• Novo comando do México deverá enfrentar o domínio do tráfico

    11 GIU 2024 · A segunda maior economia da América Latina, atrás apenas do Brasil, o México elegeu recentemente a  primeira mulher presidente, a ex-prefeita da Cidade do México, Claudia Sheinbaum. Ela foi a candidata do atual presidente López Obrador,  um expoente da nova onda de esquerda na América Latina. Mas o país enfrenta inflação alta, desemprego e um crescimento da violência liderada pelo narcotráfico. O Conexão Mundo conversou com o mestre em Estudos Latino-Americanos pela Universidade Nacional Autônoma do México, Waldir José Rampinelli, para conhecer os desafios mexicanos.
    13 min. 9 sec.
  • África do Sul quer mudanças após 30 anos do Apartheid

    4 GIU 2024 · Os sul-africanos votaram numa das eleições mais acirradas no país desde que o partido Congresso Nacional Africano chegou ao poder com o vitória que pôs fim do Apartheid, em 1994. Para quem não lembra, trata-se do movimento de libertação liderado por Nelson Mandela. Mas o histórico partido de Mandela tem se desgastado após 30 anos no poder com casos de corrupção, aumento do desemprego, além de falhas graves no sistema de energia do país. O resultado dessas eleições foi a redução do apoio ao partido. O Conexão Mundo conversou com o professor Laurindo Tchinhama, Doutor em Relações Internacionais e especialista em paz e segurança na África, que nos conta para onde vai a segunda maior potência econômica do continente africano.
    16 min. 10 sec.
  • Desastres preparam países para mudanças climáticas

    28 MAG 2024 · Enquanto no Brasil uma catástrofe climática deixa um rastro de destruição no Rio Grande do Sul, outros países vivem tragédias semelhantes. Papua-Nova Guiné, Indonésia, Afeganistão e Quênia estão na lista de nações que sofrem com chuvas torrenciais, calculam centenas de mortos e milhares de desabrigados. Como os países têm se preparado para as mudanças climáticas? Há algum continente seguro ou mais atingido? O Conexão Mundo conversou sobre isso com Natalie Unterstell, Mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School e Especialista em Finanças da Adaptação Climática.
    16 min. 47 sec.
  • Irã deve enfrentar mais tensão política após morte de presidente

    21 MAG 2024 · A morte do presidente iraniano ultraconservador  Ebrahim Raisi essa semana, durante a queda de helicóptero, pode levar o país a aprofundar a crise econômica, descontentamento público e tensões geopolíticas. Novas eleições são esperadas dentro de 50 dias, mas o líder supremo, Ali Khamenei deve já ter cartas marcadas. Isso enfraquece ainda mais a confiança da população que exige reformas. O Conexão Mundo conversou com o professor Mohammed Nadir, doutor em História Contemporânea, que nos conta quais as perspectivas com a mudança na liderança de um dos países mais poderosos do continente asiático.
    15 min. 56 sec.
  • Ex-colônias europeias têm difícil reparação de bens roubadas

    14 MAG 2024 · A discussão sobre a devolução de objetos do patrimônio histórico de ex-colônias da Europa tem crescido na medida em que enfrenta barreiras jurídicas. Nos museus europeus, os itens são expostos com a narrativa do colonizador. Além da África, países como Nepal, Indonésia, Índia e até a Grécia têm peças levadas durante o domínio europeu. O Conexão Mundo conversou com o historiador, mestre em história social e jurista, produtor do canal Caçador de Histórias, no YouTube, professor Flávio Muniz.
    28 min.
  • Dia da Europa é marcado por crises na economia e política

