Copertina del podcast

Boca de Afofô

  • NOTÍCIAS DO DOIS DE JULHO NA BAHIA: AS VÁRIAS FESTAS DENTRO DA FESTA - EP 18 - Milton Moura

    21 DIC 2021 · No último episódio da temporada Clíssio Santana recebe o professor Milton Moura, com graduação em Filosofia na PUC-RJ. Milton fez Mestrado em Ciências Sociais e Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas na UFBA. Realizou Pós-Doutoramento em História na UFPE. É Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História e em Cultura e Sociedade da UFBA. Coordena o Grupo de Pesquisa O Som do Lugar e o Mundo. Tem publicado sobre temas relacionados à História da Festa, sobretudo o Carnaval de Salvador, o caboclo de Itaparica e as Festas de Independência em Cartagena de Índias. Hoje nosso convidado fala a respeito de festas, festividades e, sobretudo, a do Dois de Julho na Bahia, festa cívica com enorme apelo popular que carrega consigo inúmeros símbolos de resistência. Discute as principais personagens do Dois de Julho, disputas de narrativas em torno do processo de Independência. Nos comunica as diversas festas, dentro da festa e de como cada cidade da Bahia tem seu jeito e maneiras próprias de comemorar essa data. E, também, os importantes signos ancestrais encontrados nas figuras do Caboclo e da Cabocla.
    Ascoltato 37 min. 15 sec.
  • NAS MARGENS DA LINGUAGEM: CINEMA NEGRO E LITERATURA - EP 17 - Evelyn Sacramento

    15 DIC 2021 · Hoje Clíssio Santana recebe Evelyn Sacramento, bacharel em Cinema e Audiovisual pela UFRB, mestre pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudo Étnicos e Africanos pela UFBA. Desde a graduação Evelyn dedica-se à pesquisa sobre cinema negro e cinema africano, se debruçando principalmente na trajetória da cineasta senegalesa Safi Faye. É cofundadora do projeto Lendo Mulheres Negras. É autora do livro: Menina Nicinha (2021). Nesse episódio discutimos sobre literatura feita por mulheres negras, a partir de quem escreve e de quem lê. Da importância dessa literatura circular por todos os espaços e de como isso pode formar ainda mais escritoras e leitoras. Além disso, Evelyn nos conta sua trajetória como escritora e cineasta, de como percebeu que podia ocupar esses lugares a partir da troca e da partilha, a partir da coletividade com outras mulheres negras.
    Ascoltato 32 min. 54 sec.
  • HÍBRIDAS LINGUAGENS: FOTOGRAFIA E ESCRITA COMO OFÍCIO DE VIDA - EP 16 - Tom Correia

    7 DIC 2021 · Hoje nosso podcast tem o prazer em receber Tom Correia, escritor-fotógrafo com formação em jornalismo, Tom possui diversas publicações e trajetória híbrida que envolve projetos em fotografia de rua e literatura. Além de idealizador e editor da Revista Laroyê, foi curador do Iº Festival Literário Ori, do Festival Literário Nacional (FLIN) e de duas edições da Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA). Dentre outras obras é autor do livro: Ladeiras, vielas & farrapos. Hoje nosso convidado nos conta a respeito de sua trajetória profissional que flerta com diversas áreas do saber. De como se percebeu um profissional de múltiplas facetas que envolvem literatura, curadoria, fotografia. A importância de um homem negro periférico ocupar esses espaços, sem perder de vista a perspectiva racial e política e de como o racismo estrutural atravessa o corpo negro durante sua caminhada como pessoa e como profissional.
    Ascoltato 37 min. 33 sec.
  • FEMINISMO E NEGRITUDE: AS MULHERES NEGRAS PELO BEM VIVER - EP 15 - Valdecir Nascimento

    1 DIC 2021 · Nesse episódio Clíssio Santana tem o prazer em receber Valdecir Nascimento historiadora graduada pela UFBA, possui mestrado em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Seus principais interesses são na área de Educação, com ênfase em Educação das Relações Étnico-Racial e de Gênero. É fundadora do Odara – Instituto da Mulher Negra. Hoje nossa convidada faz um relato denso sobre o processo de organização das mulheres negras, em defesa de uma sociedade mais igualitária, justa e pelo bem viver. A fala de Valdecir é um mix entre a vivência dos movimentos sociais e a elaboração teórica na prática, por isso, esta conversa é uma verdadeira aula sobre feminismo, negritude e muito mais: é uma aula sobre um mundo melhor.
    Ascoltato 26 min. 1 sec.
  • PROJEÇÃO EM COR: HISTÓRIA DO CINEMA NEGRO NO BRASIL - EP 14 - Pedro Caribé

