Contatti
Info
Toda semana, uma conversa improvisada entre o professor e escritor Deonísio da Silva e a professora e advogada Maria Carloto, sobre comportamento.
Comportare | Com Deonísio da Silva e Maria Carloto
Comportare | Com Deonísio da Silva e Maria Carloto
BandNews FM - Rio de Janeiro
1 NOV 2024 · Nesta edição, Deonísio da Silva e Maria Carloto apresentam episódio inédito sobre as efemérides de outubro. No mês findouro – ainda não existe esta palavra -, celebramos o Descobrimento da América, o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia dos Professores.
Uma conversa livre, emocionante e descontraída com dois escritores e professores sobre estas efemérides. E justamente no dia 31 celebramos também o dia do Saci-Pererê e o dia Mundial da Poupança. Nem faltará uma divertida explicação por poupança ser também sinônimo de nádegas.
19 SET 2024 · Neste episódio o professor Deonísio da Silva fala de novos comportamentos e do abandono da erudição no ensino, como se somente valesse o que é popular hoje. O Brasil tem vários cantores e cantoras eruditas. Já teve Bidu Sayão e hoje tem Carmen Monarcha, de 45 anos.
A trilha musical que você ouve neste episódio levará a profissões que exigem grande preparação, uma das quais está no campo da Medicina, a ortopedia. Hoje é dia do ortopedista.
Não é apenas o dia do ORTOPEDISTA. Esta palavra e esta profissão nos fazem lembrar de ORTOGRAFIA, escrever corretamente, e de ORTOEPIA, falar corretamente. E deixemos a ortodoxia para lá.
Todos nós temos nossos OSSOS DO OFÍCIO. Vamos dizer quais são os ossos do ofício de alguns profissionais, começando pelos do professor, que é corrigir textos de seus alunos, pesquisar e dar aulas em boa ortoepia, senão os alunos não entendem, e escrever corretamente, dando exemplos para eles.
16 SET 2024 · Bem antes de padarias, restaurantes, churrascarias e lanchonetes, havia o costume de fazer comida em casa e saboreá-la na companhia de familiares, vizinhos e conhecidos.
Nas primeiras casas e propriedades, um dos indicadores destes antigos usos e costumes, que agora parecem estar voltando - fazer comida em casa e fazer as refeições juntos - era o forno ao lado da casa, o fogão a lenha e uma pequena pilha de paus ou gravetos, recolhidos no dia anterior, para acender o primeiro fogo da manhã.
O fogão passou de fogão a lenha a fogão a gas, a eletricidade, o deslocamento maciço da população brasileira do campo para a cidade e tudo mudou.
No podcast desta quinta-feira (12), uma conversa de DEONÍSIO DA SILVA e MARIA CARLOTO sobre as idas e vindas deste COMPORTAMENTO.
5 SET 2024 · Na semana em que celebramos a independência política de nosso país, a pergunta que não quer calar: somos independentes? A resposta é: depende.
Mas depende de quê? Do conceito de dependência e de independência de cada pessoa.
Por exemplo: como seu nome aparece no imposto de renda? Com seus rendimentos atuais, você conseguiria viver às suas custas?
Mas, além de conceitos de independência econômica e financeira, talvez devêssemos falar em interdependência, tanto entre pessoas como entre nações.
#Comportare #Comportamento #BandNewsFM
1 SET 2024 · Na edição desta semana Deonísio da Silva e Maria Carloto vão tratar da 2ª parte dos amores de Inês de Castro, aquela que depois de morta foi rainha.
A trágica história de amor é conhecida em Portugal, Brasil e em muitos países. A vida e morte de Inês de Castro chegou a conhecimento dos brasileiros alguns séculos depois de acontecida.
Quem a tornou mais popular foi Camões, com sua obra máxima, OS LUSÍADAS.
Ela teve quatro filhos e morreu decapitada por ordens do sogro, o rei Fom Afonso, pai Dom Pedro, marido de Inês, chamado o Justiceiro, por ter vingado a morte da esposa. Também era conhecido por Dom Pedro, o Cru, redução de Cruel.
Ver em Os Lusíadas, CANTO III - ESTROFES 118 A 135 EPISÓDIO DE INÊS DE CASTRO.
23 AGO 2024 · No COMPORTARE desta semana Deonísio da Silva vão tratar de uma trágica história de amor que é emblemática tanto em Portugal quanto no Brasil.
E que é conhecida em muitos países: a história de Inês de Castro, aquela que depois de morta foi rainha. Ela chegou a portugueses e brasileiros pela pena de um cronista, mas quem a tornou ainda mais popular foi Camões, com sua obra máxima, OS LUSÍADAS.
Ver em Os Lusíadas, CANTO III - ESTROFES 118 A 135 EPISÓDIO DE INÊS DE CASTRO.
