Copertina del podcast

Conversas de Café

  • #0015-Conversas-de-Café-Rooney&Pascoal-Sobre-Ordens-Sociais-Intersubjetivas-Sapiens-Harari2 (Yuval Noah Harari)

    27 MAG 2020 · Neste episódio, os amigos Rooney Pinto e Pascoal Albuquerque tornam a conversar sobre o livro Sapiens de Yuval Noah Harari. Partindo do enquadramento teórico que o autor faz em sua obra, os dois amigos refletem sobre o imaginário coletivo e a Ordem Social Intersubjetiva, segundo a visão do autor.
    Ascoltato 19 min. 24 sec.
  • #0014-Conversas-de-Café-Rooney,Pascoal&Jassuipe-Sobre-Os-tipos-de-concepção-de-mundo (Wilhelm Dilthey)

    26 MAG 2020 · Neste podcast, os amigos Rooney Pinto, Pascoal Albuquerque e Jassuípe Morais conversam sobre a obra "Os tipos de concepção de mundo" de Wilhelm Dilthey. A obra foi traduzida para o português por Artur Mourão a partir do original Gesammelte Schiriften, Vol. VIII: Weltanschauungslehre. Abhandlungen zur Philosophie der Philosophie, B. G., Teubner Verlagsgesellschaft, Estugarda/Vandenhoeck & Ruprecht, Gottinga 1977. Com uma reflexão ampla sobre a filosofia e as mundividências, a obra traz aos amigos a oportunidade de reflexões sobre as formas de ver o mundo em diferentes contextos e realidades.
    Ascoltato 32 min. 27 sec.
  • #0013-Conversas-de-Café-Rooney&Pascoal-Sobre-Sapiens (Harari)

    25 MAG 2020 · Neste episódio, os amigos Rooney Pinto e Pascoal Albuquerque conversam sobre o livro Sapiens de Yuval Noah Harari. Partindo do enquadramento teórico que o autor faz em sua obra, os dois amigos refletem sobre a Revolução Cognitiva e a Revolução Agrícola, dois dos quatros tópicos centrais do livro.
    Ascoltato 19 min. 20 sec.
  • #0012-Conversas-de-Café-Rooney&Pascoal-Sobre-Comprar-Pensar-e-Existir

    22 MAG 2020 · Neste podcast Rooney Pinto e Pascoal Albuquerque ensaiam uma reflexão sobre a relação entre pensar e existir. A partir da expressão "compro, logo existo" parodiando a famosa expressão de Descartes "penso, logo existo", os dois amigos refletem sobre a relação entre capacidade cognitiva, consciência, existência. A obra "O sentimento de si" de António Damásio é o ponto e partida para o diálogo em interface com outras obras, como "Percurso do Reconhecimento" de Paul Ricoeur e "Os Quadros da Experiência Social" de Erving Goffman.
    Ascoltato 19 min. 55 sec.
  • #0011-Conversas-de-Café-Rooney&Pascoal-Sobre-A-Insustentável-Leveza-do-Ser (Milan Kundera)

    21 MAG 2020 · Neste episódio Rooney Pinto e Pascoal Albuquerque conversam sobre a obra "A Insustentável Leveza do Ser" de Milan Kundera. As dinâmicas sociais, os relacionamentos e os contextos políticos são retratados como metáforas da vida. Com toques de Existencialismo, Milan Kundera apresenta a visão dicotómica de leve e pesado para ilustrar os dilemas humanos vividos pelas personagens Teresa, Thomas, Sabina e Franz nas décadas de 60 e 70 em Praga. Se por um lado a narrativa reflete a beleza do romance, por outro descortina o diálogo entre esfera privada e pública e a consciência de si como único refúgio.
    Ascoltato 9 min. 20 sec.
  • #0010-Conversas-de-Café-Rooney&Pascoal-DeVolta-à-Crítica-da-Razão-Cínica (Peter Sloterdijk)

    20 MAG 2020 · Neste podcast Rooney Pinto e Pascoal Albuquerque voltam à obra Crítica da razão Cínica de Peter Sloterdijk, para dar continuidade às suas reflexões. Partindo de aspetos como o cinismo, resgatado por Sloterdijk com referência primeira ao filósofo helenístico Diógenes de Sínope (413-323 a.C), e indo em direção ao mal estar da humanidade, são provocadas reflexões sobre a crítica vazia e as muitas verdades. Sobre esta última, os dois amigos levantam questões sobre a dicotómica e ao mesmo simbiótica relação entre a verdade e a mentira, ressaltadas por Sloterdijk em suas abordagens sobre o Iluminismo e nossas relações contemporâneas no diálogo entre o público e o privado, entre o interior e o exterior.
    Ascoltato 14 min. 10 sec.
  • #0009-Conversas-de-Cafe-Rooney&Pascoal-Sobre-Crítica-da Razão-Cínica (Peter Sloterdijk)

