Aos que se colocam à servir os enfermos - Mensagem do XXVIII Dia Mundial do Enfermo

7 feb 2020 · 3 min. 46 sec.
Aos que se colocam à servir os enfermos - Mensagem do XXVIII Dia Mundial do Enfermo
Descrizione

Olá, este é o Podcast da Pastoral da Saúde do Vicariato Santa Cruz da Arquidiocese do Rio de Janeiro, sou Guilherme Lopes que vos transmite a leitura da mensagem de...

mostra di più
Olá, este é o Podcast da Pastoral da Saúde do Vicariato Santa Cruz da Arquidiocese do Rio de Janeiro, sou Guilherme Lopes que vos transmite a leitura da mensagem de Sua Santidade o Papa Francisco para o XXVIII Dia Mundial do Enfermo.

Aos profissionais da saúde, administrativos, auxiliares e voluntários que se colocam à servir os enfermos

3. Queridos irmãos e irmãs enfermos, a doença coloca-vos de modo particular entre os «cansados e oprimidos» que atraem o olhar e o coração de Jesus. Daqui vem a luz para os vossos momentos de escuridão, a esperança para o vosso desalento. Convida-vos a ir ter com Ele: «Vinde». Com efeito, n’Ele encontrareis força para ultrapassar as inquietações e interrogativos que vos surgem nesta «noite» do corpo e do espírito. É verdade que Cristo não nos deixou receitas, mas, com a sua paixão, morte e ressurreição, liberta-nos da opressão do mal.

Nesta condição, precisais certamente dum lugar para vos restabelecerdes. A Igreja quer ser, cada vez mais e melhor, a «estalagem» do Bom Samaritano que é Cristo (cf. Lc 10, 34), isto é, a casa onde podeis encontrar a sua graça, que se expressa na familiaridade, no acolhimento, no alívio. Nesta casa, podereis encontrar pessoas que, tendo sido curadas pela misericórdia de Deus na sua fragilidade, saberão ajudar-vos a levar a cruz, fazendo, das próprias feridas, frestas através das quais divisar o horizonte para além da doença e receber luz e ar para a vossa vida.

Nesta obra de restabelecimento dos irmãos enfermos, insere-se o serviço dos profissionais da saúde – médicos, enfermeiros, pessoal sanitário, administrativo e auxiliar, voluntários –, pondo em ação as respetivas competências e fazendo sentir a presença de Cristo, que proporciona consolação e cuida da pessoa doente tratando das suas feridas. Mas, também eles são homens e mulheres com as suas fragilidades e até com as suas doenças. Neles se cumpre de modo particular esta verdade: «Quando recebemos o alívio e a consolação de Cristo, por nossa vez somos chamados a tornar-nos alívio e consolação para os irmãos, com atitude mansa e humilde, à imitação do Mestre» (Angelus, 6 de julho de 2014).

Este foi o podcast da Pastoral da Saúde com a leitura da mensagem de Sua Santidade o Papa Francisco para o XXVIII Dia Mundial do Enfermo.

Grande abraço, Saúde e Paz!
mostra meno
Informazioni
Autore Pastoral da Saúde
Sito -
Tag

Sembra che non tu non abbia alcun episodio attivo

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Corrente

Copertina del podcast

Sembra che non ci sia nessun episodio nella tua coda

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Successivo

Copertina dell'episodio Copertina dell'episodio

Che silenzio che c’è...

È tempo di scoprire nuovi episodi!

Scopri
La tua Libreria
Cerca