Quem é São Miguel Arcanjo?

18 ago 2020 · 10 min. 38 sec.
Quem é São Miguel Arcanjo?
Descrizione

Quem é São Miguel Arcanjo? A exclamação “Quem como Deus?” é um grito de humildade e de obediência em defesa dos direitos divinos e consta cinco vezes na Sagrada Escritura:...

mostra di più
Quem é São Miguel Arcanjo?

A exclamação “Quem como Deus?” é um grito de humildade e de obediência em defesa dos direitos divinos e consta cinco vezes na Sagrada Escritura: Dn 10,13;10,22;12,1; Ap 12,7; Jd 9.

Várias são as funções atribuídas a Miguel. Mas a missão principal do arcanjo é aquela de protetor da Igreja e defensor da cristandade.

João Paulo II também disse o quanto a figura do Arcanjo, que é protagonista em tantas páginas do Antigo e do Novo Testamento, deve ser sentida e invocada pelo povo e quanto a Igreja tem a necessidade da sua celeste proteção: dele, que vem representado na Bíblia como o grande lutador contra o Dragão, o chefe dos demônios na dramática descrição do Apocalipse: a história da queda do primeiro anjo, que foi seduzido pela ambição de se tornar como Deus. Daí a reação do Arcanjo Miguel de reivindicar a unidade de Deus e sua inviolabilidade.

É verdade que “as portas do inferno não prevalecerão”, segundo a afirmação do Senhor (Mt 16,18), mas isso não significa que esteja isenta das provas e das batalhas contra as investidas do maligno. Nessa luta, o Arcanjo Miguel está ao lado da Igreja, para defendê-la contra todas as iniquidades do século.

As aparições de Miguel tiveram um papel importante na vida e na singular missão de Santa Joana D’Arc, a Virgem de Orleans, a libertadora da França da invasão inglesa, que assim testemunhou diante dos juízes no processo movido contra ela: “foi Miguel quem vi diante dos meus olhos e não estava só, mas acompanhado por anjos do Céu.

São Francisco de Assis, nos informa Tomás de Celano, repetia frequentemente que se deve honrar em modo mais solene o Beato Miguel, porque é responsável pela apresentação das almas a Deus. Por isso, em honra de São Miguel, entre a festa da Assunção e a sua, jejuava com a máxima devoção quarenta dias. E dizia: “cada um, para a honra do tão glorioso príncipe, deveria oferecer a Deus uma homenagem de louvor ou qualquer outro presente particular”.

(Devocionário de São Miguel Arcanjo, Vanúsia Maria do Espírito Santo. Editora Canção Nova. Narrado por Rafael Henrique de Lima).

Leitura do Diário de Santa Faustina, parágrafo 706:
No dia de São Miguel Arcanjo, vi esse guia perto de mim. Ele me disse estas palavras: “Recomendou-me o Senhor que eu tivesse um especial cuidado por ti. Fica sabendo que és odiada pelo mal, mas não temas. Quem como Deus!” — E desapareceu. Contudo, continuo a sentir a sua presença e a sua ajuda.

(Diário de Santa Faustina - A Misericórdia na minha alma. Irmã Faustina Kowalska. Editora Canção Nova. Narrado por: Katia Ferreira dos Santos).
mostra meno
Informazioni
Autore Fernanda Bolívar
Sito -
Tag
-

Sembra che non tu non abbia alcun episodio attivo

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Corrente

Copertina del podcast

Sembra che non ci sia nessun episodio nella tua coda

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Successivo

Copertina dell'episodio Copertina dell'episodio

Che silenzio che c’è...

È tempo di scoprire nuovi episodi!

Scopri
La tua Libreria
Cerca