Contatti
Info
Reflexões matinais da Liturgia Diária Católica, por Pe. Franco Galdino, sacerdote católico membro da Comunidade Católica Shalom.
Homilia Diária - Pe. Franco Galdino, CCSh
Homilia Diária - Pe. Franco Galdino, CCSh
Pe. Franco Michel Silva Galdin
12 GIU 2020 · O Senhor coloca o Profeta Elias em uma dinâmica totalmente nova. Tendo fugido por perseguições várias, correndo o risco de morte, Elias busca ver e sentir Deus novamente, mas o Senhor não se manifesta como de costume, como é comum de suas teofanias (pelo vento impetuoso, terremoto e fogo), o Senhor se manifesta a Elias de uma forma nova. Assim é a forma de Deus se relacionar conosco, muitas vezes se manifesta onde nós não esperamos.
Mas o Senhor se manifesta e com a pergunta “O que fazes aqui Elias”, recebe uma resposta digna de um homem de Deus, sem vitimismo, “Estou ardendo de zelo pelo Senhor”.
Ao final o Senhor renova dá uma missão a Elias.
10 GIU 2020 · Deus faz descer o fogo do céu:
1. Para o bem, para a conversão, não para nos provar ou nos divertir;
2. Com a nossa oferta (mesmo molhada);
3. O fruto é a conversão: O povo se prostra e o adora;
9 GIU 2020 · Por que mesmo é que somos cristãos?
A pergunta surge um olhar aprofundado da liturgia de hoje que sugere mais que uma vida natural, mas uma viva vivida na perspectiva da fé. A fé que não é um acessório à vida cristã, ou, Cristo é que se torna um acessório à nossa vida.
A figura que nos é colocada em evidência desde ontem é Elias.
Esse homem de Deus que é conduzido por Deus em uma obediência total. Uma obediência que não é fruto de cálculos humanos… na verdade, diante de Elias a situação tende a ir mais para a absurdo que para o bom senso.
[...]
Um cristão que não tem fé, que não a alimenta é como um sal que perde o sabor. Estamos em um mundo pagão e somos chamados a fecundá-lo, a dar o SABOR, como o sal...
"Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos?
Ele não servirá para mais nada,
senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens."
Não fomos escolhidos por Deus para viver uma vida natural demais. Tão natural que não faz diferença nenhuma no mundo. Um sal que não salga. Uma luz que se esconde debaixo da cama… E o mundo continua insosso e escuro.
5 GIU 2020 · Jesus ensina no templo e uma grande multidão o escutava com prazer.
O evangelho de Marcos, como sabemos, tem um objetivo muito claro: manifestar quem é o Cristo. Jesus, por muitas vezes, será colocado em evidência manifestando a sua identidade.
Como o diálogo é no templo, Jesus busca iluminar quanto à interpretação das Sagradas Escrituras para mostrar-nos quem Ele é. A revelação é progressiva, é como se Jesus fosse tirando a nossa cegueira, para nos fazer ver por nós mesmos, não simplesmente porque ele está dizendo, mas porque vimos, ouvimos e tocamos no mistério. O Reino de Deus se manifesta assim...
A primeira impressão pode-nos parecer que Jesus não queira que digam que o Messias é Filho de Davi. Seria muito pouco achar que tudo o que o evangelista quer nos transmitir é um ensinamento de Jesus como se fosse: “não chamem o Messia de Filho de Davi”.
Jesus na verdade está iluminando a interpretação de dois elementos essenciais para que acolham o Verdadeiro Messias: 1. Ele é Deus 2. Ele é homem.
4 GIU 2020 · Você ama a Deus? Se a pergunta imediata é sim… de supetão, quase como se a resposta não pudesse ser outra, ainda está longe do verdadeiro amor que o evangelho hoje nos sugere.
Parece que o evangelho não traz nada de novo. O mestre da lei parece não estar querendo colocar Jesus à prova e Jesus não fala de algo novo. Jesus se apoia sobre a tradição hebraica de Deuteronômio e Levítico. Por que então autor sagrado quis colocar essa essa passagem aqui, qual a sua intenção? Jesus cita o “Shemá”, uma um trecho bíblico para os judeus comparado ao “pai-nosso” para os cristãos. Algo que as crianças aprendiam desde cedo.
Em resumo: tudo é muito simples “Amar a Deus e o próximo como Jesus”
Oração de São João Maria Vianei
Eu Vos amo, meu Deus,
e o meu único desejo é amar-Vos
até o último suspiro da minha vida.
Eu Vos amo, Deus infinitamente bom,
e mais quero morrer amando-Vos
do que viver um só instante sem Vos amar.
Eu Vos amo, meu Deus,
e só desejo o Céu para ter a felicidade
de Vos amar perfeitamente.
Eu Vos amo, meu Deus,
e só temo o inferno porque lá nunca haverá
a doce consolação de Vos amar.
3 GIU 2020 · As palavras de São Paulo são cheias de paixão, de afeto, elas são fortes e intensas. Talvez a falta de atenção ou de compreensão os personagens envolvidos não tenha causado essa sensação, mas o texto traz uma carga de sentimentos grande.
