Prestadores de serviço sofrem com a precariedade do trabalho em plataformas digitais (parte 2)

29 mar 2022 · 7 min. 35 sec.
Prestadores de serviço sofrem com a precariedade do trabalho em plataformas digitais (parte 2)
Descrizione

A precarização do trabalho vem crescendo na última década com a emergência de plataformas digitais, processo que pesquisadores vêm chamando de uberização da economia. Diversas pesquisas apontam que são cerca...

mostra di più
A precarização do trabalho vem crescendo na última década com a emergência de plataformas digitais, processo que pesquisadores vêm chamando de uberização da economia. Diversas pesquisas apontam que são cerca de 2 milhões de trabalhadores que vivem como motoristas de aplicativos ou entregadores, a maioria na informalidade ou por conta própria, um indicador impressionante da destruição de empregos formais e das mudanças estruturais pelas quais passa a economia.

Na segunda reportagem sobre trabalho e plataformização da economia, discutimos a situação de precariedade em que se encontram os trabalhadores que dependem das plataformas para seu sustento, a partir da história do motorista de aplicativo Clerman Souto. De acordo com o Relatório brasileiro da Fairwork, as principais plataformas com atuação no país não atendem a princípios básicos para assegurar um trabalho digno. No estudo organizado por essa rede global de pesquisa, foram atribuídas pontuações para cada plataforma, e a maior nota obtida aqui no Brasil foi de 2 em 10 pontos possíveis.

Reportagem: Julia Filgueiras
Finalização: Gustavo Silveira
mostra meno
Informazioni
Autore Rádio UFRJ
Sito -
Tag

Sembra che non tu non abbia alcun episodio attivo

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Corrente

Copertina del podcast

Sembra che non ci sia nessun episodio nella tua coda

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Successivo

Copertina dell'episodio Copertina dell'episodio

Che silenzio che c’è...

È tempo di scoprire nuovi episodi!

Scopri
La tua Libreria
Cerca