RRRP3 X PRIO3 X RECV3: Qual a MELHOR AÇÃO para investir? Análise completa das petroleiras júniores | Mercado Aberto

30 gen 2024 · 28 min. 54 sec.
RRRP3 X PRIO3 X RECV3: Qual a MELHOR AÇÃO para investir? Análise completa das petroleiras júniores | Mercado Aberto
Descrizione

A Petrobras descobriu o pré-sal em 2006 — uma camada com uma extensa reserva de petróleo de alta qualidade e gás natural depositada no fundo do oceano, a 7000 metros...

mostra di più
A Petrobras descobriu o pré-sal em 2006 — uma camada com uma extensa reserva de petróleo de alta qualidade e gás natural depositada no fundo do oceano, a 7000 metros abaixo do nível do mar e se localizando numa faixa litorânea entre os estados do Espírito Santo e de Santa Catarina, compreendendo as bacias sedimentares de Campos, Espírito Santo e Santos.

Hoje, o pré-sal corresponde a 80% da produção total de petróleo da Petrobras. Em 2010, a estatal brasileira começou o processo de exploração do petróleo na área do pré-sal de fato. Ela deixou a exploração do campo terrestre (onshore) de lado para explorar águas profundas a partir de então, deixando de investir em campos mais maduros.

Em 2015, a Petrobras lançou um projeto de desinvestimentos de seus ativos menos relevantes ou menos lucrativos com o objetivo de concentrar seus investimentos no pré-sal. É justamente aí que começa a história das petroleiras júniores, que passaram a adquirir esse campos maduros — alguns que a Petrobras ficou mais de quinze anos sem investir, sendo esse o motivo da produção alavancar tão rápido com a volta do investimento - com objetivo de revitalizar e aumentar a produção desses campos (cuja tendência era de declínio).

1) PetroRio (PRIO3): Foi a empresa que mais subiu na bolsa nos últimos dez anos, acumulando uma alta de quase 5000%. Mas a história da PetroRio não é mil maravilhas e a empresa já chegou a ser um patinho feio na bolsa. A empresa surgiu em 2009 com o nome de HRT Petróleo. Período entre 2010 e 2013 (fracasso nas atividades de exploração): Em 2010, a HRT fez seu IPO, sendo avaliada em R$ 2,5 bi, e os recursos do IPO foram destinados para exploração de áreas em concessões em campos novos em que não havia comprovação de petróleo, em locais como a Bacia do Solimões e a costa da Namíbia. A petroleira quase faliu em meio a insucessos de exploração de petróleo na Amazônia e na África, queimando muito caixa. Hoje, a Prio tem cinco campos localizados na Bacia de Campos, todos com produção offshore (marítima), sendo a maior empresa das junior oils, com uma produção atual de 100k barris por dia.

2) 3R (RRRP3): Possui apenas operações offshore (em alto mar), concentradas no RJ, a 3R possui tanto operações offshore (no mar) e onshore (em terra) em diversos estados brasileiros. Seus pilares são “Redesenvolver, Revitalizar e Repensar”, daí o nome da cia. Ela é uma holding com diversas subsidiárias operacionais, em conjunto Grupo 3R, com atuação nos segmentos de upstream, midstream e downstream da cadeia de petróleo e gás.

3) PetroReconcavo (RECV3): A PetroRecôncavo nasceu em 1999 como um experimento da Petrobras: ceder a um player privado a operação no Recôncavo Baiano, o berço do petróleo no Brasil, em troca de uma participação nos resultados. Por isso, a PetroReconcavo é pioneira na operação de campos maduros no Brasil, sendo especializada no desenvolvimento e recuperação de Campos Maduros onshore. A PetroReconcavo traz consigo a experiência dos seus acionistas, empresas também ligadas a esta atividade como a Perbras, empresa de sondas que já trabalhou em campos de petróleo onshore no Brasil durante mais de 50 anos, a PetroSantander (uma empresa americana com operações na Colômbia de campos maduros) e o braço de Private Equity do Opportunity.

No Mercado Aberto de hoje vamos fazer uma verdadeira batalha das petroleiras júniores e te revelar QUAL É A MELHOR PARA INVESTIR.

Acompanhe o Market Makers nas redes e inscreva-se na CompoundLetter:

Instagram: https://www.instagram.com/mmakers.oficial
Twitter (X): https://twitter.com/mmakersoficial
TikTok: https://www.tiktok.com/@mmakersoficial
Newsletter: https://lp.mmakers.com.br/compoundletter_afaste-se_da_manada

Apresentação: Matheus Soares (@maatssoares) e Thiago Salomão (@_salomoney)
Edição: Bianca Barsotti
mostra meno
Informazioni
Autore Market Makers
Organizzazione Market Makers
Sito -
Tag

Sembra che non tu non abbia alcun episodio attivo

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Corrente

Copertina del podcast

Sembra che non ci sia nessun episodio nella tua coda

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Successivo

Copertina dell'episodio Copertina dell'episodio

Che silenzio che c’è...

È tempo di scoprire nuovi episodi!

Scopri
La tua Libreria
Cerca