Nas primeiras linhas do texto de hoje está a chave de leitura:
Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo pelo desígnio de Deus
referente à promessa de vida que temos em Cristo Jesus,
a Timóteo, meu querido filho:
Graça, misericórdia e paz
da parte de Deus Pai
e de Cristo Jesus, nosso Senhor!
A carta é endereçada a Timóteo, um jovem, filho espiritual de São Paulo ao qual ele cuida com um afeto paternal.
Timóteo é lembrado pela sua juventude (ninguém te despreze por seres jovem), Paulo escreve duas cartas e o cita em outras. Timóteo é filho de uma judia e um pagão e lembrado também sua vó Lóide, mulheres de grande fé.
São Paulo, no trecho proposto o considera “filho querido”, e mostra a relação espiritual de intercessão pela missão desse seu companheiro de missão “quando me lembro de ti, dia e noite, nas minhas orações.”
2 GIU 2020 · Através também do salmo, a liturgia nos fala da breviedade da nossa vida. Nossa vida é muito breve, por isso cabe a nós nos questionar de onde estamos estamos colocando as nossas energias.
Pode durar setenta anos nossa vida, *
os mais fortes talvez cheguem a oitenta;
a maior parte é ilusão e sofrimento: *
passam depressa e também nós assim passamos.
*** “A vida é muito breve para viver que qualquer jeito. E a eternidade?”
O diálogo de Jesus com os fariseus hoje nos insere também nesse assunto: pagar ou não pagar os impostos? “Dai a César o que é de César e dai a Deus o que é de Deus”
Dar a César o esforço que de merece àquilo que passa, como o seu rosto na moeda, como o seu Império que parecia imutável e eterno… virou pó.
E dar a Deus o que é de Deus? Se na face da moeda dada a César tinha a imagem de César. Precisamos dar a Deus aquilo que tem sua “Imagem”: nós! Inteiros e totais.
2 GIU 2020 · Maria é mãe da Igreja e portanto nossa mãe. A maternidade de Maria porém é diferente, ela nos é dada não no seu ventre, mas aos pés da cruz.
Nos diz o próprio evangelho:
"Mulher, este é o teu filho".
Depois disse ao discípulo:
"Esta é a tua mãe".
Daquela hora em diante,
o discípulo a acolheu consigo.
28 MAG 2020 · “Tem confiança. Assim como tu deste testemunho de mim em Jerusalém, é preciso que tu sejas também minha testemunha em Roma”, diz o Senhor Paulo.
Quem, vendo essa relação tão íntima de Deus com Paulo, não a deseja também? Essa intimidade, essa escuta de Deus assim, tão clara, e tão pessoal…
Deus quer nos dar essa relação! Ele quer falar a nós muito mais do que nós queremos ouvir. Se desejamos muito escutá-lo, imagina quanto Ele quer nos falar. Deus quer se revelar aos seus amigos.
Falamos muito que queremos ouvir a Vontade de Deus, mas Ele não nos mostra, não nos revela… Acho que não é bem assim.
Na verdade, o Senhor se revela na nossa medida. Isso também depende da abertura da nossa vida ao Espírito Santo.
Uma santa de relação com Jesus, mesmo que tenha vivido em uma “noite escura”, que compriu sua missão e se configurou a Jesus de uma forma que se confundiam:
“Sou apenas um lápis na mão de Deus. É ele quem me escreve.” Santa Madre Teresa de Caucutá
27 MAG 2020 · Paulo continua seu discurso para partir para Jerusalém, hoje é comovente, “todos prorrompem em grande pranto” pois amavam Paulo e não queriam perde-lo. Jesus continua a interceder ao Pai pelos seus que também tem um tom de partida, Ele vai para o Pai, mas os “seus permanecem”.
Vemos uma forte paralelo entre esse “Sermão de Mileto” e a “Oração Sacerdotal” que vimos no evangelho e que continua hoje.
Paulo e Jesus parecem se confundir em um mesmo personagem. Daria até para dizermos (se omitíssemos os nomes e contextos) que são a mesma pessoa. Na verdade nos dois discursos existe uma marca, própria da ação do Espírito Santo: não sem importam consigo mesmos, mas estão pensando no “outro”, nesse caso “nos seus”, naqueles que o Pai os confiou.
São Paulo pede que cuidem do rebanho e Jesus pede ao Pai que os guarde do Maligno. A salvação das almas!
Na preparação para o Pentecostes gostaríamos então de avançar nessa consequência da ação do Espírito Santo em nós: a CONFIGURAÇÃO A CRISTO.
Reflexões matinais da Liturgia Diária Católica, por Pe. Franco Galdino, sacerdote católico membro da Comunidade Católica Shalom.
Informazioni
Autore | Pe. Franco Michel Silva Galdin |
Organizzazione | Pe. Franco Michel Silva Galdin |
Categorie | Cristianesimo |
Sito | www.comshalom.org |
- |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company