Copertina del podcast

15 Minutos - Gazeta do Povo

  • AGU de Lula e o TSE

    19 GIU 2024 · *) A Advocacia-Geral da União, a AGU, é um órgão do Governo Federal. O chefe da Advocacia, aliás, tem status de ministro.  Nos últimos dias, a AGU do governo Lula deu sinais de que quer, digamos, “participar” das eleições municipais. Ela pretende ganhar poderes para acionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para contestar o que ela considerar notícias falsas ou desinformação sobre programas do governo federal nas eleições.  Se essa medida entrar em prática, em teoria, o governo poderia levar ao TSE pedidos de censura contra o que considerar "desinformação" em eventuais críticas de candidatos locais a programas federais na campanha eleitoral. Recentemente a Gazeta do Povo publicou reportagem sobre o assunto, assinada pela Roberta Ribeiro. Ela é a convidada deste episódio do podcast 15 Minutos
    Played 14 min. 19 sec.
  • Lula x Roberto Campos Neto

    18 GIU 2024 · *) Há grande expectativa para a reunião do Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central.  Nesta quarta-feira (19), após dois dias de encontro, os integrantes do Comitê irão definir o nível da taxa básica de juros, a Selic.  A maioria dos bancos, consultorias e corretoras espera que a taxa seja mantida em 10,5% ao ano, interrompendo um ciclo de cortes iniciado em agosto do ano passado. Já o governo e o PT, por sua vez, cobram novas reduções, mais fortes. Essa cobrança foi bastante vocal, mais uma vez, por parte do presidente Lula (PT). Nesta terça-feira (18), em entrevista à Rádio CBN, o petista não poupou críticas ao BC e, mais especificamente, ao presidente do banco, Roberto Campos Neto.  Este episódio do podcast 15 Minutos analisa as novas críticas de Lula a Roberto Campos Neto e a expectativa pela reunião do Copom que vai definir a taxa básica de juros. O convidado para falar do assunto é o editor de Economia da Gazeta do Povo, Fernando Jasper. 
    Played 18 min. 5 sec.
  • A instabilidade para o investidor no Brasil

    17 GIU 2024 · *) Em meio a um momento de crise política e desconfianças em relação à condução do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o Brasil tem "estabilidade de sobra" para atrair investimentos. Acontece que não parecer ser bem assim. Empresários e investidores, unânimes em eleger a segurança jurídica como premissa básica das decisões de investimentos, reclamam frequentemente de atitudes do governo ou dos tribunais do país em evidente desrespeito à Constituição e disposições legais. Além disso, desde que assumiu, o governo tem demonstrado forte viés intervencionista, tentando influenciar o rumo de empresas privadas, postura que afasta o capital privado. Neste episódio do podcast 15 Minutos nós falamos sobre como alguns fatos mostram que, ao contrário do que disse o presidente Lula, o Brasil não tem estabilidade de sobra para o investidor.  A convidada é a Rose Amantéa, da equipe de Economia da Gazeta do Povo, que assina reportagem sobre o tema. 
    Played 18 min. 18 sec.
  • Pior momento do governo Lula

    14 GIU 2024 · *) Seria um dos piores, ou até quem sabe o pior momento do governo Lula 3?  A avalanche de problemas e notícias ruins dos últimos dias passou essa impressão.  Os próprios negociadores do Palácio do Planalto no Legislativo reconhecem que o cenário formado, entre outras coisas, por problemas no Congresso, desconfiança do mercado e indiciamento de ministro representa o pior momento do terceiro mandato de Lula.  Esse quadro é um grande fator de pressão por mudanças na condução política. Até porque esse ano é de eleição e, além disso, o governo já olha também lá na frente, em 2026.  Este episódio do podcast 15 Minutos analisa aquele que pode ser considerado o pior momento do governo Lula 3. O convidado para falar do assunto é o Silvio Ribas, da equipe de República da Gazeta do Povo em Brasília. 
    Played 16 min. 42 sec.
  • Lula na Europa

    13 GIU 2024 · *) Em mais uma viagem internacional, o presidente Lula (PT) está na Europa. Nesta quinta-feira, ele participou da Conferência Internacional do Trabalho em Genebra, na Suíça. Aproveitou a oportunidade para, por exemplo, criticar o avanço da direita no mundo.  Aliás, a viagem de Lula acontece em um momento em que o mundo observa o avanço de partidos de direita nas eleições do parlamento europeu. Para o Brasil, esse cenário pode afetar um tema que há muito tempo vem sendo debatido e discutido: o acordo comercial Mercosul-União Europeia.  Também na passagem pelo velho continente, Lula vai participar como convidado da Cúpula de Líderes do G7, em Borgo Ignazia, na Itália. Lá, o brasileiro terá que lidar com uma espécie de saia-justa diplomática: tentar evitar ao máximo se envolver na principal discussão do evento, que é a guerra na Ucrânia. Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a viagem de Lula a Europa e essa possível saia-justa diplomática. A convidada para falar do assunto é a Carinne Souza, da equipe de República da Gazeta do Povo, que assina reportagem sobre os temas. 
    Played 17 min. 10 sec.
  • A devolução da “MP do Fim do Mundo”

