00:00
38:27
Especula-se que o contato dos povos Tikuna ou Maguta com as rabecas começou a se dar na virada do século XIX para o séc. XX, e teria se intensificado a partir dos contextos de escravização indígena durante o período de exploração econômica da borracha nos seringais amazônicos.
Os territórios Tikuna circunscrevem mais de 35 mil pessoas em mais de 150 aldeias divididas em unidades clânicas ou diferentes nações designadas com nomes de espécies animais e vegetais. Trata-se de povos que se tornaram predominantemente ribeirinhos a partir do séc XVIII - como resultado de disputas territoriais e muitas outras situações históricas de migração transnacional que se sucederam entre as fronteiras do Brasil, Peru e Colômbia.
Especula-se que o contato dos povos Tikuna ou Maguta com as rabecas começou a se dar na virada do século XIX para o séc. XX, e teria se intensificado a partir dos contextos de escravização indígena durante o período de exploração econômica da borracha nos seringais amazônicos. Os territórios Tikuna circunscrevem mais de 35 mil pessoas em mais de 150 aldeias divididas em unidades clânicas ou diferentes nações designadas com nomes de espécies animais e vegetais. Trata-se de povos que se tornaram predominantemente ribeirinhos a partir do séc XVIII - como resultado de disputas territoriais e muitas outras situações históricas de migração transnacional que se sucederam entre as fronteiras do Brasil, Peru e Colômbia. leggi di più leggi meno

4 mesi fa #amazonia, #brasileira, #caio, #maguta, #memória, #padilha, #rabeca, #tikuna