• Por dentro do Fiagro

    19 NOV 2021 · Lançados em março deste ano, os Fiagros, fundos de investimento voltados a atividades ligadas ao agronegócio, devem movimentar R$ 3 bilhões até dezembro. Em 2022, esse montante deve chegar a R$ 15 bilhões, segundo analistas de mercado, injetando um recurso extra no setor que é responsável por mais de 20% do PIB brasileiro. Mas exatamente o que são os fundos do agronegócio? Eu sou Carla Aranha, repórter de macroeconomia da EXAME, e para discutir esse tema recebemos Gabriel Junqueira, sócio da Santa Fé Investimentos, neste episódio do podcast SuperAgro.
    12 min. 44 sec.
  • Setor bate recorde de fusões e aquisições

    18 NOV 2021 · Entre janeiro e agosto deste ano, o agronegócio registrou 19 operações de fusão e aquisição, um recorde. Em 2020, foram apenas quatro negócios desse tipo, diante de dez em 2019. Os dados são de um levantamento exclusivo da consultoria PwC. A retomada econômica no pós-pandemia, o aumento mundial no consumo de alimentos e a expansão do mercado de commodities são os principais responsáveis por esse crescimento. Eu sou Carla Aranha, repórter de macroeconomia da Exame, e para tratar deste tema recebemos Leonardo Dell´Oso, sócio da consultoria PwC.
    23 min. 5 sec.
  • A recuperação do PIB do agro

    22 SET 2021 · Depois de cair 2,8% no segundo trimestre, segundo dados do IBGE, o PIB do agro já começa uma retomada, com o avanço do plantio da soja, que é o carro-chefe da agricultura nacional, e outras culturas. O impacto negativo das geadas também deve ficar para trás. A expectativa é que agropecuária volte a crescer, fechando o ano com resultado positivo. O Ministério da Economia já projeta um crescimento de 2% para o setor no terceiro trimestre. Eu sou Carla Aranha, repórter de macroeconomia da Exame, e para tratar deste tema recebemos o economista José Reinaldo de Souza Júnior, diretor de macroeconomia do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. 
    15 min. 54 sec.
  • Inflação dos alimentos: o que vem pela frente?

    3 SET 2021 · A crise hídrica vem impactando diretamente o agronegócio, com a quebra de safra do milho e da cana. A consequência é um aumento de preços desses insumos. Soma-se a isso a maior demanda internacional por commodities, causada pela retomada econômica de países como Estados Unidos e China, que também pressiona a inflação dos alimentos. Os preços dos itens básicos da mesa dos brasileiros, que subiram 30% nos últimos 12 meses, podem continuar elevados? E qual deverá ser o impacto dos aumentos do preço de energia para o agronegócio? Eu sou Carla Aranha, repórter de macroeconomia da Exame e para tratar desse tema trazemos o economista André Braz, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Getúlio Vargas.
    33 min. 39 sec.
  • O impacto das mudanças climáticas no agronegócio

    23 AGO 2021 · O quanto as mudanças no clima devem afetar a agricultura? Segundo a ONU, fenômenos climáticos mais intensos, como ondas de frio e secas prolongadas são uma das consequências do aquecimento global. O mais recente relatório mundial sobre o tema aponta que nas próximas duas décadas o aquecimento global deve passar 1,5 graus Celsius. No Brasil, a falta de chuva em boa parte do país e as geadas do mês de julho são um retrato desse fenômeno. A boa notícia é que os pesquisadores já descobrem soluções para reduzir os efeitos das mudanças climáticas na agricultura. Eu sou Carla Aranha, repórter de macroeconomia da EXAME, e, para tratar desse tema, recebemos Fabio Mutta, gerente técnico do Centro Tecnológico do AgroGalaxy, neste episódio do podcast SuperAgro.
    14 min. 38 sec.
  • A ameaça da doença que mata suínos

    5 AGO 2021 · A peste suína africana, doença causada por um vírus, dizimou metade do rebanho chinês de suínos desde 2018 e, agora, foi identificada pela primeira vez nas Américas. O alerta foi dado pela República Dominicana. Descoberta na África, há cem anos, a doença provoca febre alta e hemorragias que acabam levando à morte dos porcos. Importante: ela não atinge seres humanos. O Brasil reforçou o sistema de vigilância sanitária e lançou um plano para intensificar os mecanismos de detecção precoce de casos da doença. Entidades como a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) também discutem medidas mais rígidas de prevenção. Eu sou Carla Aranha, repórter de macroeconomia da EXAME, e recebemos neste episódio do podcast SuperAgro Ricardo Santin, presidente da ABPA. 
    12 min. 34 sec.
  • O impacto das geadas | SUPERAGRO EXTRA #13

    30 LUG 2021 · A recente onda de frio e geadas que chegou ao Sul, Sudeste e Centro-Oeste afetou as culturas como as de milho, café, laranja e cana de açúcar. Os preços futuros do café já sobem mais de 10% na Bolsa de Chicago. Com os pés de café impactados pelas geadas, a próxima safra poderá estar comprometida. No caso das hortaliças, o efeito é direto. O preço do alface já acusa aumentos de mais de 10% em São Paulo. Os efeitos do clima na agricultura são o tema deste episódio do podcast SuperAgro. Eu sou Carla Aranha, repórter de macroeconomia da EXAME, e recebemos nesta edição Maciel Silva, coordenador de produção agrícola da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
    11 min. 44 sec.
  • ESG: taxa de juros menores | SUPERAGRO EXTRA #12

    23 LUG 2021 · Os bancos começam a olhar mais atentamente para a relação entre ESG e o agronegócio. O Santander instituiu uma política de descontos na taxa de juros para grandes empresas do agro com base em critérios de sustentabilidade. O mercado como um todo se prepara para a nova regulamentação do Banco Central, em fase de estudos, sobre a incorporação de políticas ambientais à concessão de crédito no agro. Este é o tema deste episódio do podcast SuperAgro, que trata dos desafios, oportunidades e grandes personagens do campo. Eu sou Carla Aranha, repórter de macroeconomia da EXAME, e recebemos neste episódio Carlos Aguiar, diretor de Agronegócios do Santander.
    13 min. 47 sec.
  • Granja bilionária abre restaurante | SUPERAGRO EXTRA #11

    15 LUG 2021 · Depois de faturar 785 milhões de reais no ano passado e se tornar uma das empesas avícolas do Brasil, a Granja Faria decidiu investir no setor de restaurantes e abriu o Eggy em São Paulo. Trata-se de um fast food especializado em pratos à base de ovos, servidos no café da manhã, lanches e receitas especiais. A expectativa é abrir 30 lojas em pontos de rua e aeroportos. Este é o tema deste episódio do podcast SuperAgro, que trata dos desafios, oportunidades e grandes personagens do campo.
    10 min. 47 sec.
  • Ford Ranger Limited: os segredos para melhorar produtividade no campo | SUPERAGRO EXTRA #10

    1 LUG 2021 · Antonio Freitas, gerente de marketing de Picapes da Ford, conta por que o lançamento está fazendo tanto sucesso no campo.
    17 min. 51 sec.
Podcast oficial da exame sobre agronegócios
Contatti
Informazioni

Sembra che non tu non abbia alcun episodio attivo

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Corrente

Sembra che non ci sia nessun episodio nella tua coda

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Successivo

Copertina dell'episodio Copertina dell'episodio

Che silenzio che c’è...

È tempo di scoprire nuovi episodi!

Scopri
La tua Libreria
Cerca