Spinoza - A liberdade humana

7 mag 2021 · 57 min. 53 sec.
Spinoza - A liberdade humana
Descrizione

Áudio extraído de videoaula no https://tinyurl.com/yfunusfz Trecho de aula em 04/03/20, no Lab Mundo Pensante. Citações lidas e comentadas no áudio a partir de 33:45 : Se separamos uma emoção...

mostra di più
Áudio extraído de videoaula no canal de Amauri Ferreira no YouTube

Trecho de aula em 04/03/20, no Lab Mundo Pensante.

Citações lidas e comentadas no áudio a partir de 33:45 :

Se separamos uma emoção do ânimo, ou seja, um afeto, do pensamento de uma causa exterior, e a ligamos a outros pensamentos, então o amor ou o ódio para com a causa exterior, bem como as flutuações de ânimo, que provêm desses afetos, serão destruídos. (Ética, 5, Prop. 2, Autêntica Editora)

Com efeito, o que constitui a forma do amor ou do ódio é uma alegria ou uma tristeza, acompanhada da ideia de uma causa exterior. Suprimida, pois, esta última, suprime-se, ao mesmo tempo, a forma do amor ou do ódio. E, portanto, esses afetos e os que deles provêm são destruídos. (Ética, 5, Prop. 2, dem., Autêntica Editora)

A mente compreende que todas as coisas são necessárias, e que são determinadas a existir e a operar em virtude de uma concatenação infinita de causas. Portanto, à medida que compreende isso, a mente padece menos dos afetos que provêm dessas coisas e é menos afetada por elas. (Ética, 5, Prop. 6, dem., Autêntica Editora)

A potência humana é, entretanto, bastante limitada, sendo infinitamente superada pela potência das causas exteriores. Por isso, não temos o poder absoluto de adaptar as coisas exteriores ao nosso uso. Contudo, suportaremos com equanimidade os acontecimentos contrários ao que postula o princípio de atender à nossa utilidade, se tivermos consciência de que fizemos nosso trabalho; de que a nossa potência não foi suficiente para poder evitá-las; e de que somos uma parte da natureza inteira, cuja ordem seguimos. Se compreendemos isso clara e distintamente, aquela parte de nós mesmos que é definida pela inteligência, isto é, a nossa melhor parte, se satisfará plenamente com isso e se esforçará por perseverar nessa satisfação. (Ética, 4, apêndice, cap. 32, Autêntica Editora)

Os afetos que são contrários à nossa natureza, isto é, que são maus, são maus à medida que impedem a mente de compreender. Portanto, durante o tempo em que não estamos tomados por afetos que são contrários à nossa natureza, a potência da mente, pela qual ela se esforça por compreender as coisas, não está impedida. E, por isso, durante esse tempo, ela tem o poder de formar ideias claras e distintas e de deduzir umas das outras. Consequentemente, durante esse tempo, nós temos o poder de ordenar e de concatenar as afecções do corpo segundo a ordem própria do intelecto. (Ética, 5, Prop. 10, dem., Autêntica Editora)

Por meio desse poder de ordenar e concatenar corretamente as afecções do corpo, podemos fazer com que não sejamos facilmente afetados por maus afetos. (Ética, 5, Prop. 10, escólio, Autêntica Editora)

Acompanhe a programação de cursos pelas redes sociais

Livro INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DE SPINOZA

AMAURI FERREIRA é professor, escritor e filósofo. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" (2019) e "Singularidades Criadoras" (2014). É também autor de livros introdutórios sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: https://www.amauriferreira.com
mostra meno
Informazioni
Autore Amauri Ferreira
Organizzazione Amauri Ferreira
Sito -
Tag

Sembra che non tu non abbia alcun episodio attivo

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Corrente

Copertina del podcast

Sembra che non ci sia nessun episodio nella tua coda

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Successivo

Copertina dell'episodio Copertina dell'episodio

Che silenzio che c’è...

È tempo di scoprire nuovi episodi!

Scopri
La tua Libreria
Cerca