    19 MAG 2020 · Neste episódio Rooney Pinto e Pascoal Albuquerque fazem suas reflexões sobre a obra "Crítica da Razão Cínica" de Peter Sloterdijk. O cinismo contemporâneo é abordado por Sloterdijk como denúncia da falsa consciência que todos vivemos, de forma que nosso cinismo contemporâneo pode ser observado em diversas esferas sociais. Esta perda das ilusões, como uma construção do idealizado social, é abordado pelo autor em diálogo com a corrente filosófica do cinismo na Antiguidade clássica. Rooney Pinto e Pascoal Albuquerque convidam o ouvinte a refletir sobre o pensamento de Sloterdijk no dia-a-dia e na nossa prática de um cinismo distorcido contemporâneo.
    Ascoltato 19 min. 31 sec.
  • #0008-Conversas-de-Café-Rooney&Jassuipe-Sobre-Educação-Financeira

    17 MAG 2020 · Neste episódio Rooney Pinto e Jassuípe Morais conversam sobre Educação Financeira. Os desafios económicos impostos pelos atuais contextos de crise de saúde global, convocam-nos à reflexão sobre nossos gastos e a gestão financeira familiar. Tema particularmente interessante neste momento que exige uma reflexão transversal sobre nossos comportamentos de consumo, de gestão das financeiras no foro familiar e empresarial. Prof. Jassuípe Morais partilha suas reflexões e experiências do grupo de investigação sobre Educação Financeira da UFPB, ao mesmo tempo que convida-nos a repensar nossos hábitos de consumo e nosso planejamento financeiro.
    Ascoltato 28 min. 38 sec.
  • #0007-Conversas-de-Cafe-Rooney&Pascoal-Sobre-Tecnologias-na-ModernidadeLíquida&AmorLíquido (Zygmunt Bauman)

    16 MAG 2020 · Neste podcast Rooney Pinto e Pascoal Albuquerque retomam suas reflexões sobre a obra Modernidade Líquida de Zygmunt Bauman referida no último podcast. Contudo, e de maneira breve, discutem-na em diálogo com a obra Amor Líquido do mesmo autor. O ponto de reflexão centra-se nos desafios que a sociedade líquida referida por Bauman enfrenta em aprender a usar as tecnologias positivamente nas relações sociais. Os telemóveis e as redes sociais digitais estariam a afastar-nos ou a aproximarmos? Será que nossas relações sociais estariam a ser impactadas pelas tecnologias de uma revolução transhumanista (em referência a Lua Ferry) em plena modernidade líquida? As obras de Bauman conectam-se entre si e transcendem suas próprias temáticas, deixando-nos com muito para refletir sobre nossos comportamentos e sobre nossa responsabilidade frente aos desafios de uma sociedade liquefeita.
    Ascoltato 10 min. 9 sec.
  • #0006-Conversas-de-Cafe-Rooney&Pascoal-Sobre-A-Modernidade-Líquida (Zygmunt Bauman)

    15 MAG 2020 · Neste episódio Rooney e Pascoal provocam reflexões em torno da obra "A Modernidade Líquida" de Zygmunt Bauman. A visão intensa e lúcida da obra de Bauman denuncia a crise da sociedade contemporânea, sobretudo na natureza efémera das relações e da liquefação dos valores sociais. Para Bauman, a modernidade líquida é um reflexo das mudanças sociais e políticas que ocorrem após a segunda guerra mundial e se contrapõe à modernidade sólida, mais rígida e centrada em valores estabelecidos. Embora em essência a modernidade líquida apresente aspetos positivos, igualmente apresenta gigantes desafios sociais e políticos, incertezas e problemas que se inserem em diversas esferas da sociedade.
    Ascoltato 12 min. 46 sec.
Diz um adágio popular que no café salvamos o mundo. Partindo desta ideia, abrimos este espaço para refletir sobre problemas atuais e como lidamos com eles.
Contatti
Informazioni

Sembra che non tu non abbia alcun episodio attivo

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Corrente

Copertina del podcast

Sembra che non ci sia nessun episodio nella tua coda

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Successivo

Copertina dell'episodio Copertina dell'episodio

Che silenzio che c’è...

È tempo di scoprire nuovi episodi!

Scopri
La tua Libreria
Cerca