Lula afirma que Forças Armadas não são poder moderador
Scarica e ascolta ovunque
Scarica i tuoi episodi preferiti e goditi l'ascolto, ovunque tu sia! Iscriviti o accedi ora per ascoltare offline.
Descrizione
O podcast Bom Dia – Gazeta do Povo sexta-feira (13) te conta que Lula desconfia da segurança no Planalto e diz que Forças Armadas não são poder moderador; afastamento de...
mostra di piùO presidente Lula (PT) afirmou que está convencido de que alguém abriu as portas do Palácio do Planalto para que os manifestantes do último domingo (8) entrassem no prédio e promovessem os atos de vandalismo. As declarações foram feitas durante encontro com jornalistas. Ele disse que quer ver as fitas gravadas dentro da Suprema Corte e dentro do Palácio e acredita que policiais militares e integrantes das Forças Armadas foram coniventes com a situação. O presidente afirmou ainda que confia no ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e descartou a demissão dele. Ainda segundo o petista, o novo governo irá fazer uma “triagem profunda” para identificar apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que ainda atuam dentro do Palácio. Durante a fala, Lula enfatizou que as Forças Armadas não são o poder moderador e que têm um papel na Constituição que é a defesa do povo brasileiro e da soberania contra possíveis inimigos externos.
A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de afastar Ibaneis Rocha (MDB) do governo do Distrito Federal, foi tomada sem a provocação de um órgão de investigação ou pedido de parlamentares, como seria o rito normal da Justiça. O plenário da casa manteve a determinação com nove votos favoráveis e dois contrários. Essa é a primeira vez que um magistrado do STF retira um chefe de Executivo estadual e se soma a outras decisões tomadas pela Suprema Corte nos últimos anos criticadas por juristas. Em 2019, por exemplo, o então presidente Dias Toffoli determinou a abertura do inquérito das fake news sem pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), além de escolher Moraes para relatar o caso sem sorteio, como ocorre em todos os inquéritos instaurados. O caso gerou críticas mesmo dentro do STF, o que levou Toffoli a submeter a decisão ao plenário mais de um ano depois, em junho de 2020. Na decisão mais recente contra Ibaneis, Moraes apontou o que teria sido uma “conduta dolosamente omissiva” de Ibaneis, que teria ignora do “todos os apelos das autoridades para a realização de um plano de segurança semelhante aos realizados nos últimos dois anos em 7 de setembro, em especial, com a proibição de ingresso na esplanada dos Ministérios pelos criminosos terroristas; tendo liberado o amplo acesso”.
O movimento de cidadania Grita!, associação formada por cidadãos que defendem a democracia e o voto consciente nos integrantes do Poder Legislativo, lançou um manifesto público cobrando dos deputados eleitos ações concretas contra a invasão dos prédios públicos em Brasília e também contra as decisões por parte do Poder Executivo e do Judiciário que têm acontecido na sequência desses atos. O “Manifesto pela Pacificação de um País Dividido” é assinado por todos os integrantes do conselho do Grita! e pretende mobilizar a população para cobrar dos deputados e senadores eleitos que trabalhem pela democracia, independentemente de ocuparem atualmente a cadeira da oposição ou governista.
A Califórnia volta a sofrer com fortes chuvas, agravadas por um ciclone que ameaça aumentar as inundações e deslizamentos de terra causados por temporais que já mataram 19 pessoas no estado mais populoso do país. Os danos materiais são estimados em mais de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,2 bilhões). As chuvas torrenciais dos últimos dias nos solos já saturados de água geraram grandes cortes de energia, numerosas inundações, arrancaram árvores e bloquearam estradas principais do oeste americano. Algumas regiões registram níveis de precipitação não alcançados há 150 anos. Cerca de 160 mil empresas e residências na Califórnia estão sem eletricidade desde o início da semana. O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) dos Estados Unidos descreveu o fenômeno como "um ataque interminável de eventos atmosféricos". No começo da semana, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou estado de emergência na Califórnia. Isso permite que o governo estadual, assim como as administrações locais, tenham acesso a recursos federais para lidar com desastres gerados por tempestades.
A opinião de Bruna Frascolla, que afirma que o vício em rede social desestabilizou o país.
E o calendário de 2023 para você se programar para as feiras e eventos de design no Brasil e no mundo.
Informazioni
Autore | Gazeta do Povo |
Organizzazione | Gazeta do Povo (Brasil) |
Sito | - |
Tag |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company
Commenti