    7 MAG 2024 · Em tempos de celebração do Dia da Europa, data do aniversário da Declaração Schuman sobre uma nova cooperação política pós-guerra, o bloco enfrenta um momento difícil: crise econômica, crise energética, protestos sociais, aumento da imigração ilegal, avanço da extrema direita e até ameaça militar russa. Os 27 estados-membros abrigam hoje mais de um milhão e meio de brasileiros. A Europa ainda é um bom destino para quem busca uma vida melhor? Qual a relação atual com as ex-colônias? O Conexão Mundo conversou com o professor Marcus Oliveira, doutor em história e cultura política pela Unesp, para analisar a situação atual dos europeus.
    25 min. 28 sec.
  • Economia lenta piora cenário de trabalho na América Latina

    30 APR 2024 · Em tempos de celebrar o Dia do Trabalhador, como está o mercado de trabalho na América Latina? O  declínio da taxa de crescimento da população e a mudança do perfil do trabalhador devem influenciar o mercado ao mesmo tempo em que os países buscam o acelerar o fraco crescimento econômico. O Conexão Mundo ouviu a jornalista e editora chefe de Notícias no Uol, Carla Jimenez, que fez uma análise dos desafios envolvendo os países que compõem a América Latina e  Caribe.
    22 min. 22 sec.
  • Revolução dos Cravos marca 50 anos do fim da ditadura portuguesa

    23 APR 2024 · A ditadura em Portugal começou em 1926 e foi intensificada em 1932 com a chegada de Antônio Salazar ao poder. O nacionalista mudou a Constituição e comandou a repressão no país. A Revolução dos Cravos, um levante militar e popular em 25 de abril de 1974, marcou o fim desse período. O nome é uma referência à distribuição das flores, pois o cravo simbolizava paz, igualdade e liberdade. O Conexão Mundo conversou com o pesquisador português e mestre em economia João Manuel Caraça, que também contou a história de resistência da família e a participação na revolução.
    15 min. 39 sec.
  • Entenda a brutal guerra civil no Sudão que completa um ano

    16 APR 2024 · O Sudão é uma nação rica em petróleo e minério, com 45 milhões de habitantes e mais de 400 grupos étnicos, mergulhada em um histórico de guerras civis. Já houve a independência do Sudão do Sul e uma revolta em Darfur, ao Oeste, que também busca a independência. Como se não bastasse, após um governante deposto por crimes de guerra, generais disputam o poder e se negam a devolver o país aos civis. Como a situação chegou a esse ponto? Qual a história de riqueza e colonização dos sudaneses? O Conexão Mundo conversou com a Doutora em História, Patrícia Teixeira Santos, autora do livro “Fé, guerra e escravidão: Uma história da conquista colonial do Sudão”.
    20 min. 6 sec.
  • Índia: nacionalismo e desinformação dominam a maior eleição do mundo

    9 APR 2024 · A maior eleição do mundo é o que se espera na Índia, onde mais de 900 milhões de eleitores vão às urnas entre abril e maio para renovar o parlamento. A tendência é de recondução de Narendra Modi como primeiro-ministro com o crescimento do ultranacionalismo. Situação que preocupa a crescente repressão à diversidade religiosa e a qualquer manifestação de oposição ao governo. O Conexão Mundo conversou sobre isso com o professor Emiliano Unzer, Doutor em História Social pela USP e autor de diversos livros sobre a história do continente asiático.
    26 min. 30 sec.

O que acontece no mundo reflete também em nosso país. Conflitos, novas leis, descobertas, eleições, reparações históricas e outros acontecimentos que envolvam os seis continentes são pauta no Conexão Mundo....

mostra di più
O que acontece no mundo reflete também em nosso país. Conflitos, novas leis, descobertas, eleições, reparações históricas e outros acontecimentos que envolvam os seis continentes são pauta no Conexão Mundo. Alexandra Fiori e Norberto Notari fazem a apresentação e produção do podcast que conecta você com os fatos internacionais.
mostra meno
Contatti
Informazioni

Sembra che non tu non abbia alcun episodio attivo

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Corrente

Sembra che non ci sia nessun episodio nella tua coda

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Successivo

Copertina dell'episodio Copertina dell'episodio

Che silenzio che c’è...

È tempo di scoprire nuovi episodi!

Scopri
La tua Libreria
Cerca