    12 GIU 2024 · *) Devolver uma Medida Provisória editada pelo governo é uma medida que não é nada comum por parte de um presidente do Congresso.  Após enorme pressão do setor produtivo e de parlamentares, o senador Rodrigo Pacheco devolveu na terça-feira (11) parte da Medida Provisória que limita a dedução de créditos de PIS/Cofins para empresas, apelidada de “MP do Fim do Mundo” A decisão de Pacheco acabou antecipando o que seria mais uma derrota do Governo no Legislativo. Além disso, representa um enfraquecimento significativo do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.  Este episódio do podcast 15 Minutos retoma o assunto da “MP do Fim do Mundo” e fala sobre a devolução da medida, por parte do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco. O convidado pra falar do assunto é o Silvio Ribas, da equipe de República da Gazeta do Povo em Brasília 
    Played 17 min. 13 sec.
  • Apoio a Lula em queda na Câmara

    11 GIU 2024 · *) O governo Lula (PT) tem colecionado derrotas e mais derrotas no Congresso Nacional.  Desde o início desse terceiro mandato, o Executivo tem tido muitas dificuldades para negociar com um Legislativo. Recentemente, dois levantamentos sobre votações nominais da Câmara dos Deputados mostram que o apoio ao governo Lula entre parlamentares, que já não era dos melhores, está em queda livre. Quem escreveu sobre esse tema nesta semana foi o colunista da Gazeta do Povo, o jornalista Diogo Schelp. Ele é o convidado deste episódio do podcast 15 Minutos. 
    Played 18 min. 3 sec.
  • Mais uma “MP do fim do mundo”

    10 GIU 2024 · *) A mais nova fonte de críticas de empresários e políticos ao governo Lula vem daquela que já está sendo chamada de “MP do Fim do Mundo”.  Do que se trata? É a medida provisória que limitou o uso de créditos de PIS/Cofins pelas empresas.  Foi essa a forma apresentada pela administração federal para compensar a desoneração da folha de pagamentos para empresas de 17 setores, além de municípios com menos de 156 mil habitantes. Só que a ideia desagradou todo mundo. Empresários e políticos se uniram contra a proposta.  Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre as reações à “MP do Fim do Mundo”. A convidada é a Rose Amantéa, da equipe de Economia da Gazeta do Povo, que assina reportagem sobre o tema. 
    Played 15 min. 59 sec.
  • O avanço do PCC no Paraguai

    7 GIU 2024 · *) O crime organizado avança de maneira perigosa em um país que tem quase 1,4 quilômetros de fronteira com o Brasil: o Paraguai.    Nosso vizinho apareceu na 4ª colocação do Índice Global de Crime Organizado (Ocindex), uma lista de 193 países divulgada em setembro do ano passado.    O Ocindex é produzido pela Iniciativa Global contra o Crime Organizado Transnacional, uma rede de mais de 600 especialistas em direitos humanos, democracia, governança e desenvolvimento.   Ainda de acordo com esse estudo, a posição do Paraguai no ranking está diretamente relacionada com a atuação cada vez mais constante do crime organizado, com destaque para o Primeiro Comando da Capital (PCC), a maior facção criminosa brasileira que se desenha como uma das maiores do mundo.   Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a expansão do crime organizado no Paraguai. A convidada para falar do assunto é a Juliet Manfrin, que assina reportagem sobre esse tema na Gazeta do Povo. 
    Played 18 min. 47 sec.
  • A polêmica "taxa das blusinhas"

    6 GIU 2024 · *) Depois de idas e vindas no Congresso, o Senado acabou aprovando a taxação para compras internacionais de até US$ 50. A medida havia sido retirada do projeto de lei que institui o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), mas voltou à proposta por meio de um destaque. A aprovação foi simbólica, sem o registro nominal dos votos. A cobrança da alíquota de 20% sobre as importações, conhecida como "taxa das blusinhas", havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados na semana passada. A iniciativa vai impactar compras em sites como Shopee, Shein e AliExpress. Mais do que a questão da arrecadação, as idas e vindas da “taxa das blusinhas” evidenciaram, mais uma vez, certa desarticulação política do governo, além de outras negociações, que envolveram até disputas locais.  Este episódio do podcast 15 Minutos analisa todas as polêmicas que envolveram a aprovação da “taxa das blusinhas”. O convidado é o Sílvio Ribas, da equipe de República da Gazeta do Povo em Brasília. 
    Played 19 min. 8 sec.

O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta,...

mostra di più
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Publicado no fim da tarde
mostra meno
Contatti
Informazioni

Sembra che non tu non abbia alcun episodio attivo

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Corrente

Copertina del podcast

Sembra che non ci sia nessun episodio nella tua coda

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Successivo

Copertina dell'episodio Copertina dell'episodio

Che silenzio che c’è...

È tempo di scoprire nuovi episodi!

Scopri
La tua Libreria
Cerca