Alfabetização de pessoas em situação de rua
Scarica e ascolta ovunque
Scarica i tuoi episodi preferiti e goditi l'ascolto, ovunque tu sia! Iscriviti o accedi ora per ascoltare offline.
Descrizione
2.653 pessoas viviam nas ruas de Fortaleza em 2021. O dado é do segundo Censo Municipal da População de Rua, divulgado no ano passado pela Prefeitura de Fortaleza. Com o...
mostra di piùCom o Censo foi possível descobrir que 18,8% dessa população não sabia ler nem escrever. Uma taxa de analfabetismo mais alta do que o percentual entre toda a população cearense maior de 18 anos, que era de 14,2%, de acordo com o IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
A falta de letramento para esta parcela da população da cidade, e a baixa escolaridade para parte considerável de quem vive nas ruas, é uma barreira que consolida a situação extrema de exclusão a qual chegaram.
Atentas a essa realidade, organizações da sociedade civil se somaram para construir uma escola com foco na educação de jovens e adultos em situação de rua. É a Escola Comunitária de Educação Popular Mandacaru.
Essa iniciativa de alfabetização da população de rua é o tema desta edição do Rádio Debate, dia 02 de maio de 2023. Participam do programa:
> Arlindo Ferreira, coordenador do Movimento Nacional da População de Rua no Ceará;
> Lídia Valesca Pimentel, doutora em Sociologia, sócia-fundadora da Casa da Sopa, organização não-governamental que presta assistência à população em situação de rua em Fortaleza, e uma das responsáveis pelo projeto da Escola Comunitária de Educação Popular Mandacaru;
> Paulo Probo, mestrando em Educação pela UFC, articulador comunitário e produtor cultural do movimento Viva o Centro Fortaleza, coordenador da Escola Comunitária Mandacaru e da Feira ARTLIVRE.
--
Foto de Capa: Arquivo/Rede Social Casa da Sopa
Roteiro e Produção: Raquel Dantas
Apresentação de Edição: Carolina Areal
Operação de Áudio: Leandro Stigliano
Informazioni
Autore | Rádio Universitária FM 107,9 |
Organizzazione | Publicidade RUFM UFC |
Sito | - |
Tag |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company
Commenti