15 AGO 2024 · Desde o Descobrimento e por muitos séculos, o Brasil integrou-se à civilização ocidental cristã e a maioria de sua população passou a ser católica. Os primeiros padres, notadamente da companhia de Jesus, os jesuítas, fizeram uso todo especial da espiritualidade dos índios, hoje preferencialmente designados por povos originários.
Mas havia religiosidades antes do Descobrimento, que continuaram depois, tendo aumentado também a participação de outros cultos, de ramos cristãos, mas não católicos, e uma afluência de ritos e comportamentos vindos de imigrantes de várias partes do mundo, com destaque especial para os imigrantes forçados, tornados escravos já no embarque na África e assim vendidos para o tráfico negreiro, de triste memória.
Nossa pauta de hoje será sobre comportamento religioso: o que podemos dizer da situação da espiritualidade em nosso país? Você, que nos assiste ou apenas nos ouve, vai a igrejas, a templos, a terreiros, a sessões espíritas ou a outros ritos? Recorre a santos específicos, a Deus, a entidades superiores?
Não perca o podcast COMPORTARE, a conversa semanal de Deonísio da Silva e Maria Carloto sobre temas do comportamento dos brasileiros.
12 AGO 2024 · Quantos artigos tem a Constituição em vigor? Alguém já teve o trabalho de ler nossa Constituição, que tem o nome de Constituição da República Federativa do Brasil? Está aqui: Veja aqui: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf
O famoso historiador brasileiro Capistrano de Abreu, que era cearense de nascimento e foi professor do Colégio Pedro II, no Rio, criou meio de brincadeira um modelo de Constituição que diz tudo em poucas palavras. No caso, em dois artigos apenas.
“Art. 1º Todo brasileiro é obrigado a ter vergonha na cara.
Art. 2º Revogam-se as disposições em contrário”.
O que é uma vergonha para você? O povo brasileiro consagrou também: “vergonha é roubar e não poder carregar”. Que tipo de vergonha é mais frequente no comportamento do brasileiro? Mas brasileiro de onde? Nosso país é um dos maiores do mundo em extensão territorial, tem mais de 200 milhões de habitantes, tem tantos estados quantas são as letras do alfabeto e mais o Distrito Federal. Quando se diz “o brasileiro”, de quem falamos? Quem se sente representado nisso?
Este é o pano de fundo do novo episódio do podcast COMPORTARE, criação e apresentação de Deonísio da Silva e Maria Carloto, levado ao ar toda semana pela BandNews FM.
Nota final:
Que justo orgulho tivemos ao ver agora em Paris a bandeira brasileira elevar-se entre duas bandeiras dos Estados Unidos pelo feito glorioso da ginasta brasileira Rebeca Andrade. Parabéns para ela! Ela merece!
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rebeca_Andrade
Por que se fala tão mal do brasileiro? Alguns brasileiros não fazem bom juízo de si mesmos e de repente os brasileiros surpreendem o mundo inteiro.
2 AGO 2024 · O dinheiro está sumindo, não apenas do bolso, da bolsa, da carteira. Quem o está substituindo? E o cheque, para onde foi? O cartão de crédito e de débito nos meios de pagamento levou o brasileiro a responder a várias perguntas antes de tomar um simples cafezinho.
O brasileiro está mudando os meios e modos de pagamento do dia a dia. O boleto e o Pix irromperam por todo o Brasil.
Neste podcast, vamos tratar desta mudança de comportamento. Não se paga nem se recebe como sempre se fazia. Como é que os brasileiros estão comprando e pagando?
26 LUG 2024 · De roupas e cosméticos para embelezar o corpo feminino, passamos a academias e a cirurgias para retirar ou acrescentar, aumentar ou diminuir, enfim a alterar o próprio corpo.
Não bastou mais apertar o corpo a ponto de levar a mulher a desmaios, como antigamente, com espartilhos. O arsênico e outros venenos misturados nas tintas prejudicaram muito a mulher no passado.
E atualmente muitas mulheres se submetem a cirurgias plásticas para correção do próprio corpo, inconformadas com suas medidas. Foi um passo à frente muito perigoso.
A maioria destes procedimentos tem final feliz, mas outros, não; e alguns até terminam em morte.
Também o corpo dos homens, não apenas o das mulheres, tem "Medidas Provisórias", comparação vinda do âmbito jurídico.
Estes serão os assuntos do novo episódio de COMPORTARE nesta quinta-feira com Deonísio da Silva e Maria Carloto.
Toda semana, uma conversa improvisada entre o professor e escritor Deonísio da Silva e a professora e advogada Maria Carloto, sobre comportamento.
Informazioni
Autore | BandNews FM - Rio de Janeiro |
Organizzazione | Vibra (Brasil) |
Categorie | News , Arte , Cultura e società |
Sito | www.spreaker.com |
- |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company