    23 NOV 2021 · Hoje Clíssio Santana tem o prazer de receber Pedro Caribé, jornalista graduado pela UFBA, com mestrado e doutorado pela UNB. Pesquisa a configuração do audiovisual no contexto técnico-estético e social. Coordena projetos de mapeamento, programação e distribuição de conteúdo na web. Tem trajetória que mescla organização social, pesquisa e prática profissional nas áreas da comunicação e cultura, ambas permeadas pela luta de afirmação da população negra. Neste episódio nosso convidado debate a história do Cinema brasileiro, dando ênfase para as produções cinematográficas baianas. Pedro Caribé, esmiunça a trajetória histórica da sétima arte, revelando as estruturas raciais nas telas/ filmes e por detrás delas, nos informando como podemos contar a história da cidade através do cinema. Além disso, Pedro faz um regaste dos Cineclubes, que fervilhavam nas periferias de Salvador nos anos 80/ 90, tendo como um dois mais relevantes cineclubistas baianos; Luiz Orlando.
    Ascoltato 38 min. 53 sec.
  • PERCURSOS DA ESCREVIVÊNCIA: ROMPENDO O SILÊNCIO COM PALAVRAS - EP 13 - Lívia Natália

    19 NOV 2021 · Nesse episódio Clíssio Santana recebe Lívia Natália Doutora em Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura pela UFBA e Mestre na mesma área e Instituição. Possui graduação em Letras Vernáculas pela UFBA. Atualmente Professora Adjunto IV do Setor de Teoria da Literatura da Universidade Federal da Bahia. Coordena o grupo de pesquisa CORPUS DISSIDENTE e estuda a escrita de intelectuais e escritoras negras contemporâneas. Autora, dentre outras obras, de: Dia bonito pra chover (2017). Hoje Lívia nos brinda com uma fala potente sobre literatura, da literatura como missão, de como a literatura entrou e se apossou de sua vida. Revela-nos a difícil trajetória para se descobrir escritora, especialmente sendo uma mulher negra dentro desse campo narrativo e de como a literatura lhe permitiu dizer as coisas sem, necessariamente, precisar falar.
    Ascoltato 37 min. 59 sec.
  • EM P&P: FOTOGRAFIA COMO MISSÃO E MEMÓRIA - EP 12 - Lázaro Roberto

    17 NOV 2021 · Hoje Clíssio Santana recebe Lázaro Roberto fotógrafo e arte-educador. Em 1990 foi cofundador do Zumvi Arquivo Fotográfico. Ganhou em 1995 o prêmio Clementina de Jesus dedicado a pessoas que se destacam na afirmação social do povo negro. Participou da exposição Memórias de Resistências Negras (2018), do Festival Valongo (Santos, 2018) e do Festival Transatlântico de Fotografia (Salvador, 2019). Nesse episódio nosso convidado fala de como sua experiência profissional na fotografia se confunde com trajetória no movimento negro. Discute a fotografia a partir de uma ferramenta importantíssima de denúncia do racismo e de como seu trabalho e de outros fotógrafos ajudam na preservação da narrativa e memória do povo negro na Bahia.
    Ascoltato 42 min. 45 sec.
  • LITERATURA EM PRETOGUÊS: A ESCRITA COMO ARMA NA GEURRA DE NARRATIVAS - EP 11 - Denise Carrascosa

    9 NOV 2021 · Denise é doutora em crítica literária e cultural, tradutora literária, advogada e professora adjunta de literatura na Universidade Federal da Bahia. Lidera o projeto de pesquisa Traduzindo no Atlântico Negro e coordena, há oito anos, o projeto de extensão Corpos Indóceis e Mentes Livres? Dentre outras obras é autora do livro: Técnicas e políticas de si nas margens: literatura e prisão no Brasil pós-Carandiru (2015). Nesse episódio Denise discute sobre literatura negra, gênero e representatividade. Nos mostra como a literatura pode contribuir em todos os espaços de sociabilidade e ser uma ferramenta potente para dar voz a grupos e sujeitos historicamente marginalizados, especialmente aqueles que se encontram em privação de liberdade. Nossa convidada nos fala, também, de como o processo de escrita possibilita, sobretudo para as mulheres, um campo de munição retórico-narrativa e de empoderamento para se perceberem agentes de sua própria trajetória de vida.
    Ascoltato 41 min. 45 sec.
  • FORJADOS NA DOR: LAÇOS AFETIVOS NO INFAME COMÉRCIO DE GENTE - EP 10 - Paulo de Jesus

