Judas - Versículo 4 - Hélder Cardin

9 mar 2019 · 24 min. 20 sec.
Judas - Versículo 4 - Hélder Cardin
Descrizione

Uma das maiores tensões do cristianismo contemporâneo é a distância entre confissões teológicas corretas e práticas éticas ou morais compatíveis com essas declarações teológicas, basicamente coerência! A intenção inicial de...

mostra di più
Uma das maiores tensões do cristianismo contemporâneo é a distância entre
confissões teológicas corretas e práticas éticas ou morais compatíveis com essas declarações teológicas, basicamente coerência!
A intenção inicial de Judas era escrever sobre salvação, mas por causa de uma mentalidade pervertida e libertina ele então decide escrever uma carta para condenar os falsos mestres e reprovar toda conduta incompatível com o verdadeiro cristianismo. Essa tensão entre o que dizemos crer e como vivemos sempre esteve presente na história da Igreja. Não é novidade nós encontrarmos um cristianismo evangélico brasileiro que tenta encontrar pontos de contato com o mundo para suavizar a chegada de pessoas à Igreja. Judas passa por uma situação dessa na segunda metade do séc. I. As pessoas estavam simplesmente se misturando com o mundo, se deixando levar pelo pecado debaixo de uma suposta graça de Deus, e nesse áudio, Hélder Cardin desenvolverá Judas 4 demonstrando como um conceito errado sobre a graça faz com que pessoas vivam vidas libertinas.
De acordo com as Escrituras, o ímpio é o lado oposto extremo do sábio, é a pessoa que não respeita Deus e não o leva a sério. Em algum momento teve noção correta da ortodoxia mas abriu mão disso em favor das próprias conveniências. A idéia de temor de Deus na Bíblia traz dois conceitos: respeito reverente, entendendo que minha vida deve servi-lo, agradá-lo, bem como pavor; o oposto disso é o que Judas usa (ímpio). Não é a pessoa ignorante sobre Deus mas que possui certo conhecimento e se satisfaz no próprio pecado mesmo sabendo que aquilo é perverso.
Esses ímpios em Judas estavam dissimuladamente infiltrando idéias estranhas ao cristianismo e, com o passar dos dias, as pessoas foram se acostumando, tornando em libertinagem a graça de nosso Deus. Essa é a mentalidade de que “visto que minha alma está segura em Cristo, não importa o que eu faça com meu corpo”, levando a um estilo de vida libertino. Porém, é unicamente por meio da graça que conseguiremos viver de modo que Deus se agrada e não o contrário.
Cuidado com as coisas pequenas, as menores concessões ao pecado, elas possivelmente se tornarão em futuros rombos. Perde-se com o tempo o temor de Deus. Graça não é só dar algo mas capacitar para algo. É a graça que salva em Cristo e nos capacita à santificação.

*Hélder Cardin é reitor do Seminário Bíblico Palavra da Vida (Atibaia/SP), bacharel em teologia pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida, mestre em teologia (STM) pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper e doutorando em teologia (DMin) pelo Reformed Theological Seminary (EUA). Membro do conselho fundador da Coalizão pelo Evangelho.
mostra meno
Informazioni
Autore SeminárioBíblicoPalavradaVida
Sito -
Tag

Sembra che non tu non abbia alcun episodio attivo

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Corrente

Copertina del podcast

Sembra che non ci sia nessun episodio nella tua coda

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Successivo

Copertina dell'episodio Copertina dell'episodio

Che silenzio che c’è...

È tempo di scoprire nuovi episodi!

Scopri
La tua Libreria
Cerca