O Brasil depois das cotas raciais: sentidos da heteroidentificação

O Brasil depois das cotas raciais: sentidos da heteroidentificação
17 nov 2022 · 12 min. 8 sec.

Não foi fácil convencer a sociedade e as universidades sobre a importância da reserva de vagas para pretos e pardos. Na UFRJ, muita luta foi necessária e a regulamentação plena...

mostra di più
Não foi fácil convencer a sociedade e as universidades sobre a importância da reserva de vagas para pretos e pardos. Na UFRJ, muita luta foi necessária e a regulamentação plena só veio em 2014. Dez anos após a publicação da Lei 12.711, a chamada Lei de Cotas, os desafios passam por fazer valer o direito dos sujeitos e combater fraudes.

Na segunda reportagem da série "O Brasil depois das cotas raciais", recuperamos a memória de quem foi protagonista na costura das ações afirmativas na UFRJ e destacamos a importância das comissões de heteroidentificação. Como passado e presente se conectam no combate ao racismo?

Falaram conosco Denise Góes, coordenadora da Câmara de Políticas Raciais; Cecília Izidoro, professora do curso de Enfermagem e uma das responsáveis pelo curso de capacitação voltado à heteroidentificação; Felícia Picanço, pesquisadora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS); e Marcus Vinicius de Souza, estudante de Psicologia.

Reportagem: Gabriel Iquegami e Hugo Sena

Edição e trilha original: Thiago Kropf e Vinicius Piedade
mostra meno
Informazioni
Autore Rádio UFRJ
Sito -
Tag

Sembra che non tu non abbia alcun episodio attivo

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Corrente

Copertina del podcast

Sembra che non ci sia nessun episodio nella tua coda

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Successivo

Copertina dell'episodio Copertina dell'episodio

Che silenzio che c’è...

È tempo di scoprire nuovi episodi!

Scopri
La tua Libreria
Cerca