    3 NOV 2021 · Nascido na Boa Vista de São Caetano, Salvador - Bahia. Paulo possui graduação em História, mestrado e doutorado em História Social, todos pela Universidade Federal da Bahia. Atua como Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de História do Brasil Império, com interesse principalmente nos seguintes temas: Bahia, escravidão e comércio Atlântico. Nosso convidado trará como tema de debate, uma das maiores tragédias da humanidade: o tráfico de africanos escravizados para as Américas, em especial para Bahia. Paulo de Jesus, relata alguns dos principais elementos do funcionamento desse infame comércio de gente entre os portos africanos, o oceano Atlânticos e as terras baianas, mas nos revela a formação de lações afetivos, estratégias coletivas de sobrevivência e resistência desses homens, mulheres e crianças que foram violentamente escravizados e vendidos como mercadoria.
    Ascoltato 45 min. 26 sec.
  • NOTÍCIAS DO SAGRADO: O SURGIMENTO DAS NAÇÕES DE CANDOMBLÉ NA BAHIA - EP 09 -Lisa Castilho

    26 OTT 2021 · Graduada em Yale University é doutora em Letras pela UFBA. Sua tese foi publicada em 2008 sob o título "Entre a Oralidade e a Escrita: a Etnografia nos Candomblés da Bahia". Com vários artigos e capítulos de livros publicados no Brasil, nos Estados Unidos, Inglaterra e na Nigéria, suas pesquisas atuais focalizam a reconstrução, nos dois lados do Atlântico, de histórias de vida de africanos libertos que voltaram para a África, com destaque para aqueles que fundaram os terreiros de candomblé mais antigos da Bahia. Neste episódio nossa convidada nos conta sobre o culto aos Orixás em África e na Bahia, traçando paralelos sobre as influências africanas na formação das nações de Candomblé em terras baianas. Lisa nos informa sobre a diversidade contida no culto às entidades de matriz africana e nos dá indícios das primeiras casas de culto aos Orixás ao longo do século XIX na Bahia.
    Ascoltato 45 min. 53 sec.

Através da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé (BVCP), a Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa) lança a série de podcast Boca de Afofô. Este projeto tem como finalidade ofertar ao público um contato...

mostra di più
Através da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé (BVCP), a Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa) lança a série de podcast Boca de Afofô. Este projeto tem como finalidade ofertar ao público um contato mais próximo com temas. Segundo o coordenador e idealizador do projeto, Clíssio Santana, o podcast busca proporcionar uma experiência diferenciada no campo da história, da cultura e educação. “O objetivo do ‘Boca de Afofô’ é conectar especialistas, pesquisadores e o saber popular em um só espaço”.


AFOFÔ é uma palavra de origem iorubana que tem alguns sentidos na comunicação oral como: Conversa, diálogo, "falação"e bate-papo. Com a junção da palavra Boca, tornou-se um ditado popular baiano em várias comunidades: “Boca de Afofô”. Nesse sentido, para além do resgate do vocabulário africano nos falares baianos, a proposta é ressignificar o sentido pejorativo da palavra e ganhar novos rumos. Para isso, nada melhor do que um Podcast, que carrega em sua essência a leveza de uma prosa boa, da conversação, a fluidez, o papo solto e muito mais!


Ficha Técnica:

- Pesquisa, roteiro e apresentação: Clíssio Santana – Coordenação de Acervos Virtuais Baiano/FPC

-Pesquisa produção de texto e produção executiva: Raquel Pinto- Coordenação de Acervos Virtuais Baianos/FPC

-Pesquisa: Onízio Casimiro- Coordenação de Acervos Virtuais Baianos/FPC

- Gravação e Edição: Jamile Coelho e Cíntia Maria - Estandarte Produções

- Assistente Gravação: Matheus Gabriel

- Abertura: Lazzo Matumbi/Estúdio T.

- Técnico de Som: Edson Silva

- Som Original: Dofono Hunxi, Heraldo Júnior, Kehinde Boa Morte, Vinicius Oliveira /Ec Studio musical



Fale conosco:


E-mail: bvconsueloponde.fpc@fpc.ba.gov.br


Fone: 3277-3254
mostra meno
Contatti
Informazioni

Sembra che non tu non abbia alcun episodio attivo

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Corrente

Copertina del podcast

Sembra che non ci sia nessun episodio nella tua coda

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Successivo

Copertina dell'episodio Copertina dell'episodio

Che silenzio che c’è...

È tempo di scoprire nuovi episodi!

Scopri
La tua Libreria
Cerca