPCB e funciona também como uma escola social, promovendo cursos de capacitação e profissionalização em Panificação e Confeitaria, além de oferecer assistência social, jurídica, psiquiátrica, psicológica, alojamento e comida, trazendo dignidade a essas pessoas.
Na época do Natal, o IPCB desenvolve ações pontuais como a Ceia Solidária Na Rua que já está em sua 5ª edição: dia 24/12, serão distribuídas 2500 ceias de Natal - caprichadas - pelas ruas do centro da capital paulista. No Ceará e no Pará também haverá distribuição das ceias que custam apenas 25 reais para produzir.
Isso é dignidade alimentar: alimentos preparados com segurança, beleza e sabor para pessoas em situação de rua.
Links citados no episódio:
https://www.ipcb.net.br/
https://www.instagram.com/dropsofaction/
28 NOV 2021 · Se tem BlackFriday, CyberMonday e um monte de outras datas meramente comerciais, por que não uma "Giving Tuesday"? Essa foi a origem da Terça-feira Solidária, em 2012, nos EUA, que se transformou em um movimento global e que hoje conta com a participação de 85 países.
No Brasil, desde 2013, ganhou o nome Dia de Doar e vem logo na sequência da Black Friday. E não podia faltar um bate-papo sobre esse evento, que mais mobiliza o 3º setor no Brasil. Para falar sobre essa data, conversamos com o JP, o João Paulo Vergueiro, líder da campanha no Brasil.
O Dia de Doar visa promover o encontro de pessoas com causas e fazer do ato da doação um hábito como parte do exercício da cidadania. E como se trata de um movimento, não é centralizado. O site www.diadedoar.org.br foi desenvolvido para disponibilizar gratuitamente materiais, manuais etc., para que cada um possa se apropriar e criar sua própria iniciativa.
De modo que qualquer comunidade, grupo, empresa, instituição pode se organizar a partir desses materiais para promover a cultura de doação.
E para isso não precisa ter dinheiro. Basta se juntar com outros "incomodados"!
12 NOV 2021 · Se queremos cultivar coisas boas no mundo, não podemos deixar de fora as crianças e os jovens! Mas, como fazer para que elas cresçam interessadas em buscar soluções para melhorar o mundo e ajudar o próximo? Para conversar sobre esse assunto tão fascinante e importante, chamamos a Marina Pechlivanis, idealizadora da plataforma de educação para gentileza e generosidade e fundadora da agência Umbigo do Mundo. Ela teve a iniciativa de lançar no Brasil o Dia de Doar Kids (@diadedoarkids), campanha que tem como proposta promover a gentileza e a generosidade junto ao público mais jovem, como parte do movimento Dia de Doar (@diadedoar).
https://www.gentilezagenerosidade.org.br/
https://www.gentilezagenerosidade.org.br/
superdicas
https://www.childofnature.com/
https://www.instagram.com/dropsofaction/
31 OTT 2021 · Quando alguém pede dinheiro para uma causa nobre, você fica com o pé atrás? Se você fica desconfiado, você está certo: tem saber bem para onde está indo o seu dinheiro. Ao mesmo tempo, é importante que essa desconfiança não seja um motivo para DEIXAR de doar. A maioria das ONGs e iniciativas sociais e ambientais DEPENDEM das doações de pessoa física. Mas COMO saber qual ONG é confiável? Neste episódio vamos conversar com o Marcelo Estraviz, fundador do Instituto Doar, que vai nos ajudar a explicar para você como fazer esse filtro. Não perca!
https://www.institutodoar.org/
https://www.instagram.com/dropsofaction/
17 OTT 2021 · Você já ouviu falar sobre “bridging leadership”? Liderança-ponte? É uma forma de liderança onde a pessoa ou organização se coloca como uma construtora de pontes. Utiliza o poder da sua rede de relacionamento (o famoso networking), para construir confiança e conectar diferentes atores de forma colaborativa para solucionar problemas sociais e ambientais desafiadores. O mundo precisa urgente de mais líderes-pontes! Será que você pode ser um? Para explicar em detalhes o que faz um líder-ponte, convidamos Silvia Morais, diretora do Synergos no Brasil, para participar de uma esclarecedora conversa no nosso podcast.
https://www.instagram.com/dropsofaction/
https://www.idis.org.br/
Links citados no episódio:
https://www.synergos.org/
https://youtu.be/07UwVqap3Bo
https://www.antroposofica.com.br/ListaProdutos.asp?IDProduto=2316054
1 OTT 2021 · Quer usar suas habilidades para ajudar na causa social ou ambiental que toque o seu coração? Então seja um voluntário! Você irá contribuir com uma entidade ou iniciativa sem colocar a mão no bolso (se não quiser, é claro!). Mas porque você daria assim, de graça, o seu tempo, o seu talento e a sua atenção a uma iniciativa social ou ambiental? As motivações são variadas, mas o resultado sempre é o mesmo: satisfação em participar. Dois especialistas no assunto, Guto Conte e Fernanda Sartori, da plataforma de voluntariado Atados, conversaram com a gente sobre os benefícios do voluntariado para quem pratica – além de dar o passo a passo de como encontrar uma vaga legal.
https://www.instagram.com/dropsofaction/
https://www.idis.org.br/
Links citados no episódio:
https://www.atados.com.br/
17 SET 2021 · Afinal, o que é doação para você? Ela vai além do dinheiro? Como os brasileiros se posicionam com relação a esse tema? Andrea Wolffenbüttel, consultora associada do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social - e coordenadora da pesquisa Doação Brasil 2020, que mede a prática da doação individual no país, é a convidada do terceiro episódio do podcast Os Incomodados que se Mexam.
https://www.instagram.com/dropsofaction/
https://www.idis.org.br/
5 SET 2021 · A destruição da natureza e a crise climática incomodam você? Luciano Frontelle, diretor executivo da ONG Plant-for-the-Planet Brasil, estava bem incomodado e resolveu se mexer para fazer sua parte e defender o meio ambiente. E já fez muita coisa: até protagonizou cenas hilárias, como vestir a roupa do Capitão Planeta para chamar atenção para a causa. Ele lidera a operação brasileira da ONG alemã Plant-for-the-Planet, que tem como meta plantar 1 trilhão de árvores ao redor do globo. Ouça o descontraído bate-papo que de Luciano com as incomodadas Tati Loureiro e Thais Beldi.
31 AGO 2021 · O que incomoda você nesse mundo? A pobreza, o déficit educacional, a devastação do meio ambiente? Seja lá qual for o seu incômodo, o importante é se mexer para tentar melhorar a situação, mesmo que seja só um pouquinho. É nisso que acreditam Tatiana Loureiro e Thais Beldi, cofundadoras do canal Drops of Action e do podcast Os Incomodados que se Mexam. O objetivo desses dois canais é divulgar iniciativas socioambientais e levar mais pessoas darem uma contribuição, financeira ou não. Neste primeiro episódio, as incomodadas Tati e Thais contam como se conheceram e como surgiu a ideia desse canal no instagram.
https://www.instagram.com/dropsofaction/
Podcast do Drops of Action, canal que divulga iniciativas socioambientais, desenvolvido em parceria com o Instituto Alexandre e Heloisa Beldi, com apresentação de Tatiana Loureiro e Thais Beldi.
Informazioni
Autore | Facens Play |
Organizzazione | Facens Play |
Categorie | Automiglioramento |
Sito | - |
- |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company