• Entenda o avanço da extrema direita nas eleições para o parlamento europeu

    11 GIU 2024 · Os resultados preliminares das eleições para o parlamento europeu apontam para um avanço da extrema direita no continente e uma redução principalmente dos verdes. Ainda assim, a aliança de forças de centro permanece no controle do parlamento. Eleitores foram às urnas em toda a Europa para escolher os novos ocupantes das 720 cadeiras para um mandato de cinco anos. Para entender o que representa o resultado o Direto ao Ponto conversa com o jornalista Jurandir Soares, que cobre a aárea internacional para o Correio do Povo e para a Rádio Guaíba, e com o professor de Ciência Política da Ufrgs Eduardo Svartman.A apresentação é de Matheus Chaparini.
    21 min. 15 sec.
  • Entenda qual seria o impacto no RS caso a PEC das Praias entrasse em vigor

    6 GIU 2024 · A https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/pol%C3%ADtica/lira-nega-que-pec-trate-de-privatiza%C3%A7%C3%A3o-de-praias-e-defende-texto-aprovado-pela-c%C3%A2mara-1.1500696 tem provocado polêmica. A medida em tramitação prevê a transferência do gerenciamento de territórios à beira-mar da União para estados, municípios ou entes privados. De um lado, parlamentares afirmam que a proposta aqueceria a economia, e de outro, políticos, especialistas e organizações destacam os riscos ambientais e sociais do projeto. O Direto ao Ponto procura entender quais seriam as implicações da PEC, caso ela entrasse em vigor, especialmente no https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/chuvasnorsO entrevistado é Eber Pires Marzulo. Ele é professor titular da Faculdade de Arquitetura da Ufrgs e também do Departamento de Urbanismo e dos programas de pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional; e em Segurança Cidadã da universidade. A apresentação é de Lucas Eliel.
    32 min. 47 sec.
  • O papel da educação ambiental no enfrentamento às mudanças climáticas

    4 GIU 2024 · Nesta edição especial do Direto ao Ponto, com apoio da CMPC, refletimos sobre o poder da educação ambiental nas escolas. De importância indiscutível, o conhecimento científico se mostrou pouco utilizado para evitar a tragédia climática no Rio Grande do Sul. Confira o episódio que traz como fundo reflexões do geólogo e professor da UFRGS, Rualdo Menegat.
    2 min. 57 sec.
  • Equipe da Record enfrenta ciclone e ondas de 5 metros em alto-mar durante cobertura das enchentes no RS

    29 MAG 2024 · Reportagem acompanhou operação da Marinha do Brasil e dos EUA a bordo do navio Atlântico durante passagem de ciclone no oceano
    18 min. 48 sec.
  • Os desafios da cobertura da maior tragédia climática do Rio Grande do Sul

    18 MAG 2024 · Há duas semanas, o assunto que pauta as conversas no Estado é a inundação do Rio Grande Sul. Até hoje, 17 de maio, o balanço de mortes pela enchente é de 154 pessoas, podendo aumentar já que outras 98 pessoas estão desaparecidas. A poucos metros do Guaíba, o prédio sede do Correio do Povo e Rádio Guaíba ficou alagado. Colegas de jornal tiveram as casas invadidas pela água ou tiveram que abandonar seus endereços por segurança, além das dificuldades enfrentadas por todos, como desabastecimento de água, luz, internet, mantimentos. O Direto ao Ponto de hoje convida você a entender um pouco da situação das enchentes do Estado e de como o Correio do Povo e a Rádio Guaíba se adaptaram para seguir fornecendo informações importantes nesse momento trágico que afeta todos os gaúchos.
    27 min. 34 sec.
  • A maior tragédia natural da história do RS

    2 MAG 2024 · Com calamidade pública decretada, o Rio Grande do Sul vive a "maior tragédia natural da sua história". Com 24 mortos e mais de 67 mil afetados, o Estado convive com cidades submersas, a ameaça de cheias ainda maiores e a dificuldade das autoridades para executar os resgates.Com informações se avolumando de hora em hora, o Direto ao Ponto de hoje destaca os principais acontecimentos desta quinta-feira com o nível histórico do rio Taquari na madrugada, a visita do presidente Lula e o rompimento parcial da barragem 14 de julho em Cotiporã.
    5 min. 2 sec.
  • 40 min. 36 sec.
  • Pousada Garoa: a precariedade por trás da tragédia que deixou 10 mortos

