#55 - Retomada do Talibã no Afeganistão: o que significa?

17 ago 2021 · 28 min. 32 sec.
#55 - Retomada do Talibã no Afeganistão: o que significa?
Descrizione

As notícias de que o grupo extremista Talibã voltou ao poder no Afeganistão tomaram as manchetes do mundo. 20 anos após ser destituído pelos Estados Unidos, o grupo, que já...

mostra di più
As notícias de que o grupo extremista Talibã voltou ao poder no Afeganistão tomaram as manchetes do mundo. 20 anos após ser destituído pelos Estados Unidos, o grupo, que já vinha retomando territórios, tomou a capital Cabul e assumiu o controle do país.

As cenas de milhares de pessoas tentando fugir do Afeganistão pelo aeroporto de Cabul viralizaram nesta segunda-feira. O local é controlado por militares americanos e forças da OTAN. Veículos de notícias falaram em ao menos cinco mortes durante a confusão.

Nesta terça-feira, o aeroporto da capital afegã voltou a operar voos militares e a situação está um pouco mais tranquila, segundo autoridades estrangeiras que estão no Afeganistão. De acordo com o relatório do Escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas, 243 mil afegãos já deixaram o país e um grande êxodo ainda pode ocorrer.

Nessa situação complexa, o que mais preocupa é a violência e retiradas de direitos que podem ocorrer com a volta do Talibã ao poder, principalmente em relação às mulheres. Os extremistas ficaram conhecidos pelas regras, punições e proibições impostas pelo regime de 1996 a 2001 com base na interpretação do Alcorão. As mulheres não podiam trabalhar, dirigir, estudar ou sair sem a companhia de um homem. Além de visões islâmicas ultraconservadoras que incluíam apedrejamentos, amputações e execuções públicas.

O que o grupo extremista quer agora é apoio externo e se manter no poder. Para isso, o Talibã quer convencer a população e o mundo de que não repetirá o regime extremamente violento de antes.

Na primeira entrevista de um líder do grupo para uma televisão local, eles anunciaram uma anistia geral e pediram que mulheres se juntem ao governo, mas respeitando a lei islâmica. No entanto, na imprensa internacional o que se vê é uma desconfiança de muitos afegãos e da comunidade internacional em relação ao que promete o Talibã.

Para entender o contexto histórico e o que está acontecendo agora no Afeganistão, a apresentadora Joana Treptow conversou com o professor Dahnny Zahreddine. Ele é líder do Grupo de Pesquisa Oriente Médio e Magreb (GEOMM), doutor em Geografia e professor da PUC-MG.

Produção e edição: Larissa Zapata
Direção: Andre Basbaum
mostra meno
Informazioni
Autore Grupo Bandeirantes
Organizzazione Vibra (Brasil)
Sito -
Tag

Sembra che non tu non abbia alcun episodio attivo

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Corrente

Copertina del podcast

Sembra che non ci sia nessun episodio nella tua coda

Sfoglia il catalogo di Spreaker per scoprire nuovi contenuti

Successivo

Copertina dell'episodio Copertina dell'episodio

Che silenzio che c’è...

È tempo di scoprire nuovi episodi!

Scopri
La tua Libreria
Cerca