O Brasil depois das cotas raciais: a luta por acesso à pós-graduação

O Brasil depois das cotas raciais: a luta por acesso à pós-graduação
18 nov 2022 · 11 min. 45 sec.

De acordo com o Observatório de Ações Afirmativas na Pós-Graduação (Obaap), até dezembro de 2021, 1.531 Programas de todo o Brasil previam em suas normativas internas algum tipo de ação...

mostra di più
De acordo com o Observatório de Ações Afirmativas na Pós-Graduação (Obaap), até dezembro de 2021, 1.531 Programas de todo o Brasil previam em suas normativas internas algum tipo de ação afirmativa. Na UFRJ, o primeiro a discutir e aderir às cotas raciais foi o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) do Museu Nacional, em 2012. A regulamentação para toda a universidade veio somente em 2022, fruto de um debate provocado por discentes e pelos coletivos negros.

Na terceira reportagem da série "O Brasil depois das cotas raciais", ouvimos Jorge Marçal, doutorando da Faculdade de Educação (FE); Gracyelle Costa, professora da Escola de Serviço Social (ESS); e Lucas Matos, doutorando do Instituto de Psicologia (IP). Os entrevistados abordam como tem sido a negociação para que o acesso aos cursos de especialização, mestrado e doutorado seja ampliado. Diferentemente da graduação, não há uma legislação nacional que disponha sobre o tema.

Reportagem: Maria Morena Gomes e Gabriel Iquegami

Edição e trilha original: Vinicius Piedade
mostra meno
Informazioni
Autore Rádio UFRJ
Sito -
Tag

Sembra che non tu non abbia alcun episodio attivo

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Corrente

Copertina del podcast

Sembra che non ci sia nessun episodio nella tua coda

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Successivo

Copertina dell'episodio Copertina dell'episodio

Che silenzio che c’è...

È tempo di scoprire nuovi episodi!

Scopri
La tua Libreria
Cerca