    29 APR 2024 · Um https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/pol%C3%ADcia/seis-pessoas-permanecem-hospitalizadas-ap%C3%B3s-inc%C3%AAndio-em-pousada-de-porto-alegre-1.1488558 atingiu uma pousada da Rede Garoa, na Avenida Farrapos, 305, deixando 10 mortos e outros 15 feridos. O fogo começou durante a madrugada de quinta para sexta-feira, 26. A Prefeitura de Porto Alegre tem uma parceria com a rede de pousadas para acolher pessoas em vulnerabilidade social, algumas delas estão entre as vítimas fatais.A vistoria ainda não apontou a causa das chamas. O local, no entanto, não tinha plano de combate a incêndios. Quem conhecia o local já alertava que as condições elétricas e de estrutura eram muito precárias.Essas mesmas condições foram identificadas pela https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/cidades/el%C3%A9trica-prec%C3%A1ria-extintores-sem-recarga-e-portas-cadeadas-correio-do-povo-flagra-irregularidades-em-rede-de-pousadas-1.1488081 em uma outra pousada, da mesma rede, em Porto Alegre. O repórter Cristiano Abreu, e o fotógrafo Mauro Schaefer, estiveram no local e presenciaram as condições precárias e degradantes da estrutura. Neste episódio do Direto ao Ponto, conversamos com Cristiano para saber os bastidores de como a equipe conseguiu entrar nos prédios, assim como o que viram nas pousadas. A apresentação é de Lucas Keske.
    26 min. 17 sec.
  • Como foram os bastidores e as agendas da comitiva do governo gaúcho na Alemanha

    26 APR 2024 · O governado Eduardo Leite liderou uma comitiva em uma missão de https://www.correiodopovo.com.br/podcasts/direto-ao-ponto/como-foi-a-etapa-italiana-da-miss%C3%A3o-do-governo-ga%C3%BAcho-na-europa-1.1485105 e Alemanha. Acompanhado de secretários e deputados, Leite teve uma série de agendas com governos e empresas para prospectar negócios e a aproximar o Estado destes dois países. Durante a etapa alemã da viagem, além das reuniões, o grupo enfrentou uma maratona de aeroportos, que foi impactada na segurança pelo conflito entre Irã e Israel. Nos bastidores, o projeto de aumento da alíquota de ICMS, defendido pelo governo na Assembleia Legislativa.A editora de política do Correio do Povo, Mauren Xavier, acompanhou a comitiva e conta como foi a segunda parte da https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/pol%C3%ADtica/missaoitaliaalemanha A apresentação é de Matheus Chaparini.
    30 min. 44 sec.
  • Entenda o que muda com a situação de emergência em função da dengue em Porto Alegre

    24 APR 2024 · Porto Alegre decretou, nesta semana, https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/sa%C3%BAde/porto-alegre-decreta-emerg%C3%AAncia-em-sa%C3%BAde-para-enfrentamento-da-dengue-1.1486681 por conta da dengue. A decisão se dá diante de um cenário com aumento de casos e internações e sobrecarga no sistema de saúde. Somente este ano, a cidade registrou mais de 2.200 casos confirmados da doença, além de duas mortes.A capital gaúcha vive um cenário diferente dos anos anteriores. Em 2022 e 2023, havia uma concentração de casos na Zona Leste. Neste ano,https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/sa%C3%BAde/quase-todos-os-bairros-de-porto-alegre-j%C3%A1-registraram-casos-de-dengue-em-2024-alerta-secret%C3%A1rio-1.1486831tem alto índice de infestação pelo mosquito.O Direto ao Ponto conversa com a Diretora de Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Evelise Tarouco da Rocha, para entender o que muda daqui para frente com a situação de emergência decretada.
    25 min. 7 sec.

Fique por dentro dos principais fatos do Brasil e do mundo bem no estilo Correio do Povo: direto ao Ponto. Não deixe de acessar o site do jornal e assinar...

mostra di più
Fique por dentro dos principais fatos do Brasil e do mundo bem no estilo Correio do Povo: direto ao Ponto. Não deixe de acessar o site do jornal e assinar a newsletter mensal de indicações do podcast, elaborada por Lucas Eliel, um dos apresentadores.
mostra meno
Contatti
Informazioni

Sembra che non tu non abbia alcun episodio attivo

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Corrente

Sembra che non ci sia nessun episodio nella tua coda

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Successivo

Copertina dell'episodio Copertina dell'episodio

Che silenzio che c’è...

È tempo di scoprire nuovi episodi!

Scopri
La tua Libreria
Cerca